sábado, 11 de abril de 2020

Em decorrência do Momento de Pandemia uma tradição em Faria Lemos não é realizada. A malhação de Judas no Sábado de Aleluia. Fica nosso registro desse importante momento cultural.

MALHAÇÃO DE JUDAS. 

A cidade de Faria Lemos(MG) sempre manteve essa tradição que vem sendo esquecida na maioria das cidades brasileiras. O costume trazido pelos portugueses e espanhóis para toda a América Latina que em Faria Lemos(MG) não perdeu sua força e tradição. Nesse ano não pode ser realizado em decorrência da Pandemia COVID 19. Mas fica o nosso registro dessa importante manifestação cultural ainda preservada e que deve ser mantida.
No começo, o boneco representava a figura de Judas Iscariotes; aos poucos, outros personagens foram substituindo o traidor de Cristo. Numa manifestação folclórica tradicional, da qual participa toda a comunidade, do avô ao neto. Os nossos judas aparecem em postes, amarrados em carros, deitados nas ruas e em muitos casos deixam até testamentos. Trazendo textos, dando seus recados. Além disso, às vezes, o ato de malhação é realizado ao som de músicas especialmente compostas para a ocasião.
A Praça principal de Faria Lemos sempre fica lotada para acompanhar a tradição dessa festa da queima/malhação do JUDAS.  Sob a coordenação do Gil do BAR com o apoio de populares que não deixam essa tradição se perder.Certamente essa é uma das mais tradicionais manifestações folclóricas e culturais preservadas de nossa região e que apesar do momento não poder ser realizada não deve ser esquecida, ser mantida e preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário