quarta-feira, 4 de março de 2020

Vereador de Itaquaquecetuba se une a ONG e cria o maior projeto de castração animal do Brasil. Enquanto isso, por aqui e toda a região, vivemos cantando aquela música da blitz para relatar os feitos: NADA, NADA, NADA

Até o momento, Castramóvel do vereador Dr. Edson da Paiol já castrou mais de 14 mil cães e gatos na Região do Alto Tietê

Controlar a reprodução descontrolada de cães e gatos, sejam eles abandonados ou domésticos, é um dos principais desafios para qualquer município com o mínimo de respeito pelos direitos dos animais. Essa tarefa requer planejamento, conhecimento e, acima de tudo, boa vontade. É um trabalho difícil, mas não impossível para o vereador de Itaquaquecetuba (SP) Edson Rodrigues, o Dr. Edson da Paiol (Podemos). Sozinho, ele já conseguiu a proeza que muitas cidades sozinhas nem passaram perto: criou um dos maiores programas de castração animal da história do Brasil: o Castramóvel, que já atendeu gratuitamente cerca de 14 mil cães e gatos.


Foto: Marcos Araújo / Cape Press Comunicação / DINO

Ciente da necessidade de controlar a reprodução desses animais, evitando assim que muitos deles sejam abandonados e perambulem pelas ruas das cidades, passando fome e sede, doentes, sendo maltratados e correndo todo o tipo de risco ou até sendo mortos, o Dr. Edson da Paiol criou o Castramóvel (um ônibus adaptado para a castração e atendimento médico gratuito de cães e gatos) e, semanalmente, castra centenas de animais em Itaquaquecetuba. Tudo gratuito.
Médico veterinário e ativista da causa animal, Dr. Edson da Paiol teve a ideia de criar um ambulatório animal móvel em 2017 e uniu-se ao Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (Gaari), uma ONG que ajudou a fundar no passado, para concretizar a ideia.
"Durante dois anos fui economizando do salário de vereador e juntando um pouco ali, outro aqui. Comprei o ônibus e aos poucos fui fazendo as alterações. No final do ano passado o Castramóvel ficou pronto", conta.
Uma vez pronto, no final do ano passado, o Castramóvel tornou-se um aliado na jornada do vereador em prol do bem-estar animal e semanalmente passou a atender os mais diversos bairros da cidade em um mutirão com médicos e estudantes veterinários da Gaari. Essas ações abrangem regiões classificadas como prioritárias, de acordo com critérios epidemiológicos, demográficos e sociais, destinado a atender a população de maior vulnerabilidade social e, portanto, menor acesso a serviços médicos veterinários.
"Com a castração a cidade terá menos abandono e menos transmissão de doenças, tanto de um animal para outro quando as zoonoses, transmitidas de animais para pessoas. A castração é de suma importância para controlar a natalidade dos animais e para administrar a saúde pública com menor custo e maior eficiência,", explica Paiol.
Em cada mutirão são feitas cerca de 250 castrações em dois dias no Castramóvel: cães em um dia e gatos em outros. E, de mutirão em mutirão, alguns até em outras cidades do Alto Tietê, o número foi crescendo.
"Nos últimos dias, batemos a meta de 14 mil castrações de cães e gatos em Itaquaquecetuba e região, nossa meta é fechar 2019 com 15 mil em mais quatro mutirões que devem ocorrer ao longo do mês", destaca o vereador idealizador do Castramóvel.
Após a castração, o vereador acompanha pessoalmente com voluntários a recuperação dos animais atendidos e dá toda a orientação aos donos deles tirando dúvidas e mitos sobre a castração. "Ao contrário do que muita gente pensa, a castração é um procedimento simples e seguro, não necessitando de internamento. A recuperação se dá em mais ou menos em uma semana e o único cuidado a ser tomado é para que o animal não arranque os pontos da cirurgia, já que eles coçam durante a cicatrização", finaliza.
Importância da castração
Além de evitar que os animais procriem descontroladamente - uma cadela entra no cio a cada seis meses e pode gerar até nove filhotes em cada ninhada, e uma gata entra no cio a cada três meses -, existem outras vantagens na castração: diminui o risco de problemas de saúde, principalmente tumores de útero, ovários e mamas nas fêmeas (as vacinas anticoncepcionais são prejudiciais à saúde da fêmea, podendo causar tais tumores) e de próstata nos machos; deixa o animal mais tranquilo e menos agressivo; diminui os xixis pelos cantos da casa; a cadela não entra mais no cio, não tendo assim mais o incômodo sangramento pela casa etc.
Biografia
Edson Rodrigues, mais conhecido como Dr. Edson da Paiol, tem 35 anos e é vereador pelo Podemos em Itaquaquecetuba. Dr. Edson é formado em Medicina Veterinária pela Universidade de Guarulhos (UNG) e pós-graduado em Ortopedia e Traumatologia em pequenos animais pela Universidade de São Paulo (USP). Também é um dos fundadores do Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (Gaari), que ajuda a animais abandonados em Itaquaquecetuba, auxiliando no recolhimento e nos cuidados com sua saúde, até que possam achar um novo lar.
Foi eleito vereador, pelo PTN, em 2016, atualmente é filiado ao Podemos e presidente da Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba.
Acesse:
Facebook: @DrEdsondaPaiol
Instagram: @dredsondapaiol
Fonte TERRA

Nota.

Enquanto isso, por aqui e toda a região, vivemos cantando aquela música da blitz para relatar os feitos: NADA, NADA, NADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário