quinta-feira, 26 de março de 2020

População pede urgência nos resultados dos exames dos pacientes suspeitos de COVID - 19. Mas esse teste rápido ainda não está disponível.

População pede urgência nos resultados dos exames dos pacientes suspeitos de COVID - 19(Coronavirus). Mas esse teste rápido ainda não está disponível. 
Com a logística os resultados deverão ser disponibilizados de 6 a 8 dias pela logística como tem acontecido. Porque os testes rápidos ainda não foram disponibilizados e se identificados algum caso. Um novo exame e contra prova deverá ser realizado.
Em Carangola 8 dos 11 casos suspeitos já foram encaminhados e ainda não foram disponibilizados em nenhum deles o resultado. Tendo os 3 primeiros casos suspeitos diagnosticados como suspeitos no dia 23/03. O tempo não passa, pois parece uma eternidade. 
Na região apenas Itaperuna com 2 casos suspeitos iniciais saíram o resultado como negativos e que foram descartados. Sendo a maioria dos resultados assim em todo o País. 
Nesse momento delicado devemos sim ter paciência redobrada e também evitar, como tem acontecido, de afirmar como muitos tem afirmado e dado o resultado do exame como positivo. Mesmo antes do resultado e fazendo um linchamento social.
Assim como entender a dificuldade. Pois a questão é humana e esses que estão na linha de frente estão fazendo o possível e o impossível.


O Ministério da Saúde alterou os critérios para definição de casos suspeitos, prováveis e confirmados, devido à confirmação de COVID-19 no Brasil e ao cenário da doença no mundo.

Caso confirmado: a confirmação para COVID-19 poderá ser feita a partir do critério laboratorial, com resultado positivo por meio de RT-PCR (sigla em inglês que significa “Reação em cadeia da polimerase”), por laboratório reconhecido pelo Ministério para diagnóstico da doença. Caso não seja possível a realização da análise, também poderá ocorrer confirmação pelo critério clínico-epidemiológico, ou seja, situações em que a pessoa teve contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, e apresentou febre e/ou qualquer sintoma respiratório, no intervalo de 14 dias após o último contato com o infectado.

Caso provável: aplica-se a uma pessoa que teve contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial e, além disso, apresentou febre e/ou qualquer sintoma respiratório dentro do período de 14 dias após o último contato com o paciente.


Caso suspeito: necessariamente, é preciso ter febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar), associada a uma das circunstâncias a seguir, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas: histórico de viagem para área com transmissão local definida pela OMS ou contato próximo de caso suspeito para COVID-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário