domingo, 12 de abril de 2020

Empreendimentos de Economia Solidária e seus trabalhadores no RJ devem realizar cadastramento.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda - SETRAB - iniciou, no dia 1 de abril, uma grande ação online de cadastramento dos empreendimentos de Economia Solidária e seus trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário Jorge Gonçalves, essa ação é fundamental, pois busca identificar e mapear informações sobre os trabalhadores e os empreendimentos, visando a execução de ações para a pauta, em especial nesse momento de grande impacto da pandemia do Covid-19. 

Cabe destacar que a previsão de cadastramento e mapeamento da Economia Solidária é uma ação estratégica, prevista no planejamento anual da Coordenação Estadual de Economia Solidária e Comércio Justo, apresentada em Audiência Pública, realizada pela Frente Parlamentar de Economia Solidária da Alerj no dia 6 de março de 2020, com a presença de vários segmentos da EcoSol.

Essa ação visa atender ainda os eixos do Plano Estadual de Economia Solidária, bem como a criação de um Sistema Estadual de EcoSol, previsto na Lei Estadual nº 8.351, de 01 de abril de 2019.

Poderão efetuar o cadastro os empreendimentos e trabalhadores de Economia Solidária, dos segmentos de artesanato, moda, decoração, agricultura familiar, pescadores artesanais, produtores de orgânicos, processadores, hortelões urbanos, gastronomia, bebidas artesanais, cultura, serviços e outros, conforme previsto nos artigos 5 e 6 da Lei nº 8351/2019, inscritos no CADSOL (Cadastro Nacional de Economia Solidária).


CADASTRAMENTO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO:

Para empreendimentos: https://forms.gle/SBzJVeRyRiDojCUY8

Para trabalhadores da Economia Solidária que pertencem a empreendimentos: https://forms.gle/P2g3EfLYkCPUqYPz8

Todo o processo de cadastramento é feito on-line, podendo ser realizado da própria residência do trabalhador e do responsável pelo empreendimento, sem a necessidade de deslocamentos.

O cadastramento será realizado em caráter contínuo e permanente.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para coordenaecosol@trabalho.rj.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário