sábado, 4 de janeiro de 2020

Campanha de se soltar Balões com Sementes não é uma correta ação ambiental. Pois é também poluente.

Viralizou nas redes sociais uma Campanha dizendo que "o Mundo inteiro deveria soltar balões brancos com sementes de árvores. Ao invés de soltarem fogos".
Tal campanha está cercada de erros grosseiros e total desinformação sobre ações ambientais corretas. Pois os balões são poluentes e também não garantem a condição ideal  de germinação dessas sementes. Portanto poluem mais do que efetivamente causariam algum impacto positivo no ambiente
Assim como essa Campanha, desinformada, outras Campanhas que nada contribuem para a melhoria do meio ambiente são feitas e propagadas. Até por Escolas. 
Tipo assim:
- "Jogue o lixo no lixo". Também é errada. Não há lugar certo para se jogar o lixo. Lata de lixo não desintegra o lixo. 
- "Só jogue no Rio o que os peixes podem comer". Aí as pessoas jogam tudo. Pois acham que os peixes irão devorar cadeiras, sofás, garrafas, sacolas e até alimentos e gorduras que contaminam todo o ambiente.
- "Plante árvores". Aí, no Dia do Meio Ambiente, se plantam milhares de árvores em um período que antecede um longo período de estiagem e seca. O que certamente fará com que a "plantinha" morra de insolação e seca. Pois para se plantar tem que cuidar do ataque de pragas e insetos e em períodos corretos que as chuvas possam contribuir para o seu desenvolvimento. Se não forem feitas irrigações e manejo correto.  Certamente não irá crescer e se desenvolver. Morre.
Portanto, se querem fazer algo pelo meio ambiente? Não interfiram e não destruam. Pois destruir é imediato e reconstruir, o que a natureza levou milhares de anos para construir, é muito difícil.
Também não sujem e poluam. Reutilizem as embalagens e não as joguem fora. Pois o lixo que na maioria das vezes você produz. Você pagou por essas embalagens. Está jogando dinheiro fora.
Agora, quem não gosta de fogos, respeitam as técnicas e as belezas do artifício da pirotecnia. Uma técnica e tradição milenar que também deve ser preservada.

Um comentário: