terça-feira, 23 de março de 2021

DIA MUNDIAL DA ÁGUA "foi comemorado". HÁ O QUE SE COMEMORAR?


Nesse Dia 22 de Março foi Comemorado o Dia Mundial das Águas.
Nosso Planeta Terra que tem em sua estrutura externa 2/3 de sua área coberta pelas águas. Nosso corpo que também é formado por 2/3 em líquidos é basicamente água. Talvez por isso, nós que dispomos dessa fartura e abundância, usamos a água na maioria das vezes como veículo para levar para longe os nossos dejetos e rejeitos. Aquilo que não queremos ver, perto de nós e que nos incomoda. 
Portanto será que há algo a ser comemorar nesse dia?  Ou será que é hora de fazermos alguma coisa. Fontes consideradas perenes até então, hoje já não existem. Porquê será?

Há alguns anos estamos acompanhando as variações e condições de nosso Rio Carangola. Nas fotos aqui divulgadas(2013), registramos um dos menores índices de vasão do Rio Carangola. Justamente em período que deveria ser de cheia do rio. Naquele ano comparado a índices de período de seca. 
Nos 2 últimos temos uma boa vazão em nossos rios. Choveu o suficiente e mais que suficiente em certos períodos com cheias recordes sequentes. 
Quando falta água em nossas casas. Apenas por alguns instantes. Não sabemos o que fazer. Ficamos impacientes e atordoados. Talvez por isso desperdiçamos tanto quanto a temos, ou pelo menos achamos que a temos com abundância.
Mesmo com 2/3 do Planeta Terra. Apenas cerca de 1% está em condições de uso até então. Poluindo nossas fontes do jeito que estamos. Em breve vai faltar água. FICA A DICA. 

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, em 2030, a população global vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Neste ano, as celebrações giram em torno do tema Água e Energia e a relação arraigada entre esses dois elementos foi destaque na reunião da ONU, em Tóquio, para celebrar o dia.

Água e energia estão entre os desafios globais mais iminentes, segundo o secretário-geral da Organização Meteorológica Global e membro da ONU-Água, Michel Jarraud, em nota divulgada pela organização.

Atualmente, 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, 2,5 bilhões não melhoraram suas condições sanitárias e 1,3 bilhão não têm acesso à eletricidade, de acordo com a ONU.

A situação é considerada inaceitável por Jarraud. Segundo ele, outro agravante é que as pessoas que não têm acesso à água tratada e a condições de saneamento são, na maioria das vezes, as mesmas que não têm acesso à energia elétrica.

O Relatório Global sobre Desenvolvimento e Água 2014, de autoria da ONU-Água, reforça a necessidade de políticas e marcos regulatórios que reconheçam e integrem abordagens sobre prioridades nas áreas de água e energia.

O documento destaca como assuntos relacionados à água impactam no campo da energia e vice-versa. Um dos exemplos citados lembra que a seca diminui a produção de energia, enquanto a falta de acesso à energia elétrica limita as possibilidades de irrigação.

Ainda de acordo com o relatório, 75% de todo o consumo industrial de água é direcionado para a produção de energia elétrica.

Energia e água estão no topo da agenda global de desenvolvimento, segundo o reitor da Universidade das Nações Unidas, David Malone, que este ano é o coordenador do Dia Mundial da Água em nome da ONU-Água, juntamente com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido).

O diretor-geral da Unido, Li Yong, destacou a importância da água e da energia para um desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável. “Há um forte clamor hoje para a integração da dimensão econômica e o papel desempenhado pela indústria das manufaturas em particular, na direção das prioridades de desenvolvimento pós‐2015. A experiência mostra que intervenções ambientalmente saudáveis nas indústrias de transformação podem ser altamente efetivas e reduzir significativamente a degradação ambiental. Eu estou convencido que um desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável será um elemento chave para uma integração bem sucedida das dimensões econômica, social e ambiental,” declarou Li, em nota da ONU.

O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992. Desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, a data é referência para as discussões em busca de soluções para os conflitos existentes entre oferta e demanda de água ao redor do mundo.


Com informações Planeta Sustentável e nossa experiência e vivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário