sábado, 21 de março de 2020

CHUVAS. São as Águas de Março. Fechando o Verão. Já estamos no OUTONO,

Entramos no Equinócio de outono. As chuvas que acontecem São as Águas de Março. Fechando o Verão. 
O Equinócio de março 2020 começou nessa sexta feira dia 20 às 03h50min.  As informações corresponde ao Hemisfério Sul. As datas obedecem à Hora Oficial de Brasília.

O início do outono, que também é conhecido como equinócio de outono, acontece anualmente sempre no dia 20 de março e traz consigo uma porção de características que lhe são peculiares dentro do ciclo anual, tornando este ciclo um dos mais interessantes em termos de estações do ano.

O outono é uma das estações do ano, que ocorre entre o verão e o inverno, e tem como principais características a gradativa redução da luz solar diária e dias e noites ocorrendo com a mesma duração, pouco a pouco as noites se tornando mais longas que o dia.

Por estar situado entre essas duas estações antagônicas, ele é visto como um período de transição entre uma e outra, o que ajuda a lhe dar um tom mais hibrido e uma singela beleza rodeada de sincretismo.

O equinócio de outono normalmente ocorre entre os dias 20 e 21 de março e se estende até 20 ou 21 de junho no Brasil e em todo o hemisfério sul. No hemisfério norte essas datas são diferentes: seu início se dá entre os dias 22 e 23 de setembro e se estende até 21 – 22 de dezembro.

Muitas vezes no Brasil não conseguimos ver com clareza as estações do ano ocorrendo, devido ao nosso clima predominantemente tropical, mas elas existem e são características do decorrer do ciclo de um ano.

Quedas nas temperaturas
Uma das características mais interessantes do equinócio de outono é a chegada do friozinho que os brasileiros tanto amam, responsável por um “respiro” diante das elevadas temperaturas que costumam assolar o país durante todo o ano.

É nesse período que geralmente as temperaturas caem em todas as regiões e tornam os Estados mais frios (como os estados do Sul) ainda mais convidativos ao turismo, por alcançarem temperaturas baixíssimas em suas regiões serranas.

Destaque especial damos para as cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, onde já houveram inclusive ocorrências de neve em alguns anos, o que chamou bastante a atenção dos turistas, já que no Brasil essa é uma situação atípica.
Aqui em nossa região do Pico da Bandeira. O congelamento chama a atenção e tem atraído muitos turistas.
Todos os anos vários turistas procuram essas cidades no período do outono arriscando a sorte de ver a neve, que é tão incomum no país. Infelizmente não é possível prever quando haverá a ocorrência, já que nem mesmo os institutos meteorológicos conseguem fazer tal afirmação, mas vale a pena tentar ver esse evento porque de fato é emocionante.

Chuvas, umidade relativa do ar e ventania
Com o equinócio de outono 2020 temos menor (ou nenhuma) incidência de chuvas em todas as regiões brasileiras e isso consequentemente causa uma acentuada queda na umidade relativa do ar, exigindo das pessoas que tenham mais cuidado com sua saúde, já que nesse período a incidência de doenças respiratórias é muito grande.

Por isso é importante se precaver e, aos profissionais que são respaldados por lei, assim como o público elegível para tal, tomar as vacinas contra a gripe.

No período também costumam acontecer muitas ventanias devido às alterações climáticas tão abruptas, assim como há maior incidência de ressaca no oceano, também devido aos mesmos motivos.

Mas nada que comprometa efetivamente a beleza que se espalha pelo país nesse período que inebria o coração de todos os brasileiros e dos turistas que procuram conhecer nosso país nessa época do ano.
Com informações.
https://calendariodeferiados.com/equinocio-de-outono-estacoes-do-ano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário