sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Os Aquedutos de CANTALLOC. Construídos há quase 3.000 anos no meio do deserto. Hoje nas eleições, por aqui, os candidatos não conseguem propor e conhecer com profundidade e clareza as perspectivas, propostas e necessidades da população. Querem enganar com propostas superficiais e enganosas que não poderão se cumprir.

Os Aquedutos de Cantalloc são uma das obras de engenharia hidráulica mais destacadas do mundo, construída no meio do deserto pela antiga cultura de Nazca (200 dC - 700 dC). 

Dos 46 aquedutos subterrâneos encontrados, 32 ainda estão em operação hoje, algo que começou no período pré-inca de 1500 anos atrás. Em alguns casos, alguns percorrem vários quilômetros abaixo da superfície até profundidades de até 12 metros. Os aquedutos  são conhecidos como puquios e permitiram à civilização Nazca distribuir água em um dos lugares mais áridos do mundo. Nos desertos e vales de Nazca, as secas podem durar anos, mas a civilização de Nazca conseguiu sobreviver e florescer nesta região.

Esse sistema hidráulico é uma combinação de túneis subterrâneos, pequenos reservatórios e estranhos orifícios em espiral que conduzem água dos aquíferos subterrâneos à superfície e  transporta água para terras agrícolas e áreas povoadas, fornecendo água potável.

Os puquios se conectam à água subterrânea, com a fonte muitas vezes a muitos quilômetros. A água foi então canalizada tanto no subsolo quanto na superfície, com algumas partes do sistema tendo vários ramos.

Os canais subterrâneos têm uma suave curvatura em forma de S ao longo de seu curso para controlar o fluxo de água. As laterais dos canais subterrâneos e de superfície são revestidas com pedras de rio que estão lá até hoje, mesmo depois de terremotos na região.

Ao longo de muitos dos canais subterrâneos existem estranhas construções semelhantes a poços em espiral, conhecidas como ojos (olhos). Além de serem pontos de acesso para coleta e inspeção, eles canalizam o vento para os canais subterrâneos. O vento ajuda a empurrar a água através do sistema, como bombas antigas.


Nota.

Os Aquedutos de CANTALLOC. Construídos há quase 3.000 anos no meio do deserto. Hoje nas eleições, por aqui, os candidatos não conseguem propor e conhecer com profundidade e clareza as perspectivas, propostas e necessidades da população. Querem enganar com propostas superficiais e enganosas que não poderão se cumprir. 

As Propostas de Governo que tivemos acesso até então permeiam a superficialidade. Em nenhuma delas está contemplada o incentivo ao Cooperativismo e os programas e projetos de base comunitária.  Além de problemas comuns e básicos como água potável, iluminação pública eficiente, preservação dos monumentos e prédios históricos, manutenção das estradas rurais(salvando-se à exceção( Pedra Dourada e São Sebastião da Vargem Alegre que desenvolveram programas de pavimentação de pontos críticos das estradas rurais). 

Muito CRTL C + CTRL V. Algumas até bem bonitas e arranjadas. Mas que faltam profundidade e principalmente prática da coletividade e do cooperativismo pelos pretensos candidatos e candidatas. Querem na maioria ser esses os Salvadores da Pátria e algumas com erros grosseiros também.

Confiram


ELEIÇÕES 2020. Desafio à todos os Candidatos: QUAL PLANO DE GOVERNO CONTEMPLA PROPOSTAS DE BASE COMUNITÁRIA E COOPERATIVISMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário