quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Tremor da madrugada desta terça-feira em Muriaé foi de 1.9 na Escala Richter

Tremor da madrugada desta terça-feira em Muriaé foi de 1.9 na Escala Richter

Para buscar informações concretas a respeito do tremor de terra ocorrido na madrugada desta terça-feira de carnaval (25) em Muriaé, a Prefeitura entrou em contato com o geógrafo Márcio Malafaia Filho. Ele é muriaeense e atualmente é pós-doutorando em Ciência do Sistema Terrestre pelo INPE.
 
A Prefeitura também conseguiu informações obtidas junto ao técnico em sismologia José Roberto Barbosa, que trabalha há 40 anos no Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
 
O tremor ocorreu à 0h14 e foi de 1.9 na Escala Richter. A informação está disponível no site do laboratório da USP: 
 
Apesar de ter sido mais fraco que os dois tremores ocorridos na sexta-feira anterior (um de 2.2 e outro de 2.4), a sensação de ter sido mais forte se dá possivelmente em virtude da profundidade onde o abalo sísmico ocorreu em relação à superfície.
 
Os tremores de terra em Muriaé provavelmente estão sendo provocados por acomodação natural das rochas que formam a crosta terrestre. 
 
Não há como prever se novos abalos vão ocorrer. E eventos como este  evidenciam a carência que o território brasileiro tem sobre o monitoramento contínuo de diversos fenômenos ambientais
 
“É inegável que está havendo atividade sísmica, felizmente de tremores pequenos e dentro da média que ocorre em território nacional, que não causam grandes problemas além do susto”, informou o técnico da USP, José Roberto Barbosa.
 
Por fim, para promover mais clareza à questão, a Prefeitura de Muriaé vai solicitar à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil a vinda de um técnico especializado a Muriaé, a fim de realizar os estudos pertinentes ao caso.
 
A Prefeitura de Muriaé está mobilizada para prestar atendimentos à população. Em caso de necessidade, a Defesa Civil deve ser acionada pelo celular de plantão: (32) 98826-9846.
 

Fonte : Defesa Civil/Prefeitura Municipal de Muriaé; Rádio Muriaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário