sábado, 22 de fevereiro de 2020

O Tombo do DOCE DE LEITE em Tombos(MG). Doce Terra doce com sabores de infância aos Pés da Cachoeira de Tombos uma Tradição Familiar de mais de 50 anos em fazer doces é mantida e está sendo repassada à 4ª geração.

Adicionar legenda

Aos pés da Cachoeira de Tombos uma Tradição Familiar de mais de 50 anos em fazer doces caseiros e artesanais é mantida. Waliston Vargas, a 3ª geração da Família Vargas, juntamente com sua esposa, nos brindam com maravilhosos doces feitos no tacho de cobre no fogão à lenha. Uma tradição que dá um toque especial e sabor inigualável aos maravilhosos doces ali produzidos. Agora sendo repassado ao filho e portanto a 4a geração dessa família produzindo essas maravilhas. Nessa oportunidade que lá estivemos presenciamos o Tombo do Doce de leite e nos deliciamos com a raspinha do tacho. Nos remontando à infância e à fábrica de doces do Zé Morcef. Quando lá passávamos, após o banho no grilo, para nos deliciarmos com as raspinhas do tacho de doces de leite e bananada. 

Tombos(MG) é a Terra dos Doces, do Carnaval e do Futebol. Com suas riquezas e belezas é parte integrante da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira.


A cidade de Tombos. Minha Terra Natal. É tão cheia de belezas. É o lugar ideal para curtir a natureza. Com esses versos, na tenra infância, já vivíamos o sonho, as belezas, os sabores de nossa Terra e sonhávamos desde então a ajudar a promover Tombos e nossa região. Hoje vivemos essa realidade.
Os Tombos de sua cachoeira lhe deram o nome.
Os doces dessa Terra doce lhe dão sabor de infância.
O Carnaval a expressão maior da alegria de sua gente. (O carnaval é o povo quem faz).
No Futebol  o Tombense FC é o maior orgulho. Agora no topo da tabela do Mineiro 2020.
Tombos tem também a tradição da produção de derivados de cana: O açúcar mascavo, a rapadura, o mané mole("camelo") e as mais tradicionais cachaças de alambique: Cachaça do Ricardo, Cachaça do Paulinho Marcondes e Tombos de Minas & Caramelado(Luiz Fernando). Tem ainda outras lá no São Pedro e na Serra dos Quintinos).
Famílias inteiras produzem e sobrevivem do trabalho da produção dos doces das frutas da terra. O doce de goiaba cascão é o mais concorrido e tem também o de goiaba em folha(em partes). O de figo e o doce de laranja da terra e esse, do pé de laranja da terra da família Rodrigues Leite e Esteves, uma delícia. 
Todo mundo vê as pingas boas que nesse Tombos  eu bebo. Nem todos veem as piruetas e os Tombos de alegria que eu dou.
Essa luta de promover Tombos e toda região não é de hoje. Em 1997, como Secretário de Turismo em Carangola, incluí Tombos em um projeto regional de turismo e dele surgiram projetos que com nosso apoio, patrocínio e incentivo seguiram e se destacam: O Caminho da Luz(surgiu em 2001/2002) e é um desses projetos. Pois sempre trabalhamos para promover Tombos e toda a região e esse trabalho foi realizado com o sentimento de ser uma iniciativa coletiva.
Hoje outro projeto de desenvolvimento segue repaginando os trabalhos já realizados. Com isso ajudando a promover o que temos de melhor: Nossas tradições, nossas belezas e encantos em aromas e sabores de toda a região da  Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. Esse, um projeto da região, para a região e para nossa gente que não tem dono. O dono somos todos nós. Quem quiser percorrer e participar é livre.  Doamos aquilo que temos de melhor. O carinho, a alegria, nossa receptividade e nosso sonho de transformar e melhorar nossa vida e de nossa gente. O que ganhamos com isso? A certeza que esse é o caminho certo. Ajudando a promover toda nossa região da  Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira.


Quem quiser participar de nossa próxima expedição coletiva OFF ROAD da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira em sua 6ª edição que irá acontecer de 30 a 02 de novembro. Tem também as opções para grupos menores de 02 a 05/04/2020 e de 11 a 14/06/2020. Entrem em contato (32)9-8407-7764

Nenhum comentário:

Postar um comentário