sexta-feira, 26 de junho de 2020

Aliado: Sol forte pode matar coronavírus em 34 minutos Estudo mostrou que exposição solar diminuiu carga viral em até 90%



Cariocas voltaram a frequentar as praias após flexibilização Foto: EFE/Antonio Lacerda

Um estudo divulgado neste mês mostrou que o sol forte pode ser uma arma inusitada na prevenção do novo coronavírus. De acordo com cientistas, a exposição aos raios solares por volta do meio-dia conseguiu reduzir, em até 34 minutos, a carga viral em 90%.

A pesquisa foi conduzida por Jose-Luis Sagripanti e David Lytle e publicada na revista científica Photochemistry and Photobiology. Os dois são cientistas aposentados do Exército dos EUA e da Food and Drug Administration, respectivamente.

Em resumo, o estudo aponta que superfícies expostas ao sol, especialmente durante o verão, e pessoas saudáveis que frequentarem lugares abertos onde ocorre incidência da luz solar, podem ter o astro como aliado para evitar contaminação pela doença.

De acordo com os cientistas, é possível que o confinamento de populações em alguns países que passavam pelo inverno pode ter piorado ainda mais a situação, uma vez que estas pessoas tiveram pouca ou nenhuma exposição aos raios solares. Além disso, o vírus pode ter sido transmitido mais facilmente entre a própria família.

– Pessoas saudáveis que fossem expostas aos raios solares receberiam cargas virais menores, o que seria mais eficiente para criar uma resposta de imunização na população – aponta o estudo.

Pesquisas realizadas anteriormente também apontam na mesma direção. Durante a Gripe Espanhola, por exemplo, que dizimou mais de 50 milhões de pessoas no mundo, observou-se que pacientes internados em hospitais onde tinham contato com a luz do sol e o ar livre, tiveram mais chances de recuperação.

Nota

Como já afirmamos e voltamos a afirmar:

Medidas Adotadas em todas as cidades, em todos os Estados e em todo o País só prejudicam a quem trabalha de verdade. Nenhum deles tomou a medida própria como exemplo. Povo paga caro por medidas paliativas. População não suportará. A fome irá matar mais que a doença.



Fonte https://pleno.news/saude/coronavirus/aliado-sol-forte-pode-matar-coronavirus-em-34-minutos.html?fbclid=IwAR3tOX2tvWxxFNpB1Hs3xPWoDeco5mmhs_HMe5Y6cGuAgGdpHdOzxa8VxPI

Com adição NOTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário