quarta-feira, 24 de março de 2021

Polícia flagra túnel de mineração ilegal na Forquilha do Rio, próximo à entrada do Parque Nacional do Caparaó Túnel tem 30 metros e cerca de 200m² de área foram degradadas.

 

DORES DO RIO PRETO (ES) – Na tarde da última terça-feira (23), a Polícia Militar Ambiental, com apoio do ICMBio e IDAF, realizaram uma diligência até a localidade de Forquilha do Rio, município de Dores do Rio Preto, próximo ao Portal do Parque Nacional do Caparaó, onde haviam diversas denúncias acerca de extração ilegal de pedras semipreciosas.

A ação policial ocorreu após denúncias de moradores daquela região relatando haver cerca de oito pessoas no local garimpando para extrair substância que aparentava ser água-marinha, uma pedra semipreciosa variedade do berilo.

Foi localizado movimentação do solo e subsolo com 65 m³ (metros cúbicos) de terra e rochas, que em ato contínuo foi constatado um túnel de 30 metros de comprimento no interior da montanha sendo degradada uma área de 200 m², com equipamentos e ferramentas para escavação do túnel, gerador de energia a gasolina e rompedor de rocha, com várias ferramentas, cavadeira, pás, carrinho de mão e etc, usados para manutenção do túnel.

Nenhuma dessas pessoas foram conduzidas a Delegacia, o responsável poderá responder pelo crime de instalar ou fazer funcionar obras, ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes.

A Polícia Ambiental adverte ser proibido construir, reformar, ampliar, instalar, fazer funcionar obras, ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, e que o ato é crime com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Qualquer denúncia ambiental pode ser realizada anonimamente através do endereço eletrônico disquedenuncia181.es.gov.br ou pelo telefone 181 e ainda, para região do Caparaó, pelo número 28 3553-1398.

Da rádio 90,5 FM.

Transcrito Portal Espera Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário