sexta-feira, 21 de junho de 2019

Empresários de Pedra Menina se unem e criam Fórum Permanente de Turismo de Pedra Menina. Que irá traçar ações e medidas para atender as necessidades do crescimento do turismo nessa rica e belíssima região.

Nessa segunda feira, um café coletivo na Casa do Lago em Pedra Menina, reuniu Empresários e Empreendedores de Pedra Menina.
Após o café, o casal anfitrião do espaço cedido Casa do Lago, Mário e Márcia, fizeram as exposições dos motivos que levaram a esse encontro: O crescente fluxo turístico e também o crescimento de inúmeros empreendimentos. Fazendo com que se unam para ajudar a fortalecer e criar uma rede de comunicação e informação para o atendimento às necessidades do turismo e dos empreendimentos. 
Após as apresentações de todos. Formou-se por sugestão da criação do Fórum Permanente de Turismo de Pedra Menina. Que irá traçar ações e medidas para atender as necessidades do crescimento do turismo nessa rica e belíssima região. 
Os temas principais e medidas imediatas, após a formação da Comissão composta de 4 membros que irá ajudar a concentrar as ações e compartilhar as medidas e parcerias necessárias.
Na oportunidade foram debatidos os problemas na coleta dos resíduos(lixo) do lado mineiro e do lado capixaba. Ficando decidido o Fórum enviar uma comunicação/solicitação aos responsáveis pelo serviço de coleta em ambos os municípios: Espera Feliz e Dores do Rio Preto. 
Sobre a sinalização turística necessária todos aprovaram as medidas necessárias. 
Também foi discutido a realização de um concurso para embelezamento, padronização publicitária/informativa e paisagismo de toda a comunidade e entorno. Pinturas de faixadas com tintas naturais e um concurso a ser realizado para essa iniciativa. Os trabalhos deverão serem feitos em mutirão comunitário.
Na oportunidade os participantes elegeram a Flor
Bico de Papagaio Dobrado. Conhecida também como Rosa Africana e, por indicação de turistas que se encantaram com as flores na paisagem, denominando-a:  Bico de papagaio do Caparaó. Sendo portanto a Flor de referência da região. Um trabalho de compartilhamento de mudas e paisagismo irá ser realizado por todos.
Várias dicas de novas oportunidades, empreendimentos e iniciativas empreendedoras foram discutidas e apresentadas. 
Também  foram apresentadas propostas de criação de resgate cultural e criação da identidade gastronômica de toda a comunidade. Assim como a realização de um Agenda Cultural de eventos. Um festival do Café e Festival de Blues e Jazz. Além de eventos gastronômicos. Para julho tiveram a iniciativa de criarem um Festival de Foundae. 

O empresário Mario(Casa do Lago) falou sobre o Cadastur e a necessidade de todos se cadastrarem para projetos e iniciativas a serem realizadas.
A adesão ao Fórum foi unânime. Rico de iniciativas. Assim como essa união.
Na oportunidade falamos dos projetos: Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira e outros projetos e parcerias para desenvolvimento e parcerias. Pois Pedra Menina é palco de nossos eventos e roteiros turísticos pelas suas belezas e encantos.
Dia 16 de novembro na 5ª Expedição OFF ROAD da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira estaremos visitando com os inúmeros participantes essa rica e belíssima região. Vamos conhecer o Lado Capixaba do Pico da Bandeira. As belíssimas cachoeiras do Parque Nacional do Caparaó. Os cafés especiais premiados e iremos almoçar no delicioso Restaurante Picanha Dourada. Com sua gastronômica de que tem sido destaque nessa região. 
Parabéns à todos os empresários(as) e empreendedores de Pedra Menina pela brilhante iniciativa. 
Éocombatente e Eocombatente Adventure - Agência de Turismo Receptivo também serão parceiros e incentivadores. Contem sempre conosco. 
Sobre a realização do Cadastro no Cadastur do Ministério do Turismo nos colocamos desde já. Juntamente com o parceiro GUIA de TURISMO Ricardo Canibal. Para ajudar a realizar os cadastros. Só agendar e nos solicitarem. Estamos à disposição.
Confiram os registros. Sob as lentes do Éocombatente. Dos participantes dessa criação: Fórum Permanente de Turismo de Pedra Menina. 
Cliquem em mais informações a seguir para visualizar todas as fotos.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário