Lembramos, com os nossos registros, o resgate dessa tradição da "Subida do Morro do Cruzeiro" em 2012. Depois de alguns anos sem ser realizada pela Igreja, pois alguns padres anteriores diziam que seria arriscado alguns tombos e escorregões do fiéis, o padre Jamir (Ex Pároco) e o Padre Braz fizeram esse resgate tradicional das celebrações da Semana Santa. Desde então todos os anos é realizado e com a instalação do Cruzeiro das Missões no Pátio da Escola Regina Pacis é também realizada em outra ocasião essa peregrinação para assim celebrar a fé e a devoção.
Sempre um momento de fé, devoção e fé religiosa do povo Carangolense.
Naquela oportunidade em 2012, dentre o fiéis que subiram ao pé do Cruzeiro, algumas pessoas que são partes dessa história desse símbolo e monumento de Carangola. Representando o construtor do grande monumento, o Cruzeiro, estavam a neta e bisneta do Sr. Acrísio Ladeira. Dra. Flávia Ladeira e sua filha Júlia.
Sr. Acrísio Ladeira foi quem transformou em monumento o projeto do Sr. Mauro Valladão.
Outra pessoa que faz parte dessa história do Cruzeiro e que lá esteve era Dona Maria Édina Novaes que participou da procissão que levou o cruzeiro ao alto do morro e lá o instalou na década de 1960. O levaram com o Padre em cima dele. Pois assim ficou mais leve registra a história. Dona Édina disse que peregrinou todos os anos à Via Crucis do Cruzeiro e novamente lá estave.
Eu também fiz parte de um momento especial que foi a reconstrução do Cruzeiro. À época era Secretário de Cultura e Turismo e logo após sua queda em 1997 subi lá de moto e fiz os registros. Logo após a forte chuva no instante após que o cruzeiro caiu o fotografei. Com isso conseguimos montar uma comissão que refez todo o Cruzeiro com a ajuda de toda a comunidade. Comissão esta liderada pelo saudoso Dr. Maurício Valladão (Filho do projetista do Cruzeiro Sr. Mauro Valladão) juntamente com o empresário Alberto Salim Abdo. A obra de reconstrução foi realizada pelo Sr. Otto e seus funcionários. No local há uma placa que registra essa reinauguração e todos da Comissão.
Que essa tradição esteja nos corações de cada um. Sendo sempre preservada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário