quarta-feira, 1 de abril de 2020

Saiu o Resultado do Teste da Água da COPASA em Faria Lemos que indica cloro em excesso. Teste esse feito pela GTA a pedido de um cidadão. Já que não se tem acesso aos testes normais realizados. Saibam as desvantagens e os riscos do uso de cloro são graves para o corpo humano

Um Cidadão Farialemense, Sr Paulo Antônio dos Santos(Nenêm), preocupado com as notícias de água lamacenta, leitosa e contaminada servida pela COPASA e nenhuma iniciativa e esclarecimento do Poder Executivo, Legislativo local e da COPASA, por sua iniciativa solicitou à empresa GTA Gestão e Tecnologia em Alimentos (sediada em Juiz de Fora - Relatório de Análises 1748/2020.0.A ) que fizesse a análise da Água da Copasa de Faria Lemos. Como não foi autoriza a entrada do técnico da empresa GTA para a coleta na Estação de Tratamento de Água em Faria Lemos a coleta foi feita na Agência dos Correios Local e o resultado saiu na última quinta feira e somente agora que divulgamos pois dependíamos do entendimento desse resultado e para não nossa surpresa a análise físico química indicou que há excesso de cloro residual livre em 034mg/l. Já que o nível indicado é de 0,18mg/l e na análise bacteriológica não foram identificados agentes e patógenos. Porém temos  a certeza que isso se deve ao intenso trabalho de cobrança e de divulgação que temos realizado e as providências que foram tomadas na limpeza da caixa de tratamento da COPASA. Isso não quer dizer, como afirmamos e mostramos, que em vários momentos e oportunidades a água servida estava sim contaminada. Pois quem lavou suas caixas d'águas puderam confirmar. 
Mesmo assim ainda nos preocupa devido à esse excesso de cloro que diariamente temos tido informação e reclamação de moradores. Assim como que possa se repetir a contaminação e o não tratamento com a água servida direto do rio. Enquanto isso os responsáveis se mantêm em silêncio. 
Caso desejem receber o resultado em PDF entrem em contato que enviamos. (32)9-8407-7664. Abaixo o mesmo está disponível(print). 
Confiram sobre as dicas e os riscos de excesso de cloro na água. 

Desde o começo do século 20, o cloro é utilizado como um agente para desinfetar a água de patógenos, matar bactérias e nos proteger de outros organismos que contaminam a água. O cloro também é usado em piscinas para eliminar bactérias perigosas da água. Embora o cloro se destina a proteger as pessoas contra infecções, pesquisas científicas indicam que consumir muita água com cloro pode representar sérios riscos à saúde.
O uso do cloro em longo prazo pode trazer danos irreversíveis à saúde de qualquer pessoa. A probabilidade de você ter alguma doença pelo uso excessivo durante a vida é muito alta. Chega ao ponto de atingir 90% de chances. 

Pele
Se você ficar em uma piscina, banheira de hidromassagem, chuveiro ou outro ambiente com água com cloro por um período prolongado de tempo, muito cloro será absorvido pela pele e você poderá notar alguns efeitos imediatos. Conforme a quantidade excessiva de cloro entra nos poros da pele e passa a fluir entre a corrente sanguínea, você pode sentir uma irritação na pele, erupções cutâneas resultando em coceiras, um pulso muito fraco, dormência nos membros, náuseas, palpitações ou tonturas extremas.

Problemas digestivos
Muitos riscos perigosos para a saúde podem se desenvolver como consequência da ingestão da água clorada. Por exemplo, beber muito cloro pode prejudicar o aparelho digestivo do seu corpo. As altas taxas de cloro destroem a flora intestinal, o que pode inibir a capacidade de seu sistema digestivo de absorver e processar nutrientes de forma eficaz. Como resultado, seu corpo não poderá absorver e processar os minerais, vitaminas e gorduras que você ingere, tornando o corpo mais vulnerável à infecções.

Hipotireoidismo
Embora o cloro seja utilizado para matar as bactérias e limpar a água potável, ele ainda é um veneno, assim, muitos cientistas e pesquisadores médicos concordam que o consumo de uma quantidade excessiva de cloro pode causar problemas de saúde graves, como por exemplo o hipotiroidismo. Segundo o site Hipothyroidism Diet Info, o consumo de cloro pode interferir com os processos da tiroide, levando ao desenvolvimento de hipotiroidismo. A glândula tiroide, localizada no pescoço, ajuda a controlar a taxa de produção de proteína e regular os níveis hormonais. Se você beber muita água clorada, o cloro pode bloquear os receptores de iodo que residem na glândula tireoide e reduzir os níveis de produção de hormônios que contêm iodo no organismo.

Câncer
Muitos estudos científicos e projetos de pesquisa estabeleceram uma relação direta entre o consumo de cloro excessivo por longos períodos de tempo e o desenvolvimento de vários tipos de câncer. Por exemplo, um estudo na Oak Ridge Associated Universities descobriu que beber grandes quantidades de água clorada por mais de 15 anos aumenta significativamente as chances de desenvolver câncer de cólon. De acordo com o "Journal of the National Cancer Institute", beber água clorada durante longos períodos também pode aumentar o risco de desenvolver câncer de bexiga em até 80%. Além disso, um estudo de 1992 pela Faculdade de Medicina de Wisconsin descobriu que tipos de câncer na bexiga e no reto estão ligados à digestão de quantidades excessivas de água clorada.

Outros efeitos

Uma quantidade excessiva de cloro na corrente sanguínea pode matar as proteínas e as bactérias benéficas no corpo, o que diminui a força do sistema imunológico e faz com que seu organismo fique mais suscetível a infecções. Além disso, muito cloro pode resultar em problemas pulmonares e respiratórios que podem tornar a respiração mais difícil, podendo resultar em infecções de garganta ou nos pulmões. A Associação Médica Americana também relata que muito cloro absorvido pode causar ou agravar a asma e problemas alérgicos.

Pensando nisso, listamos alguns cuidados para eliminar ao máximo o cloro de sua rotina.

Dicas:
O cloro na água de bebemos pode comprometer nosso corpo. Ele eleva o colesterol LDL, que pode causar aterosclerose, câncer no rim, problemas urinários e outras doenças cardíacas. Para resolver o problema, tenha em sua casa um purificador ou um bom filtro de água. Eles têm o poder de diminuir drasticamente a quantidade presente em nossos copos de água diários.
Às vezes preparamos uma alimentação toda balanceada e com comidas saudáveis, mas usamos água com cloro. Isso é um erro. Se utilizamos água que não é saudável nas refeições, logo estaremos colocando cloro no nosso corpo da mesma forma. Muitos não ligam para esse ponto, principalmente quando cozinham arroz, carnes e legumes. Use água filtrada
Lave suas frutas e verduras com água filtrada, pois a água que está com muito cloro vai ficar no seu alimento e no seu organismo, ou seja, o cloro é uma substância biodegradável.
Durante o banho, estamos completamente expostos ao cloro, tanto na água em si, como no vapor, já que é liberado um gás clorofórmio justo no momento onde mais absorvemos as substâncias do ar, isso causa ressecamento e envelhecimento da pele, tira as vitaminas do cabelo, causa irritação na pele, coceiras no corpo, isso ao longo prazo nos leva a algumas enfermidades como o câncer de pele entre outras. Para se livrar disso, use um filtro de água em sua caixa d’água.
Da mesma maneira que o consumo de água sem filtrar é ruim para nós, ele também faz muito mal aos nossos animais de estimação. Ofereça a eles sempre água fresca, limpa e filtrada.
O filtro na caixa d’água também ajudará a conservar suas águas, já que durante as lavagens, o cloro não estará presente.


MORADOR ASSUSTADO com água leitosa servida pela Copasa em Faria Lemos. Antes com barro, contaminada e lama e agora leitosa sem explicação.



Cidadão Farialemense, preocupado com as notícias de água contaminada servida pela COPASA e nenhuma do Poder Executivo e Legislativo local, toma a iniciativa de contratar empresa para fazer a análise da Água e Copasa não autoriza entrada e coleta na Estação de Tratamento de Água. Coleta foi feita na Agência do Correio Local.


Saibam de mais dicas. Clicando nos links a seguir. 

1- https://xgerms.wordpress.com/2012/09/10/cloro-na-agua-potavel-e-os-efeitos-adversos-a-saude/

2 -  https://blog.planetaagua.ind.br/blog/saude/por-que-devemos-ter-cuidado-com-o-consumo-de-cloro-na-agua

Textos Adaptados. Fonte https://bfilters.com.br/as-desvantagens-do-uso-de-cloro/ e https://www.ehow.com.br/acontece-beber-muita-agua-cloro-info_158270/

Relatório de Análises 1748/2020.0.A . Confiram a seguir.










Nenhum comentário:

Postar um comentário