terça-feira, 30 de março de 2021

Relembrando os registros da Fazenda do Batatal em Tombos que faz parte do nosso Roteiro: Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. Quer conhecer? Vem com a gente.

Nesse difícil momento de pandemia é bom relembrarmos nossa luta em promover toda a região. Assim como um trabalho incansável de divulgar e promover, para assim que passar essa tormenta, que estejamos juntos promovendo o desenvolvimento de toda nossa rica e belíssima região.

Fazenda do Batatal em Tombos. Faz parte de ponto turístico de visitação da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. O local guarda relíquias e preciosidades históricas de fazenda cafeeira e uma das primeiras a produzir cachaça.

Fragmentos e peças inteiras guardam histórias e nos contam essas preciosas histórias. 

Relíquias e preciosidades contam a história de uma das mais tradicionais Fazendas de nossa região. A Fazenda do Batatal localizada em Tombos que faz parte de ponto turístico de visitação da  Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. 
Daniel e Maria Bernardete Monteiro de Barros Gigliote
e Francisco Cabral - Éocombatente
Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira.
O local é um Museu a céu aberto e guarda preciosidades: Móveis, objetos, utensílios, obras, maquinários e natureza exuberante de uma belíssima cachoeira e todo uma história da Fazenda do Batatal.
Na madeira, que forra o assoalho da Sede da Fazenda do Batatal, o registro do nome do destinatário. As iniciais  M. A. M. B significam Marco Aurélio Monteiro de Barros que é o Avô da atual proprietária e herdeira Maria Bernardete Monteiro de Barros Gigliote e são do tempo que a madeira foi importada e transportada do Rio de Janeiro até Tombos de Trem.
A Fazenda do Batatal também guarda monumentos de um dos primeiros alambiques de Cachaça da região. 
Por isso também faz parte da história da cachaça na região e fará parte desse grande projeto turístico de aventura e resgate cultural. Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira que promove o desenvolvimento sustentável e busca preservar nossa cultura. Essa premiada criação do Éocombatente. 
No local deverá ser criado, pelos proprietários, um Hostel Fazenda, Museu e área de lazer na belíssima cachoeira que foi também um dos sonhos e trabalho de seu parceiro e esposo Luiz Adolfo Soares Gigliote, que faleceu há cerca de 5 anos e, que juntos deixaram o Rio de Janeiro para viver nesse local aprazível e agradável e com eles trouxeram o filho Daniel Monteiro de Barros Gigliote que hoje trabalha com a mãe na administração desse sonhos e de toda a Fazenda do Batatal.
Seu esposo, Sr Luiz Adolfo Soares Gigliote, restaurou inúmeras peças sacras da Igreja local que também foi restaurada e inúmeras preciosidades. Bicicletas(dezenas), balanças e outras relíquias, equipamentos e peças.
Por isso afirmamos e reafirmamos. Não é preciso viajarmos para fora para conhecermos relíquias e preciosidades. Viajem para dentro de nossa Terra e de nossa região. A viagem é aqui mesmo. A viagem é pelas nossas ricas histórias, relíquias e preciosidades e a beleza aqui existente. Por isso, com garra e afinco, cada vez mais, temos a certeza que é esse o caminho certo. Onde todos crescem juntos: Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico do Bandeira. Destaca Francisco Cabral criador desse projeto de desenvolvimento em toda a região e de outros projetos que promovem toda a região e principalmente Tombos.

Os objetos aqui divulgados não estão à venda. Seus valores são históricos e farão parte do acervo do Museu Histórico da Fazenda do Batatal a ser criado no local. Juntamente com a área de lazer e o Hostel Fazenda.
Quer conhecer essa e outras histórias? Entrem em contato. Venham com a gente (32)999239337

Fazenda do Batatal faz parte do Roteiro da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira.
A Rota do Café e Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira é um roteiro turístico de aventuras fora de estrada e fora de série que conecta importantes pontos de produção e atrações em toda a região das 3 Divisas – Vértice Sudeste MG/RJ/ES no entorno do Pico da Bandeira / Parque Nacional do Caparaó e é uma aventura em off road em 4 dias e 500 km em cada roteiro, em um total de  4 roteiros, que destaca a produção do mais genuíno produto brasileiro: A Cachaça Artesanal de Alambique e destaca também as histórias e tradições da produção dos premiados Cafés das Montanhas. Público Alvo: Off Road 4x4 e 4x2 (Jeep, SUV, Caminhonete, Moto e Quadriciclo).


Em todo o seu percurso os participantes vão surfando pelas belíssimas montanhas e se deliciando com essas maravilhas gastronômicas produzidas (Café & Cachaça). Além de promover e fomentar o conhecimento e o desenvolvimento do turismo rural sustentável, a economia solidária, o turismo de aventura, a agricultura familiar, as belezas, histórias e riquezas naturais. Fazendo que com isso se promova a geração de renda, oportunidades de trabalho advindas do turismo de aventura, turismo gastronômico, turismo de base comunitária e as novas perspectivas de desenvolvimento sustentável. Valorizando as potencialidades da produção regional, cultura, gastronomia e tradições. Sendo todos inseridos em uma perspectiva de valorização e crescimento econômico e, certamente por isso tudo que representa, Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira nesse ano foi habilitado ao Prêmio Nacional de Turismo 2019 do Ministério do Turismo na Categoria Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo e o Desenvolvimento e também convidado como destaque para estar presente na RURALTUR – Feira Nacional de Turismo em Venda Nova do Imigrante(ES), Festival Gastronomia na Serra em Pirapanema, Merconoroeste em Itaperuna,  Expo de Muriaé e Expo de Carangola. 


Foi também tema de matéria do Senar em sua Revista e em seu site. Além da divulgação e prêmio Internacional Projeto Brazil Farmers CNA?SENAR. Matéria jornalística  da TV Alterosa com a participação do repórter do Alterosa em Alerta Alessandro Boiah e também já foi tema de matéria de revista especializada Mais OFF ROAD 4x4 e Oxigênio Revista. Jornal Esperafelizcense, Site SIlvan Alves, Minas Jornal, Rádio Café Espera Feliz, Jornal Espírito Santo Notícias, Guia Muriaé, Destaque Diário e Jornal O Semanal. 
O ouro daqui é o ouro negro do café. O bálsamo especial no sabor do licor da mais doce cana que se transforma artesanalmente no maná dos Deuses: A Cachaça Artesanal de Alambique. Venham com a gente nessa emocionante e saborosa aventura. Para 2021 de 30/10 a 02/11/2021 tem a 7ª Expedição OFF ROAD(Expedição Coletiva – Limite de 50 veículos 4x4  e 100 participantes). Escolha o seu roteiro e a melhor data. Junte seu grupo, sua turma e vamos juntos nessa aventura e agende conosco de acordo com sua disponibilidade e a de seu grupo.
Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira é um trabalho de criação e realização da Éocombatente Adventure. Empresa de criação de roteiros turísticos e promoção de eventos, influenciadora digital e Agência de Turismo Receptivo, Expedições e Aventuras na Região das 3 Divisas Vértice Sudeste MG/RJ/ES no entorno, contorno do Parque Nacional do Caparaó. Onde se situa o Pico da Bandeira - O 3º Maior Pico do Brasil e o mais acessível. 
Éocombatente Adventure

Agência de Turismo Receptivo, Eventos, 
Divulgação, Expedições e Aventuras;
Registro no CADASTUR 12908375000133
Francisco Cabral/Xyko Éocombatente - Agente de Turismo Rural Matas de Minas
eocombatente@hotmail.com   (32)9-9923-9337
@eocombatenteadventure; @eocombatente; @caminhosdopicodabandeira; @turismoruraldasmatasdeminas
#eocombatente #picodabandeira #caparaomineiro #caparaocapixaba #parquenacionaldocaparao #cafe #cachaça #alambique #rotadocafeecachaca #off road #serradobrigadeiro




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário