segunda-feira, 17 de junho de 2019

MTur fiscaliza 119 meios de hospedagem em Aparecida (SP)

Formalização dos empreendimentos no Cadastur é obrigatório e dá mais segurança ao turista na hora da contratação de serviços para viajar
Por Geraldo Gurgel
O principal destino de turismo religioso do país, Aparecida (SP), recebeu esta semana uma equipe de fiscais do Ministério do Turismo encarregados de orientar a formalização de meios de hospedagem no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur). As visitas foram feitas em 119 hotéis, pousadas e demais empreendimentos do setor de acomodações no município, que tem o Santuário Nacional de Aparecida como atrativo principal e recebe cerca de 12 milhões de visitantes por ano.
“Nosso objetivo é sensibilizar o trade turístico como um todo sobre o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. É importante reforçar que os fiscais de turismo do MTur têm papel primordialmente educativo e que queremos conscientizar os prestadores de serviços turísticos da importância de se regularizarem no Cadastur”, explica a coordenadora-geral de Regulação e Fiscalização do Ministério do Turismo, Tamara Galvão.
Apesar de ser um importante destino turístico do estado de São Paulo e do país, apenas 47 meios de hospedagem da cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, estão regularizados no Cadastur. A ação de fiscalização foi precedida de um encontro com hoteleiros, gestores e demais prestadores de serviços turísticos locais para explicar a importância da formalização para a prestação de serviços de qualidade, além dos benefícios do Cadastur para os municípios que integram o Mapa Brasileiro do Turismo.
Além dos meios de hospedagem, guias de turismo, agências de viagem, transportadoras turísticas, parques temáticos, acampamentos turísticos e empresas organizadoras de eventos são serviços de cadastro obrigatório no Cadastur. O cadastro certifica ao turista que o serviço por ele contratado é regularizado. Com o número de registro regular, os prestadores de serviços turísticos conquistam benefícios como acesso e participação em programas e projetos apoiados ou promovidos pelo Ministério do Turismo, ações de qualificação profissional do governo federal, acesso a linhas de crédito especiais para o setor, além e maior visibilidade do negócio no site do Cadastur.
O banco de dados do Cadastur, além dos inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro. O sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nas 27 Unidades da Federação e permite ao turista encontrar prestadores de serviços turísticos cadastrados em todo o país.
O cadastro online de empresas e profissionais prestadores de serviços turísticos é rápido e totalmente gratuito. Clique aqui para acessar o Cadastur e fazer o seu cadastro agora mesmo.
Edição: Vanessa Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário