quinta-feira, 19 de março de 2020

O álcool gel acabou ou aumentou de preços exorbitantemente. Saiba que, com os devidos cuidados de segurança, você pode utilizar o Álcool no estado líquido e ainda ter o seu disponível. Isso é apenas uma questão de concentração do produto.

Gente, no popular, Gel é Gel e Líquido é Liquido.  Porém uma diferença considerável nos riscos de propagação de incêndio e consequentemente queimaduras. 
O álcool 70% tem o poder maior de desinfectar do que o 92,8% e tendo o devido cuidado podemos pegar o álcool comum e transforma-lo em álcool 70%. Usando no estado liquido. Mas cuidado e não se esqueçam lavem bem as mãos..
Confiram algumas dicas importantes.

Álcool 70° gel X Álcool 70° líquido: qual o mais eficaz para sanitização das mãos?

O Alcool 70 possui propriedades microbicidas extremamente eficazes para eliminar microrganismos mais frequentemente em infecções, sendo muito importante na realização de ações simples de prevenção como antissépticos das mãos, a desinfecção do ambiente e artigos médico-hospitalares, pois possui grande ativo para atividade bactericida.

Além disto, é adquirido com baixo custo, possui fácil aplicabilidade e toxicidade reduzida e o pode ser facilmente encontrado em álcool 70 farmacia. O álcool 70 é um desinfetante que contém etanol, ou seja, uma solução aquosa do componente.

O alerta para o uso desse produto é que se trata, como já dito antes, de  um produto altamente inflamável que, quando usado no uso doméstico para limpar a casa ou acender churrasqueiras, expõe o usuário a queimaduras gravíssimas e riscos que podem ser fatais, pois qualquer estimulo, pode provocar a combustão da substancia.


Alguns cuidados válidos, são manter longe de crianças e animais, armazenado fechado em locar protegido da umidade e calor. A falta de travas de segurança nos locais de armazenamento e a boca larga do frasco pode facilitar a ingestão dá substancia por crianças, além de dificultar a dosagem espalhando o produto, o que já não acontece na versão gel.

O grau de hidratação do álcool é um fator importante para a definir sua atividade antimicrobiana, podendo ser 50%, 60%, 70%, 80% e assim por diante.

Ou seja, significa a quantidade de diluição em água que possui um álcool com maior porcentagem, por exemplo, oferece uma limpeza bactericida muito mais rápida e eficaz que um com menor porcentagem.

Entretanto, uma concentração muito alta não resolve o problema, um álcool 99,6%, durante a desinfestação ocorre uma coagulação muito rápida, não havendo penetração no interior da célula bactericida não matando o micróbio, isso ocorre devido à rápida volatilização da substancia nessa concentração. Por isso, para essa função o mais indicado é o 70%.

O alcool 46 é muito eficaz para limpeza doméstica para remover as sujeiras, podendo ser utilizado no dia-a-dia. Por ter uma porcentagem baixa, consegue penetrar no interior da bactéria e elimina-la.


A conta é simples, quanto menos taxa de inflamação, maior seu poder bactericida. álcool com graduação mais baixa de 46 a 65 conseguem exterminar quase 98 % dos microrganismos

ÁLCOOL LÍQUIDO
ÁLCOOL EM GEL
O Álcool em forma liquida é altamente explosivo
O Álcool em Gel devido a sua composição especial inibe as características de explosividade do álco
Devido as suas características de alta volatilidade, o álcool líquido é facilmente inflamável.
O Álcool em gel tem sua inflamabilidade inicial controlada, não permitindo o flash imediato quando entra em ponto de fulgor. Atua controladamente, evitando a queima dos dedos das pessoas que utilizam fósforos.
O Álcool líquido não é tóxico em contato com a pele
O Álcool em Gel não é tóxico. Os aditivos nele adicionados para retardar o tempo de chama e controlar sua explosividade são comprovadamente atóxicos, do mesmo tipo utilizados em cosméticos.
O álcool líquido queima rapidamente devido ao seu alto poder de inflamabilidade.
A mesma quantidade de álcool  (1 litro de  álcool  versus 1 litro de álcool em gel ) este último queimará em  um tempo 4 a 5 vezes mais lentamente, dependendo das condições do ambiente. (umidade, calor, vento, etc.)
Quando derramado em qualquer superfície, se estiver em chamas, as mesmas se propagarão rapidamente, tendo em vista seu fácil espalhamento.
Quando derramado, mesmo que em chamas, devido a suas características de tixiotropia (viscosidade) o mesmo não se espalha, mantendo o fogo localizado.
Os riscos do álcool líquido, associado a sua escassez na Europa, fez com que há mais de 20 anos o mesmo tivesse sua venda controlada. O mesmo somente é vendido em farmácias como medicamento.
Contrariamente, o Álcool em Gel ou em forma sólida, já é conhecido e utilizado em outros paises há mais de 25 anos, devido a sua segurança no manuseio e outras vantagens associadas.
Devido ao controle implementado pela Anvisa, o álcool liquido para efeito de queima (acima de 92º GL), somente pode ser fornecido em embalagens mínimas de 200 litros, i.e. para uso industrial.
O álcool em gel para queima não é limitado por essa lei, nem apresenta os riscos durante movimentação, transporte e armazenamento como o álcool liquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário