domingo, 1 de março de 2020

Rio Carangola nos surpreende. Além de ouro produz ostras e quem sabe até pérolas. Enquanto isso para a população nosso Rio Carangola é uma Lixeira.


Percorrendo as margens do Rio Carangola, na quarta feira(19/02) pós enchente Janeiro de 2020, constatamos que cada vez mais o Rio Carangola nos surpreende: Pois além de ouro produz ostras e quem sabe dessas ostras produza até pérolas. 
Registramos na praia formada por um banco de areia que se formou ao lado da cachoeira no Camundá com um grande número de conchas de ostras. Uma preciosidade e raridade que desconhecíamos e não temos até então informação de registros. 
O Rio Carangola pela sua beleza e em todo o seu percurso encachoeirado produz energia. Além de ser em vários pontos ideal para a prática de boiacross e canoagem. Já estamos trabalhando para inserir aqui etapas de competições do calendário nacional de canoagem. Muita alegria e sonhos ele nos proporciona.
Mas enquanto isso para a população nosso Rio Carangola é uma Lixeira. 
Muito, muito, mas muito lixo nas margens e no rio flutuando.
Sacolas plásticas, garrafas descartáveis e inúmeros outros tipos de resíduos que são jogados pela população nos ribeirões, córregos que o abastecem e no próprio Rio Carangola.
Com a violência das cheias o Rio Carangola em alguns pontos aumentou sua calha causando uma ilusão aparente de aumento de seu tamanho de distância entre suas margens e vazão. Mas isso causa ainda mais assoreamento de todo o leito do Rio. Porém essa causa desse destruição natural tem outra causa: A destruição das florestas de topo de morro, encostas e matas ciliares que são a proteção dos rios.
Em diversos pontos em outros locais e margens aconteceu a sedimentação de todo esse material carreado formando praias de areia.  Na foto acima estamos vendo um ponto que há 2 meses registramos em nossa aventura de Boiacross e agora como está. Parecendo uma praia de areia. 
 Quanto às colocações acima da produção natural de ostras e pérolas. Estamos estudando e pesquisando com técnicos sobre esse assunto. Pois até então desconhecia a existência de conchas em nosso rio. Natural que se existem conchas existam ostras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário