A principal fonte de renda das irmãs Kelly e Aline de Souza Reis é a pintura em tecido. Elas aprenderam a técnica no curso oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES e seguem se aperfeiçoando. Moradoras da comunidade de Conceição, em Carangola, elas atualmente trabalham por encomenda e divulgam e vendem as peças pelas redes sociais. Com isso o trabalho artesanal das irmãs já chegou a Muriaé, Divino, Juiz de Fora, e até a Miami nos Estados Unidos.
“Muitas pessoas conhecem nossos produtos e passaram a indicar nossos trabalhos e hoje não faltam encomendas. O dinheiro que a gente ganha aqui é graças a esses cursos do SENAR”, conta Kelly de Souza Reis.
As irmãs seguem se aperfeiçoando com ajuda do SENAR e essa semana participam de mais um curso de Pintura em Tecido ministrado pela instrutora Valéria Pagani Heringer de Miranda. Valéria destaca que a capacitação oportuniza que as mulheres rurais desenvolvam uma atividade acessível que pode ser feita em casa e gera excelente retorno financeiro.
“É muito importante oferecer formações que contemplem as mulheres. Nossos cursos têm transformado a vida de muitas delas. O artesanato, diferente das atividades sazonais, como a colheita de café, é feito o ano inteiro e garantindo renda sem sobrecarregar o corpo com tarefas mais pesadas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário