sábado, 22 de fevereiro de 2020

Polícia Civil de Porciúncula desarticula o que pode ser um dos maiores esquemas de falsificação de documentos do interior do RJ

Policiais da 139ª DP de Porciúncula desarticularam nesta sexta-feira (21), o que pode ser um dos maiores esquemas de falsificação de documentos do interior do estado do Rio de Janeiro. O jornalismo da Rádio Natividade apurou em primeira mão , que tudo começou com o cumprimento do mandado de prisão condenatória por furto, expedido pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, contra João Bráulio dos Santos, sentenciado a um ano e oito meses de reclusão em regime fechado, de acordo com o que consta no acordão do TJ-RJ, por desviar desde 2003, água do parque de exposições da cidade para sua residência, fato descoberto só 12 anos depois, em 2015, quando ele também começou a responder o processo.

O flagrante do esquema:

Os agentes se deslocaram até a residência de Bráulio, no bairro Nova Caeté, para cumprir a ordem, mas acabaram se deparando com algo bem maior no interior do imóvel. Eram centenas de carteiras de trabalho e folhas desta que possivelmente seriam “esquentadas” para a inclusão de informações falsas, além de inúmeros documentos de terceiros, declarações, certificados de cursos e conclusão de ensino fundamental/médio, farta quantidade de carimbos de órgãos públicos, entre os quais Ministério do Trabalho, empresas, dentre outros. Todo o material ainda está sendo relacionado de forma detalhada e deverá ser enviado à perícia.

Fontes ouvidas pela emissora, revelam ainda, que o esquema era bastante conhecido e procurado, principalmente, por elementos sem qualificação profissional ou experiência, que pretendiam ingressar a qualquer custo no mercado de trabalho.

O caso seguiu para a central de flagrantes da 143ª DP/Itaperuna, onde a ocorrência ainda está sendo registrada. O acusado, deve ser autuado e transferido ao sistema prisional, enquanto que um inquérito será aberto na 139ª DP e todos os envolvidos, inclusive, os “clientes” do falsário, entre os quais segundo o mesmo, até políticos da região, deverão ser intimados a prestar depoimentos.

Da redação da Rádio Natividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário