sexta-feira, 26 de março de 2021

Exposição no Rio mostra paisagens do Parque Nacional do Caparaó. Jardim Botânico do RJ


Imagens: @Diegofael

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugurou na última sexta-feira, 19 de março, a exposição “Parque Nacional do Caparaó – Expedições científicas pelas Serras de Minas Gerais e Espírito Santo”.



Montada ao ar livre no Espaço ComCiência, ao lado do Cactário, a exposição apresenta fotografias, feitas por Raul Ribeiro, de quatro expedições realizadas entre 2016 e 2018 por pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do Herbário Guido Pabst e da Unioeste (PR) ao PARNA Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.


As expedições foram coordenadas pelo pesquisador do JBRJ Marcus Nadruz Coelho, que também é o curador da mostra. O objetivo delas era ampliar o conhecimento sobre as plantas daquela Unidade de Conservação, principalmente da família Araceae, que conta com grande número de espécies ornamentais e utilizadas no paisagismo em diversas partes do mundo.



Na exposição estão, por exemplo, imagens do Anthurium mourae, espécie encontrada somente no município do Alto Caparaó, do Anthurium leonii, também exclusiva desse município e do vizinho Lima Duarte, em Minas Gerais, e uma espécie nova para a ciência, que será nomeada e publicada em breve.



Além de apreciar a beleza das paisagens do PARNA Caparaó, onde se localiza o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do país, o público também pode acompanhar, pelos registros fotográficos, cada etapa do trabalho dos botânicos, desde a pesquisa prévia que antecedeu as expedições até a coleta em campo, a preparação das amostras para serem enviadas ao herbário e as descobertas realizadas.



O design expositivo é de Denise Silveira (JBRJ). A equipe das expedições foi formada por Marcus Nadruz e Raul Ribeiro (JBRJ), Lívia Temponi (Unioeste),  Mel Camelo (mestre pela Unioeste e doutoranda da ENBT/JBRJ),  e Lúcio Leoni (Herbário Guido Pabst). As expedições resultaram também no artigo Araceae do Parque Nacional do Caparaó, MG-ES, Brasil, publicado na revista Rodriguésia, vol. 71.



Transcrito Destaque Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário