Nos enviaram essa nota e é sim verdadeira a informação e sim preocupante de certa forma. Porém deveria, sendo de responsável por setor da Defesa Civil, ser cercada de informação técnica e básica. Vejam a nota:
Bom dia. Conversei com o Luciano Neves agora 4:15 hs. Está vindo um volume de água muito grande da região de Divino. Luciano pediu p avisar p quem tem parentes em região de risco para ficarem em alerta. Obrigado.
DEFESA CIVIL 199
Pela nossa prática, vivência, experiência e um pouco do conhecimento das cheias na região podemos afirmar (com um certo tom de brincadeira que vamos usar do que as pessoas respondem nessas épocas de enchente) que a água de Divino, quando chega a Carangola, a gente não sabe se é de Divino. Pois ela vem misturada com a água do Papagaio e também de Alvorada.
Parece ser até uma brincadeira mas não é. Deve sim serem interpretadas e vistas todas as condições e nuances. Choveu sim muito nas ultimas horas e um grande volume d´água foi carreado para o leito do rio que subiu. Mas pelo que vimos nos registros nada que seja uma tragédia até então. Pois quando a "água de Divino", que demora em torno de 8h para chegar em Carangola, chegar de fato em Carangola. Essa água que no momento nos assusta já vai estar lá pela Cachoeira de Tombos.
Nas fotos apresentadas que foram encaminhadas por uma leitora e colaboradora de Divino vimos sim água chegando quase na praça. Porém na várzea podemos observar que é uma cheia normal para o período. Estamos aguardando a foto da ponte que dá acesso à BR 116 e ela é uma referência. Já que em Divino não tem marcadores do nível do Rio como tem em Carangola. Porém pontos estratégicos definidos nessa ponte é um grande indicativo para sabermos o nível e o volume de água no Rio Carangola em Divino e qual nível esse deverá chegar em Carangola com a chegada dessas águas daqui há cerca de 8h. Estamos aguardando. Vamos monitorando e informando.
Por enquanto os ribeirinhos. Que moram em áreas de várzeas e abaixo do nível das ruas em área urbana. Podem sim já se mobilizarem e deixarem suas casas. O rio está cheio e deve subir um pouco mais. Não chegando com esses indicativos até então. À cota total de transbordando para as áreas centrais de Carangola.
Vamos aguardar.
Não é querer saber mais do que ninguém. A experiência do ancião é valorosa. Tem a Escola da vida e a vivência plena e essa vivência e experiência é muitas das vezes observação e informação de outros anciãos que conheciam esse Rio Carangola como ninguém. Grandes amigos que já se foram: Tatinha, Jaiminho, Betinho e outros mais.
Apenas uma colaboração para que nos tranquilizemos no momento e passemos a pensar no meio ambiente como um todo.
Agora.
Se chover hoje(sexta feira) como choveu ontem. Sai de baixo. Deus permita que não.(editado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário