sábado, 6 de junho de 2020

Quase 1/3 dos infectados por Covid-19 em Muriaé são profissionais da Saúde

Prefeito, secretário de saúde e infectologista participaram de nova transmissão ao vivo nesta sexta (5)
Muriaé poderá retomar medidas mais restritivas de isolamento caso os números da Covid-19 na cidade sigam aumentando. Esse foi o tom da transmissão ao vivo do prefeito Grego, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Paulo César de Oliveira e do médico infectologista Dr. Daniel Licy, na noite de sexta-feira (5).
Com 257 casos confirmados e 14 óbitos, o comitê gestor da Covid-19 na cidade está em alerta sobre o aumento do contágio. O prefeito inicialmente pediu que a população recorra primeiro ao atendimento médico virtual, através da “Bela”. Ele também voltou a criticar a disseminação de fake news envolvendo a doença na cidade, lembrando o quanto essa atitude causa de prejuízo a quem recebe a informação falsa. “Todos os laboratórios particulares são obrigados a transmitir os resultados dos exames de Covid-19 para a Secretaria de Saúde. Portando, os números já englobam os exames feitos de forma particular pelos pacientes”, reforçou Grego.
O infectologista Dr. Daniel Licy voltou a afirmar que ainda não existe medicação de eficácia comprovada contra a doença e que a vacina, caso seja descoberta em breve, ainda demorará a chegar para toda a população. “Portanto, é fundamental continuar seguindo as recomendações de uso de máscara, álcool gel e distanciamento social.”
Ele também alertou sobre a previsão de piora do quadro da doença no estado entre a segunda quinzena de junho e o mês de julho. “Em Muriaé não é diferente: o próximo mês, os próximos 45 dias, serão fundamentais para as decisões do comitê. Se acharmos que não teremos condições de atender todos os casos, precisaremos infelizmente retomar o isolamento social total”, completou.
O secretário de Saúde, Dr. Paulo César de Oliveira, revelou que há atualmente 31 pacientes internados com suspeita da doença e 15 confirmados. Ele alertou que o momento de retroagir com a flexibilização pode estar se aproximando, muito por conta de comportamentos inadequados e irresponsáveis de parte da população, que insiste em não seguir as recomendações da Saúde.
O aumento exponencial de casos nos últimos dias também foi ressaltado pelo secretário: de 211 a 257 em apenas três dias, uma média de mais de 15 confirmados por dia. Em complemento, o prefeito Grego revelou que quase 1/3 dos confirmados com a doença na cidade são profissionais da Saúde, entre médicos, enfermeiros e outros. “Além de sobrecarregar o sistema, perdemos pessoas da linha de frente do combate à doença. Daí a importância de toda a população se conscientizar”, encerrou Grego.

Nota.
Nossa solidariedade dos profissionais de saúde de todos os lugares. Medidas mais eficazes na proteção desses poderiam ser tomadas. Usando os grandes recursos advindos para compra de equipamentos de proteção individual adequados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário