segunda-feira, 27 de abril de 2020

Fazenda Tri Centenária, às margens do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, guarda histórias e tem uma calorosa recepção familiar. Relembrando Curso de Agentes de Turismo do Senar.


Relembrando a nossa participação no Curso de Agente de Turismo Rural promovido pelo SENAR/FAEMG e Sindicatos dos Produtores Rurais de Divino, Caparaó e Carangola, realizamos em 2019 uma visita técnica na Fazenda Vista Alegre. localizada na Comunidade de Carangolinha, no Distrito de Bom Jesus do Divino - município de Divino e que está às margens do Parque Estadual do Brigadeiro. 
Para nossa alegria e imensa felicidade. Foi mais "um achado". A propriedade é conhecida com Fazenda dos Neto. Uma referência ao sobrenome familiar. Assim como também é conhecida e reconhecida como a Casa das 7 Mulheres. 
Pois a matriarca, Vó Zica, teve 6 filhas e com ela se fez 7. Hoje, apesar da perda inestimável de uma das filhas, as netas e bisnetas completam. Lá morando cerca de 14 membros da família em uma união e congraçamento de uma de suas grandes riquezas. 

Todos diretamente ligados à produção rural e a manutenção das tradições culturais da roça e das grandes fazendas. O imóvel, um casarão revestido em cedro o seu interior tem estimada sua construção há quase 300 anos, guarda a história de ser uma das mais antigas construções de todo o Vale do Carangola. 


A recepção calorosa foi recheada pelo cardápio bem tradicional da família que encantou à todos. Com quase a totalidade dos produtos ali produzidos na própria fazenda. Somente o arroz que não é produzido. O feijão, o milho que fez o fubá do angu, a galinha, o porco, as verduras, os sucos, as frutas e os doces. Tudinho das mãos abençoadas que ali plantam e colhem. Além disso a família mantem a tradição de produção de doces, farinhas de milho e de mandioca e artesanatos. Mantendo viva a chama de cultuarem a união de toda a família e toda a comunidade. 
Uma placa cunhada na madeira e fixada na parede na entrada chama a atenção para o bom humor e a alegria que se expressa nessa frase:
Sejam bem vindos a este hospício. Porque aqui somos todos loucos. Uns pelos outros.
Ali fomos apenas nos certificar das grandes possibilidades que esse rico e caloroso lugar familiar e de grandes história nos apresenta. 
O lugar já passa à partir de então a fazer parte de nossos roteiros de aventura. Da Rota do Café & Cachaça e também faz parte do Roteiro criado pela turma do Curso de Turismo Rural. 
Nossa inspiração naquele momento Janelas para as Montanhas foi nossa sugestão. Pois o encanto e a beleza do lugar pode ser admirada pelas inúmeras janelas dessas riquezas centenárias em nossa rica e belíssima região. 
Vamos voltar para vivenciarmos o dia à dia da Fazenda Vista Alegre. Marcamos para o Dia do Abate dos porquinhos e nos deliciarmos com toda a preparação dos quitutes de porco. Como se vê na foto eles já estão bem cevadinhos e prontinhos para o abate e se transformaram nessas delícias. Torresmim de porco à pururuca.

Lá já recebemos mais um apelido: CHICO DA PANELA. Uma referência usada pela Matriarca Vó Zica à iniciativa que tive de comer na panela que fez o angu. Aproveitando a rapa do angu. Tem coisa mais gostosa que isso? Sempre que for lá. Vou comer na panela.

Sempre bom relembrar. Melhor ainda viver esses momentos especiais. Quer conhecer. Após esse momento vamos preparar alguns roteiros por lá. Informações (32)9-8407-7764













Nenhum comentário:

Postar um comentário