domingo, 26 de abril de 2020

Comemoramos juntos essa realização, Construção do Aterro Sanitário sendo concluída parte dessa obra, que teve início há mais de 10 anos. Em um mais um incansável sonho de ajudar toda a região. Sendo concretizado.


A Prefeitura de Divino em sua página divulgou uma Nota sobre a conclusão de mais uma etapa da obra Construção do Aterro Sanitário localizado no município de Divino e que através de Consórcio atenderá vários municípios da região. Confiram a nota: 


Após anos nesta parceria com algumas Cidades vizinhas, na Construção do Aterro sanitário, mais uma parte da obra foi entregue no dia (22/04).

Como sabemos, este é fruto de um consórcio de alguns municípios vizinhos, que juntos estamos construindo um local adequado e dentro das normas para depositar nossos resíduos sólidos.

Fervedouro preside este consórcio, que muito em breve melhorará muito a qualidade do tratamento do nosso lixo, aqui em DIVINO principalmente será uma conquista que a anos nossa Cidade tenta resolver, que é o problema do lixão. Vamos a cada dia , trabalhando, mesmo com toda a dificuldade que enfrentamos nunca desistimos de lutar por uma cidade melhor é mais justa para todos.

Também comemoramos juntos essa realização. Pois esse trabalho teve início há mais de 10 anos. Em mais um incansável sonho de ajudar toda a região. Pois essa iniciativa, ideia e projeto surgiu de Carangola quando fui Presidente da Câmara, Secretário de Obras e de Meio Ambiente(2005 a 2010 e cobrei da Anglo American(à época empresa responsável pelo Mineroduto Minas Rio) essa contrapartida.

A história é longa. No entanto resumindo as decisões finais que levaram à essa possibilidade:
Em 2005, 2006, 2007 e 2008 com as notícias de discussões da construção do Minerioduto Minas Rio já pautávamos em nossas discussões e propostas os programas e projetos que há muito lutávamos para acontecer e em 2009 quando assumi a Secretaria de Meio Ambiente em Carangola isso me aproximou ainda mais das decisões e discussões.
Finalmente em dezembro de 2009 em um almoço organizado no Restaurante do Joel várias lideranças compareceram e com isso a proposta foi enfim encaminhada e apresentada ao representante da Anglo. 
Confiram as notícias à época (Portal Carangola): 


Dezembro 2009

Lideranças discutem propostas de criação de Consórcio Multitemático como solução e economia para os vários problemas comuns dos municípios

Um almoço realizado em Carangola, no dia 21, organizado pelo Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Carangola  Francisco Cabral, contou com a presença dos Prefeitos de Carangola Dr. Fernando Costa, de Faria Lemos Clerinho e de Divino Hans Heinish representando o Prefeito José Costa. Além dos Presidentes das Câmaras de Carangola  Carlos Candinho e de Espera Feliz Luiz Carlos Marinete, do vereador Robinho. Kal Heinish representante da empresa ANGLO AMERICAN, da Secretaria de Educação Glaciene Lira, de Ação Social Ângela Magalhães, de Administração Izabel de Souza, do Controlador Interno Jaime, do procurador Dr. Claudemir, Sr. Mauro Carvalho da ADESPI, do Diretor de Obras Luiz Fernando, Marrinha Morando Diretora de Turismo e da Diretora  de Meio Ambiente Karine Antunes.
Francisco Cabral abriu o encontro explanando alguns trabalhos realizados pela SEMADS, destacando que a integração de ações e troca de experiências é fundamental para ampliação de novas conquistas. Segundo Francisco Cabral, “Para que isso aconteça a constituição de um Consórcio Intermunicipal Multitemático é de extrema importância, É a solução de vários problemas comuns a todos os municípios, além de economia substancial na solução desses problemas”.
A constituição do Consórcio Multitemático tratará dos vários temas comuns, de acordo com a necessidade de cada município e será uma grande ferramenta na conquista de programas e recursos. O Saneamento, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Desenvolvimento Regional, Ação Social, Transporte, Tecnologia, Informática, Comunicação, Turismo e Esporte são alguns dos vários temas que podemos desenvolver programas e atividades conjuntas na busca de um desenvolvimento sustentável, destacou.
....
Kal Heinish confirmou a intenção da ANGLO AMERICAN desenvolver parcerias com os municípios da região, não somente aqueles que serão parte do eixo do minerioduto, mas os demais que queiram desenvolver programas em forma de consórcio nas áreas de saneamento, ação social e educação.
Os prefeitos Clerinho Terra e Fernando Costa declararam estarem dispostos em participar da construção dessa ideia. O prefeito José Costa, que estava representado por Hans Heinish que declarou que Divino estará pronto a apoiar a iniciativa.
Uma comissão de lideranças irá visitar os prefeitos e presidentes de Câmaras da Região no inicio de Janeiro e no dia 19 será realizado um Workshop pela Anglo American em Carangola, oportunidade que será formalizada a constituição do Consórcio Multitemático da Tríplice Fronteira do Caparaó – MG, RJ e ES.

Fevereiro 2010 (Portal Carangola) editado

   
No dia 11/02/2010 em reunião na Câmara de Divino o Secretário de Meio Ambiente de Carangola Francisco Cabral, em conjunto com a Anglo, na presença dos representantes dessa e do Secretário de Meio Ambiente Dr. José Carlos Carvalho ajudou a coordenar e apresentar as propostas aos prefeitos e representantes presentes. A concordância de todos à época, levou a empresa Anglo American a dar continuidade ao processo e à contratação de empresa para realizar os estudos para a formação do Consórcio do Lixo e o Aterro Sanitário Regional.
No encontro a presença dos Prefeitos dos Municípios de Tombos, Carangola, Pedra Dourada, Faria lemos, Divino e Fervedouro para discussão da formação do Consórcio do Lixo na região e Secretários de Meio Ambiente dos municípios. Esses municípios, foram os atingidos pelas obras no Mineorioduto Minas Rio. Outros municípios também serão convidados para a formação do consórcio.

A reunião contou com a  presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente Dr. Jose Carlos Carvalho, do vice diretor do IEF Dr. Geraldo Fausto e a membros da Diretoria da Anglo, além de um Whorkshop da empresa Anglo, responsável pelo Minerioduto Minas Rio.

Todo esse trabalho faz parte de uma iniciativa apresentada anteriormente à Anglo e às Prefeituras da Região, pela Semads Carangola como medida compensatória ambiental, pelos danos causados ao meio ambiente com a construção do Minerioduto MINAS RIO. Para que, em parceria, possa ter a solução de um problema comum a todos.

É esperado a sensibilidade e a responsabilidade de todos os prefeitos para que se tenha continuidade a esse processo de solução do problema do lixo.



O trabalho também tem o apoio a UFV, SEDRU e a FEAM, contactada na semana passada na viagem de Francisco Cabral, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Carangola MG, a BH para buscar parcerias para a concretização de todo o processo de formação do consorcio, estudos e implementação de todo o Programa de Gerenciamento Integrado dos Resíduos e construção de Aterros Sanitários, extinguindo os problemas dos lixões.

 2011(Portal Carangola) editado

No dia 11/02/2010 em reunião na Câmara de Divino, o exsecretário Frâncisco Cabral, em conjunto com a Anglo, na presença dos representantes dessa e do Secretário de Meio Ambiente Dr. José Carlos Carvalho ajudou a coordenar e apresentar as propostas aos prefeitos e representantes presentes. A concordância de todos à época, levou a empresa Anglo American a dar continuidade ao processo e à contratação de empresa para realizar os estudos.

            Nessa nova reunião, em Carangola, com os procuradores jurídicos e assessores dos municípios envolvidos com a passagem do Minerioduto estiveram presentes Dr Ivan da SEDRU MG, Dra. Maria José Honorato Consórcio ECOTRES de João Monlevade e os representantes da Empresa Sustentável Rodolfo Cascão e Emerson  Lessa que irão desenvolver os estudos do Plano e Gerenciamento Integrado do Lixo. Foram discutidas ainda as questões jurídicas da Criação de um Consórcio Intermunicipal e o Gerenciamento de um Aterro Sanitário.

            “É preciso que os municípios se organizem cobrem da Anglo os recursos necessários para dar continuidade a esse importante projeto que trará perspectivas de solução de um dos mais graves problemas, a questão da disposição dos resíduos sólidos”. “Todos na vida somos passageiros, o trabalho tem que continuar e fico feliz em ver um projeto que a gente se considera pai da criança ser realizado”. “Eles não podem vir aqui e fazer mal a nossa coisa mais bonita, o nosso meio ambiente, e não investir os recursos que eles dispõem. Destacou Francisco Cabral. 

Nota.

Portanto é sim motivo de ser comemorado por todos nós. Quem ganha é o meio ambiente e meio ambiente não tem fronteiras geográficas. Espero que os demais municípios, que saíram da parceria como Carangola, retomem esse caminho. Pois é a solução dos graves problemas que nos aflige.
Porém não adianta recolher o lixo. É necessário medidas de mudança de hábitos em produzir menos lixo. Implantar a coleta seletiva e também programas de educação ambiental. 
A semente plantada dando frutos. Quanta alegria. 

Um comentário:

  1. Muito bom! Agora deveriam implantar a coleta seletiva, aumentando a vida útil do aterro, gerando renda se for bem trabalhado!

    ResponderExcluir