terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Tragédias, tragédias e seguidas tragédias. Será que não aprendemos ainda???

Será que não aprendemos ainda???
Com as tragédias, tragédias e seguidas tragédias.

Comecemos a nos lembrar, algumas nem precisamos lembrar, pois é vivido ainda esse momento.
Tragédia na Zona da Mata Mineira. Tragédia na Região do Vale do Rio Doce. Tragédia na Região do Itabapoana. Tragédia no Vale do Carangola. Tragédia no Vale do Muriaé e a Tragédia em Iconha e região Sul Capixaba são claros sinais e alertas que o Planeta Terra está em constantes mudanças climáticas. Tragédia semelhante, com proporções ainda maiores, ocorreu há 9 anos na REGIÃO SERRANA do Rio de Janeiro e também em Teresópolis e Friburgo. Não nos esquecendo das tragédias no Paraná e Santa Catarina. Todas com as mesmas características. Cheias monumentais dos rios e deslizamento de maçicos de terra em várias delas.
Repetidamente vamos assim afirmar:

Há pouco mais de 3 décadas vimos movimentos ambientais e ecológicos, tachados por algumas pessoas como “coisa de maluco”. Alguns são até moda podemos também afirmar, já que a moda ecológica tomou conta e virou um grande e lucrativo negócio, outros são ações de pessoas realmente preocupadas com o futuro de nosso planeta e o futuro das vidas sobre o Planeta Terra. 
Nenhuma tragédia como essas e as seguidas tragédias nos faz refletir e termos consciência de que os culpados disso tudo somos nós mesmos. Mas é muito mais fácil culpar os outros e parece que esquecemos, ou não sabemos e por desconhecimento ignoramos, que o Planeta Terra está e sempre esteve em constantes mudanças e só nos damos conta disso quando recebemos noticias de tsunamis, terremotos, avalanches, enchentes e secas, ou será que ainda não nos demos conta?
Lembrem-se que existem Leis e Normas que estabelecem padrões de comportamento da necessidade de se preservar as distâncias mínimas das margens de rios, encostas e proibindo construir e habitar nessas áreas. No entanto a natureza não precisa das Leis dos Homens. Basta que os homens respeitem as Leis da Natureza. Pois ela cobra, mais dia menos dia, o seu alto preço das agressões sofridas como os que estamos vendo e vivendo nesse momento e vivemos em outros momentos.
O imediatismo das pessoas faz com que apenas enxerguemos um futuro muito próximo. Aquilo que necessitamos agora e destruímos o que a natureza levou anos para construir e consolidar. As casas, por nós construídas, são gaiolas penduradas nos morros ou na beira de rios e córregos. As pontes, que nos ligam e facilitam os acessos, são construções mal projetadas que estrangulam os cursos d’água e impedem seu fluxo normal de cheias. 
É necessário que muita coisa seja feita: Leis, ações do Poder Público, principalmente que todos repensem suas atitudes contra o meio ambiente e vejam que o Planeta Terra é um ser vivo, maior e mais forte que todos nós. Somos parte dele e para vivermos, em equilíbrio, temos que nos adaptar às suas Leis e às suas constantes mudanças. Para que essas mudanças não sejam tão graves e severas a ponto de destruição e extinção de toda a humanidade. Assim com já aconteceu com outras espécies em nosso Planeta.





Texto Francisco Cabral (Éocombatente) (Janeiro de 2011). Adaptado.
Fotos de diversos acontecimentos recentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário