A partir da esquerda, em sentido horário: vice-presidente e presidente do CIITTA, Altamir Roso e Cleber Guarany, presidente do Grupo Agronelli, Marco Túlio Paolinelli, superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif e o gerente regional Caio Oliveira, na reunião em Uberaba
Uma série de cursos presenciais e online para capacitação no setor agropecuário será a primeira ação da parceria que está sendo firmada entre o Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia Agropecuária (CIITTA), a FGV Europe e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, por meio do escritório regional de Uberaba.
O objetivo é oferecer gratuitamente aos agricultores e extensionistas cursos online, com traduções para o inglês e francês, idiomas comuns no continente Africano. A definição foi feita durante reunião realizada entre os executivos do CIITTA e o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, na última sexta-feira (9) em Uberaba. Os cursos vão fazer parte da Academia CIITTA e atenderão os segmentos agrícola, pecuária, mecanização, ambiental, social e de gestão.
“Nós temos a pedagogia, inovação e conhecimento para firmar esta parceria. Já temos videoaulas prontas e ainda temos o modelo de aula virtual ao vivo com vários temas, que também podem ser implementadas. E todos os nossos cursos oferecem certificados”, explica Nascif. Ele destaca que a programação pode ser customizada para atender as necessidades específicas dos profissionais da África.
O presidente do CIITTA, Cleber Guarany, enfatiza que este será o maior projeto agropecuário da África e que terá o fator humano como foco. “A maioria da população está no campo e sedenta de cursos”, afirmou. O presidente do Grupo Agronelli, Marco Túlio Paolinelli, destaca a importância da interação com a comunidade local para o sucesso do projeto, considerado por ele como um “trabalho de futuro”.
O próximo passo para a finalização da parceria será a definição da grade e agenda de cursos a ser oferecida. “Agora vamos conhecer a demanda e montar o planejamento. E também vamos inserir a metodologia do nosso programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que poderá ser implantada em um segundo momento”, explica o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira.
O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, presidente do Grupo Agronelli, Marco Túlio Paolinelli e o gerente regional Caio Oliveira, na sede do CIITTA, na Fazenda Agronelli
Projeto
O CIITTA é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para fortalecer a agricultura nos países em desenvolvimento, por meio de iniciativas de transferência de tecnologia e atividades de treinamento e capacitação com foco em pequenos e médios agricultores.
O objetivo é trazer líderes dos técnicos e extensionistas ao Brasil para que possam receber capacitação e, posteriormente, serem multiplicadores deste conhecimento em seu país. A expectativa é atingir aproximadamente 6 mil profissionais na Nigéria, com intenção de expandir a ação para outros países do continente.
Além da sede em Uberaba, localizada na Fazenda Agronelli, o CIITTA vai disponibilizar para o projeto uma unidade na Nigéria e um total de 780 centros de serviços.
Fonte SENAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário