sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Hotel Poços do Fervedouro. Abandono total e sem qualquer proposta nos planos de governo de todos os candidatos. Um patrimônio de Carangola que poderia ter tido um outro destino e solução.


Estive nessa quinta feira na parte externa do Hotel Poços do Fervedouro em Fervedouro. 
O último Prefeito que fez algo foi Dr Adinar Monteiro de Paula. Sua proposta à época(1989/1992) seria de vender e investir os recursos na compra do terreno ao lado da Fafile para sua expansão. O velinho sempre foi um visionário. Infelizmente foi impedido por manobras judiciais ativadas por interesses politiqueiros. Quem perdeu foi Carangola e Fervedouro com essa briga e esse impedimento da venda. De lá para cá se arrasta e total abandono. O local vem sendo invadido e foi todo depredado. Está em ruínas. Além desse monumental espaço existe a área da piscina e toda uma área de reserva florestal.  
Quando eu estive à frente da Câmara Municipal de Carangola e da Secretaria de Meio Ambiente até tentei com o Estado de Minas, através do Secretário José Carlos Carvalho, Dr Geraldo Fausto, Humberto Candeas e Fernando Tonieto, a cessão em comodato na constituição do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro para que ali fosse instalado um centro de pesquisas. Mas infelizmente faltou apoio e vontade política em casa para apoiar a proposta. A Equipe da Secretaria Estadual e do IEF sempre apoiaram. Não que essa fosse a solução. Porém seria uma forma de preservar o patrimônio. 

Uma publicação de Laudemar Lalau, no  FB Carangola Atualmente, explica um pouco dessa história:


Em 29 de julho de 1976 foi lançada a pedra fundamental do Hotel Poços de Fervedouro, uma obra construída com recursos da Embratur, Prefeitura Municipal de Carangola e sociedade civil. O Hotel foi construído durante o regime militar, ocasião em que Carangola era uma Estância Hidromineral, devido às águas fervorosas do lugar. A área era considerada de segurança nacional durante o regime militar e face ao fato, Carangola teve, por vários anos, Prefeitos nomeados, até que em 1982 o então Governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, restabeleceu a autonomia política de Carangola, sancionando Lei votada e aprovada pela Assembleia Legislativa, sendo que em 1985 acontecia a primeira eleição direta desde a época em que Carangola fora transformada em Estância Hidromineral.

O fato é que apesar do grande investimento feito pela Prefeitura Municipal de Carangola na construção do Hotel que está situado em uma área de 26 alqueires, dos quais quase todos em mata fechada, o Hotel nunca entrou em funcionamento, tornando-se desta forma um "elefante branco". (Por Laudemar Lalau - FB Carangola Atualmente). 



O Hotel Poços do Fervedouro é uma empresa privada, uma S/A, que tem a Prefeitura de Carangola como acionista majoritário com 51% das ações, a extinta Embratur com 25% das ações e o restante de outros investidores e está um abandono total e sem qualquer proposta nos planos de governo de todos os candidatos. Um patrimônio de Carangola que poderia ter tido um outro destino e solução. Uma pena. 

Portanto Srs Candidatos. Fica a dica da busca de uma solução para Carangola e Fervedouro com esse empreendimento. Não é fácil e não será fácil. Mas tem que ter vontade. Essa que não aconteceu desde o Governo do Dr Adinar Monteiro de Paula. 


* Republicado

Nenhum comentário:

Postar um comentário