segunda-feira, 23 de março de 2020

Serviço de Desinfecção realizado pelas ruas de Carangola expõe os próprios funcionários a riscos por não usarem EPIs completos. Podem esses se intoxicar. Enquanto isso população sem água há dias é o grande risco.


O serviço de desinfecção das ruas e áreas centrais de Carangola com produto altamente tóxico expõe os funcionários na realização do serviço. Pois esses não usam EPIs(Equipamentos de Proteção Individual) adequados e necessários para o uso do produto que é altamente tóxico.
Perguntado ao responsável pela defesa civil esse informou ser usado cloro e água. Não sabendo dizer a proporção usada e que o responsável por esse dica e informação técnica seria o químico do SEMASA. Não tendo esse a informação precisa e dizendo que posteriormente durante essa semana irão providenciar os EPIs necessários para os funcionários e nos informar sobre a solução usada. 
Enquanto isso a população sem água há dias é o grande risco. Pois esses não tem como ficar em casa sem água. Nenhuma providência emergencial foi tomada em todas as interrupções ocorridas. Não basta apenas pedir para esperar. Pois é um serviço que precisa ser permanente e se ocorrer interrupções a população tem que receber no mínimo em casa água potável e água para higiene. O que não tem acontecido. 
Medidas podem sim ser importantes. Porém a solução(combinação dos produtos água + cloro) deve obedecer regras e padrões para ser considerada como produto desinfectante e se isso for tem que ser usado EPIs por quem aplica e se não for. Jogar água apenas não serve de nada.
Saiba os riscos que os funcionários que aplicam essa solução estão expostos:



Cloro, perigoso para saúde

O cloro tem sido documentado em agravar a asma, especialmente em crianças que nadam muito em piscinas cloradas.

O consumo de cloro duplica o risco de câncer da bexiga e do reto.

O cloro é ligado a anomalias cardíacas congênitas, defeitos congênitos, distúrbios reprodutivos, e o colapso do sistema imunológico

O cloro é associado a condições de pele como eczema, acne, psoríase, seborreia e muitos males da pele e do couro cabeludo.

Dois novos estudos concluem que o consumo por longo tempo de vida de água clorada pode dobrar o risco de câncer da bexiga e do reto em certos indivíduos.

Muitos anos atrás, as leis foram passadas tornando a cloração da água obrigatória. Agora, a indústria de cloro e agências do governo deve continuar as suas políticas existentes, porque se súbita ou drásticas mudanças são feitas, o passivo jurídico, seria incrível.

Esta situação poderia tornar o escândalo da indústria do tabaco parece insignificante em comparação à do cloro.

Especialistas discutem os perigos do cloro, dizendo que ele se dissipa e rompe com o tempo. Isso pode ser verdade em condições de laboratório altamente controlada, mas se isso fosse verdade, no mundo real, então porque o cloro é utilizado como uma solução de tratamento de água, e porque ele vai acumulando no nosso interior?

Na verdade, para a indústria de tratamento de água, uma das maiores vantagens do cloro é que ele não se quebra facilmente. A água pode ser tratada a milhas e milhas de distância em uma instalação de tratamento e continuará a ser o cloro na água e canos quando chega em nossas casas.

CLORO E O IMPACTO NA SAÚDE HUMANA.
Numerosos estudos mostram que quando o cloro se mistura com substâncias orgânicas naturais, criam cancerígenos perigosos organoclorados, chamados THMs (trihalometanos).

Eles podem ser inalados dos vapores do seu banheiro ou absorvido através da pele dos produtos de papel que usamos, ou ingeridos na água que bebemos.

Em estudos de laboratório THM’s são conhecidos por danificar a glândula tireóide, causar tumores cancerígenos e afetarem o sistema nervoso, fígado e rins, e causar distúrbios reprodutivos.

Segundo o Conselho E.U. de Qualidade Ambiental “, O risco de câncer entre as pessoas que utilizam água clorada é 93% maior do que entre aquelas cuja água não contém cloro”.



A INALAÇÃO É A PIOR EXPOSIÇÃO

Surpreendentemente, a exposição mais prejudicial ao cloro vem da absorção pela pele e inalação de vapor durante o banho.

Os rins e o aparelho digestivo, pelo menos parcialmente filtram algumas das toxinas quando você bebe água tratada com cloro, mas quando você toma banho os poros estão abertos e isso aumenta a absorção das propriedades cancerígenas permitindo uma absorção acelerada de produtos químicos tóxicos.

O cloro e os produtos químicos evaporaram mais rapidamente, dessa forma você pode absorver até 50 vezes mais produtos químicos no chuveiro, uma vez que os vapores são mais concentrados nesse local.

A inalação é uma forma muito mais nociva da exposição, porque o gás de cloro vai diretamente na corrente sanguínea, enquanto o vapor é um forte irritante para os pulmões.

Muitos cientistas consideram que o aumento da exposição por inalação de vapores de cloro é fortemente ligada ao aumento de 300% na asma nos últimos 10 anos.


Fonte Autor: Antônio Ventura Em: Nutrição & Saude


Nota.
As interrupções de água ocorreram e ocorrem com frequência. Em vários pontos a água retornou e em outros ainda não. Nenhuma medida foi tomada para suprir essa falta. O conserto e o reparo foi realizado. No entanto é um serviço pleno e assim deve ser continuado. As interrupções deveriam ser assistida a população com outros meios de abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário