Com edital de licitação do DER, número de dispositivos vai dobrar em relação ao sistema de monitoramento atual
Um edital de licitação lançado em fevereiro pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) prevê dobrar o número de radares fixos nas rodovias estaduais de Minas sob a jurisdição do órgão. Só na Zona da Mata, serão mais de 50 novos dispositivos, conforme levantamento realizado pela Tribuna. Além dos quase 60 monitoramentos ativos em estradas como as MGs-133, 353,285, 447 e LMG-874, serão instalados em torno de 55 aparelhos em rodovias como a AMG-3085 (kms 1 e 15), que interliga a BR-040 à MG-353, a partir de Juiz de Fora.
Segundo o DER, a empresa vencedora do certame vai operar, ao todo, 995 radares no estado. Atualmente, existem na malha estadual 469 unidades voltadas para a fiscalização de velocidade, mas o contrato atual vence em 2021. Com o incremento de mais 526 monitores, o número chegará à beira dos mil aparelhos que ficarão sob responsabilidade da nova firma. O edital foi publicado no Diário Oficial do último dia 13.
O aumento em mais de 100% dos equipamentos é justificado pelo órgão pela íntima relação entre o controle de velocidade e a redução de acidentes nas rodovias, já que os motoristas vão precisar redobrar a atenção ao trafegarem pelos trechos. Na MG-133, por exemplo, além dos pardais já existentes, há previsão de instalação no km 28,5, na altura de Piau. Ubá (LMG-850, km 14 e MGC-120, km 706,9) e Divinésia (MG-124, km 78) são outras cidades referências para novos dispositivos, assim como Cataguases (MGC-120, kms 749,7 e 759,7), Rio Pomba (MGC-265, km 123,5) e Goianá (MG-353, km 48,8).
Segundo o gerente de Tráfego, Segurança Viária e Faixa de Domínio do DER-MG, Cristiano Coelho, cerca de 714 milhões de veículos foram fiscalizados pelos equipamentos de controle eletrônico em 2020. A medida resultou em 743.745 autuações por excesso de velocidade. O número, entretanto, que representa apenas 0,1% dos veículos monitorados, é considerado pequeno e indicaria, na opinião do gerente, que a grande maioria dos condutores entende e respeita o Programa de Controle de Velocidade do estado de Minas Gerais.
Já o diretor de Operação Viária do DER-MG, Anderson Tavares Abras, reforça que a licitação objetiva proporcionar melhores condições de segurança aos usuários das estradas em Minas. Os pontos escolhidos para a instalação dos novos radares levou em conta estudos e levantamentos de pontos problemáticos. “O programa de Controle de Velocidade foi elaborado a partir de levantamento de dados de acidentes ocorridos na nossa malha rodoviária. As informações colhidas foram objeto de estudo de tráfego, buscando a identificação de pontos críticos, onde observou-se que a severidade dos acidentes estava diretamente relacionada aos excessos de velocidade dos veículos envolvidos. Diante disso, há a necessidade de um controle eficaz e permanente”, explica Anderson, por meio da assessoria.
A prestadora do serviço será contratada por 30 meses, prorrogáveis por mais 30. O investimento está estimado em torno de R$ 140 milhões, e as empresas interessadas têm até o dia 8 de março para protocolar as propostas no edital 02/2021, que pode ser conferido no site www.der.mg.gov.br.
O documento está dividido em quatro lotes, conforme as coordenadorias regionais do DER-MG. O primeiro engloba rodovias das regiões Central, Centro-Oeste e Sul. O segundo, trechos localizados na região Central, Alto Paranaíba, Jequitinhonha e Triângulo. No terceiro, estão estradas do Norte, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Noroeste. Por fim, no quarto estão concentrados Campo das Vertentes, Zona da Mata e Sul de Minas.
Nota.
Aqui nós estamos livres de radares por enquanto. Mas cheios de buracos.
Fonte Tribuna de Minas
Isto é a mais “Suprema Canalhice”. Descaradamente, é a oficialização da Indústria da Multa. O Estado buscando Caixa no meio de uma catastrófica pandemia. Vergonha. E as Estradas de MG um Queijo Suíço (só buraco). Onde está o Ministério Público. Vamos atuar MPMG!!!!!!!!!!
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