quinta-feira, 4 de junho de 2020

Governo de Minas autoriza abertura de lojas em shopping centers. Enquanto isso em Carangola Prefeito emite decreto que vai contra os interesses do comércio e da maioria da população que se mobilizam.

Governo de Minas autoriza abertura de lojas em shopping centers
Medida vale para municípios que aderiram ao Minas Consciente; estabelecimentos podem reabrir conforme etapa do programa em que a cidade está

Lojas em shopping centers passam a poder abrir nos municípios mineiros que aderiram ao programa Minas Consciente. Assim, em cidades onde estabelecimentos como lojas de roupa e de eletrônicos já funcionam fora dos shoppings podem reabrir as portas nos centros de compras também. O funcionamento de cada uma vai depender da etapa do programa em que o municípios se enquadra — a etapa da onda verde, por exemplo, determina funcionamento apenas de serviços essenciais, enquanto a onda branca permite lojas como varejo de brinquedos e de artigos esportivos. 

O anúncio foi feito pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (4). “Os shoppings deixam de ser uma ‘zona proibida’ e as lojas poderão funcionar na mesma dinâmica do limite de cada onda. Se o município está na onda verde, as lojas de shopping vão poder funcionar nos limites dos segmentos dessa onda”, detalhou Passalio. A reportagem questionou a pasta sobre detalhes da abertura das lojas e aguarda retorno. 

Ele também lembrou que os salões de beleza poderão reabrir em cidades que estão na onda amarela do Minas Consciente — até então, eles só poderiam ser abertos na última etapa do programa, na onda vermelha, por serem considerados serviços de alto risco.

Atualmente, 110 dos 853 municípios mineiros aderiram ao Minas Consciente, o equivalente a pouco menos de 13% das cidades do Estado.

Macrorregião Noroeste volta à onda verde do Minas Consciente

Da onda branca do programa, os municípios da macrorregião de Saúde Noroeste voltaram à onda verde, a primeira, em que apenas atividades essenciais podem permanecer abertas. A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Ele justifica que houve aumento do número de casos na área, que tem baixa capacidade assistencial dos hospitais.

A macrorregião tem 33 cidades, entre as quais Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Patos de Minas, Rio Parnaíba e São Gonçalo do Abaeté aderiram ao Minas Consciente.

Fonte O Tempo



Nota.
Enquanto o Governo de Minas autoriza abertura de lojas em shopping centers. Enquanto isso em Carangola Prefeito emite decreto que vai contra os interesses do comércio e da maioria da população que se mobilizam.

Prefeitura de Carangola emite mais um Decreto. Decretos, decretos. Medidas para o Povo pagar. Enquanto isso.... Até quando.



Os sucessivos erros, que trazem prejuízos e riscos eminentes à toda a população continuam. Mais um Decreto intempestivo. O problema não está onde atacam. O comércio, o trabalho e os serviços em geral. 
Falsas medidas protetivas que geram falsa segurança à população e nenhuma ação nos pontos onde ocorrem as transmissões. Filas de bancos principalmente kilométricas.....
Até quando vamos todos aguentar. Os políticos tomam as decisões para o povo pagar. Eles mesmos nada estão pagando, doando ou fazendo. Enquanto isso para eles tem sido um grande negócio. Pois o aporte de recursos tem sido generoso. 

Um comentário:

  1. Se houver liberação do comércio em cidades como Carangola. .haverá um número maior de infectados. O que é melhor: ficar em casa e diminuir o contágio ou mais mortes?

    ResponderExcluir