segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Não é rompimento de açude e represa que tem provocado alagamentos. Desmistificando essa falsa notícia que ronda as redes sociais.


Não é rompimento de açude e represa que tem provocado alagamentos. Desmistificando essa falsa notícia que ronda as redes sociais

A última que aconteceu em que afirmavam em primeiro momento que a causa do alagamento em Lacerdina em Carangola nesse sábado teria ocorrido pelo rompimento de barragens e açudes nas comunidades do Córrego do Galo e Aterro Grande.
Percorremos nesse domingo parte da área afetada e nenhuma barragem existente foi afetada ou se rompeu. No máximo transbordou e podemos dizer que de pequena e certa forma muitas das vezes contribuiu para reter parte do volume d'água das chuvas. 
Em nossa região não existem grandes barragens e sim represas e açudes que pelo seu pequeno volume, mesmo que se romperem, em muito pouco ou quase nada influenciam em sistema de cheias e alagamentos. 
Também registramos, muitas das vezes, o sistema de apoio e socorro ser direcionado para verificar situações que não existem nesses rompimentos. O que dispersa ação e praticidade.
Vimos também, principalmente na classe política, essa afirmação de rompimento de barragem. Certamente querendo dizer que estariam à par da situação. Sendo que não estavam, não estiveram e nada sabem. 
Mas com isso fica a dica e uma ideia que se faça o cadastro dessas represas e açudes existentes em toda a região por menores que sejam. Apenas para dimensionar seu volume e tranquilizar a população e com isso evitar que se disperse energia em momentos de tragédia com as que vem ocorrendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário