terça-feira, 21 de abril de 2020

A falsa impressão de que estão fazendo alguma coisa, a falsa impressão de segurança. e a avalanche de Emissões de decretos, apenas um jogo de papel, que prejudica mais do que resolve. Pois mais uma vez os setores não são ouvidos antes das decisões.

Ilustrativo
Vamos citar alguns exemplos do teatro montado, gerando uma falsa segurança, que muitas das vezes é pior do que não se fazer nada. Pois certamente é sim melhor ficar em casa. Mas quem pode e apenas os do grupo de risco deveriam ficar. Quem trabalha e precisa de trabalhar tem que ir produzir. Pois irá faltar alimentos em breve.
O que se vê são contradições e contradições aqui e acolá. Pois depois de liberarem um caminhão de verdura do ES para entrar em uma cidade e esse caminhão ter vindo de uma região afetada com casos confirmados qualquer outra medida tomada  com o argumento de proteção nos causa dúvida se estamos de verdade protegidos com essas falsas medidas adotadas. 
Nessa semana vimos também o lamento de uma trabalhadora do Hospital em Carangola ser barrada em uma dessas chamadas de barreiras sanitárias. Enquanto no mesmo local outros já passaram e passam... Que constrangimento para essa trabalhadora que estava apenas cuidando de seu filho que está na casa de sua mãe. Deveria receber é sim apoio e não esse constrangimento.
Já afirmamos que Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come!!! Mas o bicho vai pegar de qualquer jeito. Ou se morre de algum tipo de doença ou de fome que é pior ainda.
Quando criticamos e alertamos de algumas medidas paliativas adotadas e perigosas, por gerar uma falsa sensação de segurança, alguns nos pedem a solução. Ninguém tem a solução total e o que devemos fazer é o mínimo de impacto e corrermos sim o risco. Pois se nossa espécie ainda sobrevive e se fortaleceu de inúmeras doenças não foi vivendo no total isolamento e em uma bolha de vidro. 
Mas lembremos de outras situações rotineiras que acontecem e não nos esqueçamos por exemplo: Saiu o Resultado do Teste da Água da COPASA em Faria Lemos que indica cloro em excesso e dessa grave situação nenhuma providência e nenhuma iniciativa até então e esclarecimento do Poder Executivo, Legislativo e da COPASA. Estariam verdadeiramente preocupados com a saúde da população com essas falsas barreiras sanitárias e essas falsas medidas adotadas?
Portanto esse mal e esse defeito não parece ser um predicado daqui próximo e sim de todas as administrações. Falamos isso para que as próximas administrações, ou essas mesmas que poderão se reeleger, repensem e planejem as medidas. Ouvindo a todos que não ouviram antes de tomarem as decisões sem muitas das vezes conhecerem a realidade da população e antes de copiar e colar apenas, usando o CTRL C + CTRL V, na maioria das medidas e decretos assinados.  Para que não tenham que ficar mudando todos os dias essa decisões que somente atrapalham e nada resolvem. Se está faltando vagas nos hospitais é sinal claro que não fizeram o que deveria ter sido feito. 

Nesse momento de Pandemia COVID -19. Nenhum Projeto de Desenvolvimento realizado pelas Prefeituras da região estão parados. Pois nenhuma delas tem projetos.

Confiram sobre as dicas e os riscos de excesso de cloro na água. Um mal ainda maior que assola a maioria da população de nossas cidades e nenhuma medida e providência tem sido adotada.

Desde o começo do século 20, o cloro é utilizado como um agente para desinfetar a água de patógenos, matar bactérias e nos proteger de outros organismos que contaminam a água. O cloro também é usado em piscinas para eliminar bactérias perigosas da água. Embora o cloro se destina a proteger as pessoas contra infecções, pesquisas científicas indicam que consumir muita água com cloro pode representar sérios riscos à saúde.

O uso do cloro em longo prazo pode trazer danos irreversíveis à saúde de qualquer pessoa. A probabilidade de você ter alguma doença pelo uso excessivo durante a vida é muito alta. Chega ao ponto de atingir 90% de chances. 


Pele

Se você ficar em uma piscina, banheira de hidromassagem, chuveiro ou outro ambiente com água com cloro por um período prolongado de tempo, muito cloro será absorvido pela pele e você poderá notar alguns efeitos imediatos. Conforme a quantidade excessiva de cloro entra nos poros da pele e passa a fluir entre a corrente sanguínea, você pode sentir uma irritação na pele, erupções cutâneas resultando em coceiras, um pulso muito fraco, dormência nos membros, náuseas, palpitações ou tonturas extremas.


Problemas digestivos

Muitos riscos perigosos para a saúde podem se desenvolver como consequência da ingestão da água clorada. Por exemplo, beber muito cloro pode prejudicar o aparelho digestivo do seu corpo. As altas taxas de cloro destroem a flora intestinal, o que pode inibir a capacidade de seu sistema digestivo de absorver e processar nutrientes de forma eficaz. Como resultado, seu corpo não poderá absorver e processar os minerais, vitaminas e gorduras que você ingere, tornando o corpo mais vulnerável à infecções.


Hipotireoidismo

Embora o cloro seja utilizado para matar as bactérias e limpar a água potável, ele ainda é um veneno, assim, muitos cientistas e pesquisadores médicos concordam que o consumo de uma quantidade excessiva de cloro pode causar problemas de saúde graves, como por exemplo o hipotiroidismo. Segundo o site Hipothyroidism Diet Info, o consumo de cloro pode interferir com os processos da tiroide, levando ao desenvolvimento de hipotiroidismo. A glândula tiroide, localizada no pescoço, ajuda a controlar a taxa de produção de proteína e regular os níveis hormonais. Se você beber muita água clorada, o cloro pode bloquear os receptores de iodo que residem na glândula tireoide e reduzir os níveis de produção de hormônios que contêm iodo no organismo.


Câncer

Muitos estudos científicos e projetos de pesquisa estabeleceram uma relação direta entre o consumo de cloro excessivo por longos períodos de tempo e o desenvolvimento de vários tipos de câncer. Por exemplo, um estudo na Oak Ridge Associated Universities descobriu que beber grandes quantidades de água clorada por mais de 15 anos aumenta significativamente as chances de desenvolver câncer de cólon. De acordo com o "Journal of the National Cancer Institute", beber água clorada durante longos períodos também pode aumentar o risco de desenvolver câncer de bexiga em até 80%. Além disso, um estudo de 1992 pela Faculdade de Medicina de Wisconsin descobriu que tipos de câncer na bexiga e no reto estão ligados à digestão de quantidades excessivas de água clorada.


Outros efeitos



Uma quantidade excessiva de cloro na corrente sanguínea pode matar as proteínas e as bactérias benéficas no corpo, o que diminui a força do sistema imunológico e faz com que seu organismo fique mais suscetível a infecções. Além disso, muito cloro pode resultar em problemas pulmonares e respiratórios que podem tornar a respiração mais difícil, podendo resultar em infecções de garganta ou nos pulmões. A Associação Médica Americana também relata que muito cloro absorvido pode causar ou agravar a asma e problemas alérgicos.


Pensando nisso, listamos alguns cuidados para eliminar ao máximo o cloro de sua rotina.


Dicas:

O cloro na água de bebemos pode comprometer nosso corpo. Ele eleva o colesterol LDL, que pode causar aterosclerose, câncer no rim, problemas urinários e outras doenças cardíacas. Para resolver o problema, tenha em sua casa um purificador ou um bom filtro de água. Eles têm o poder de diminuir drasticamente a quantidade presente em nossos copos de água diários.

Às vezes preparamos uma alimentação toda balanceada e com comidas saudáveis, mas usamos água com cloro. Isso é um erro. Se utilizamos água que não é saudável nas refeições, logo estaremos colocando cloro no nosso corpo da mesma forma. Muitos não ligam para esse ponto, principalmente quando cozinham arroz, carnes e legumes. Use água filtrada

Lave suas frutas e verduras com água filtrada, pois a água que está com muito cloro vai ficar no seu alimento e no seu organismo, ou seja, o cloro é uma substância biodegradável.

Durante o banho, estamos completamente expostos ao cloro, tanto na água em si, como no vapor, já que é liberado um gás clorofórmio justo no momento onde mais absorvemos as substâncias do ar, isso causa ressecamento e envelhecimento da pele, tira as vitaminas do cabelo, causa irritação na pele, coceiras no corpo, isso ao longo prazo nos leva a algumas enfermidades como o câncer de pele entre outras. Para se livrar disso, use um filtro de água em sua caixa d’água.

Da mesma maneira que o consumo de água sem filtrar é ruim para nós, ele também faz muito mal aos nossos animais de estimação. Ofereça a eles sempre água fresca, limpa e filtrada.

O filtro na caixa d’água também ajudará a conservar suas águas, já que durante as lavagens, o cloro não estará presente.



MORADOR ASSUSTADO com água leitosa servida pela Copasa em Faria Lemos. Antes com barro, contaminada e lama e agora leitosa sem explicação.




Cidadão Farialemense, preocupado com as notícias de água contaminada servida pela COPASA e nenhuma do Poder Executivo e Legislativo local, toma a iniciativa de contratar empresa para fazer a análise da Água e Copasa não autoriza entrada e coleta na Estação de Tratamento de Água. Coleta foi feita na Agência do Correio Local.


Saibam de mais dicas. Clicando nos links a seguir. 



1- https://xgerms.wordpress.com/2012/09/10/cloro-na-agua-potavel-e-os-efeitos-adversos-a-saude/


2 -  https://blog.planetaagua.ind.br/blog/saude/por-que-devemos-ter-cuidado-com-o-consumo-de-cloro-na-agua



Textos Adaptados. Fonte https://bfilters.com.br/as-desvantagens-do-uso-de-cloro/ e https://www.ehow.com.br/acontece-beber-muita-agua-cloro-info_158270/



Teste da Água em Faria Lemos. Relatório de Análises 1748/2020.0.A .
Publicado e republicado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário