quarta-feira, 19 de junho de 2019

Zona da Mata realiza 1º concurso de queijos de cabra e ovelha

Zona da Mata realiza 1º concurso de queijos de cabra e ovelha
Divulgação/Seapa

A Zona da Mata irá realizar o 1º Concurso de Queijo de Leite de Cabra e Ovelha da Região Sudeste. A competição acontecerá no dia 6 de julho na cidade de Coronel Pacheco, localizada a 184 quilômetros de Muriaé, e engloba a programação da 17ª edição da Cabra Fest, evento que irá movimentar a região entre os dias 5 e 7 de julho. Os produtores interessados em participar do concurso podem se inscrever até o dia 28 de junho.
A competição será dividida em duas categorias. A primeira é para derivados do leite de cabra, com as premiações para queijo fresco; queijo massa lática temperado, queijo massa láctea não temperado, maturação até 30 dias, maturação acima de 30 dias e outros, a exemplo de mofo e minerais. Já a categoria para derivados do leite de ovelha terá premiações para queijo fresco massa mole, queijo maturado – 30 a 90 dias de massa prensada, massa temperada e outros, a exemplo de mofo e minerais. A comissão julgadora será formada por técnicos, especialistas do setor, chefs, jornalistas e referências da gastronomia.
O concurso é destinado aos produtores do estados do Sudeste, onde a Associação dos Produtores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Accomig/Caprileite) realiza o controle leiteiro oficial do Capragene®, Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros da Embrapa. Para participar do concurso, é necessário que o produto possua pelo menos um dos selos de inspeção, municipal, estadual ou federal (SIM, SIE ou SIF).

Inscrição
Para se inscrever, o produtor deve preencher a ficha de inscrição que consta no regulamento e enviá-la junto com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 100, para o e-mail caprileite@terra.com.br . Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3371-2507.
O evento é uma realização da Caprileite/Accomig em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Embrapa, Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco e Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata Mineira (Caprima).
Workshop gratuito
Ainda na programação da 17ª edição da Cabra Fest será realizado, no dia 5 de julho, o 16º Workshop “Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica”. O evento é direcionado a estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e produtores das áreas de caprinocultura e ovinocultura leiteira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo pelo site da Embrapa .
A Cabra Fest é a mais tradicional festa da cabra leiteira de Minas Gerais e foi criada para promover a produção de caprinos e derivados, além de mostrar o potencial do segmento na região da Zona da Mata.
 


Fonte : Tribuna de Minas
Transcrito Rádio Muriaé

Nenhum comentário:

Postar um comentário