sábado, 21 de março de 2020

Cidadão Farialemense, preocupado com as notícias de água contaminada servida pela COPASA e nenhuma do Poder Executivo e Legislativo local, toma a iniciativa de contratar empresa para fazer a análise da Água e Copasa não autoriza entrada e coleta na Estação de Tratamento de Água. Coleta foi feita na Agência do Correio Local.

O Cidadão Farialemense,  Paulo Antônio dos Santos - o conhecido Nenê, preocupado com as notícias de água contaminada servida pela COPASA e nenhuma ação e medida esclarecedora do Poder Executivo e Legislativo local, tomou a iniciativa de contratar uma empresa para fazer a análise independente da Água e a Copasa não autorizou a entrada e coleta na Estação de Tratamento de Água. Coleta foi feita na Agência do Correio Local. O funcionário alegou que sua gerência havia informado a necessidade de um ofício. Uma burocracia desprezível assim entendemos. Ou talvez não tenham interesse em esclarecer à população. Como não esclarecem comumente.
A Empresa GTA, contratada por Nenê, esteve presente em Faria Lemos nessa sexta feira e o funcionário Sandro realizou a coleta para os exames laboratoriais. Serão realizados as Análises físico/química e microbiologia. Que deverá ficar pronta em alguns dias. 
A mobilização se deu em decorrência de cada cidadão observar a coloração e o cheio de água contaminada. Assim como diversas caixas d'água que estavam com volume excessivo de sedimentos que foram observados por quem realizou a limpeza de suas caixas d'água. Até a Copasa, após as denúncias e reportagens, realizou a limpeza da estação de tratamento. Sem que qualquer testemunha externa e independente pudesse acompanhar. Essa limpeza foi apenas acompanhada por funcionários da COPASA e também da Vigilância Sanitária local que rotineiramente faz a coleta para análise e nos confirmou no exame laboratorial de janeiro/2020 a contaminação por Coliformes Totais na Estação de Tratamento, em sua saída de água tratada.

Foram testemunhas dessa coleta Paulo Antônio dos Santos (Nenê) que é o Solicitante, Antônio Cesar Correa (jacaré), Francisco Cabral (Éocombatente), os funcionários dos Correios que se encontravam no local e uma cidadã que aguardava na fila. A coleta foi feira nessa sexta feira pelo Sr Sandro. Funcionário da GTA.
Confiram abaixo o documento de solicitação e registro.
Aguardamos essa análise independente. Assim como aguardamos a análise que é feita rotineiramente e não é divulgada.
Continua sendo estranho a postura da COPASA em impedir o acesso à área de tratamento. Isso nos preocupa ainda mais. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário