quarta-feira, 4 de março de 2020

Nos acompanhe nesse registro da luta incansável de Educadores. A difícil rotina vivida e muitas das vezes não reconhecida e valorizada à sua grandeza.

O registro da dificultosa rotina de educadores. Percorrendo grandes distâncias com trabalho em 2 turnos nas escolas e a rotina continua quando chegam em casa todos os dias e ainda nos fins de semana. Uma rotina comum, que vivemos em nosso cotidiano e decidimos compartilhar. Para que outros conheçam e reconheçam o valor do trabalho dos Profissionais da Educação em seu dia a dia. 
Para começar vamos relatar o antes do começo do ano letivo. Pois ao final do ano letivo de 2019 muitos profissionais da educação já buscavam se organizarem para o próximo ano. Já que o concurso do Estado muitos desses ainda não foram todos nomeados e aqueles nomeados nem sempre estão próximos aos seus lares.
Pois bem, final do ano letivo de 2019 enfim férias. Férias??? Sem o 13º salário no Estado(mesmo fato ocorreu em 2018 e agora novamente em 2019). Nada de férias. Por sorte familiares que moram no litoral nos receberam e nos apoiaram. Onde por 4 dias pudemos aproveitar um pouquinho.

Logo no começo de 2020 a busca pelas vagas. Felizmente conseguiu. No entanto a cerca de 75 kms de casa(ida e volta 150kms/dia). Como fazer? Morando em Faria Lemos e dando aula na Comunidade de Bom Jesus do Madeira (em 2018 foi em São Pedro do Glória) pela manhã e à tarde em Carangola unindo com outros que também tem a mesma dificuldade. Então vamos minimizar esse sofrimento e partilhar a facilidade do acesso. Rachando o transporte. Vamos lá então. 

Saindo de casa às 05:10h, depois de acordar às 04:30h e ainda escuro, saímos de Faria Lemos e passamos por Carangola(15kms). Com estrada em péssimas condições. 
Em Faria Lemos, uma serviçal da educação, que precisa estar às 6h em Carangola também é nossa companhia e em Carangola mais uma batalhadora nos acompanha até Fervedouro onde leciona e um batalhador nos acompanha de Carangola até a Escola em São Pedro do Glória. Porém em Fervedouro outras 3 Batalhadoras nos acompanham. Mas espera aí 3 + 3 são 6 e o carro só tem 5 lugares. Mas temos que nos apertar pois com a constante chuva tive que ir como motorista, pois a estrada está sem situação de calamidade e então vamos o 6 no Uninho. Igual uma lata de sardinha.
Passamos por Fervedouro, depois de mais 30kms e, outra nos acompanha até São Pedro do Glória. Cerca de 15kms por estrada de terra que poderia estar melhor sem as tradicionais costelas. Já que a região é de muito saibro. 

Depois de passamos por São Pedro do Glória e deixarmos os que ali lecionam seguimos para Bom Jesus do Madeira e já no início das aulas às 7h e lá ficamos até às 11:20h. De lá partimos de volta. Pensa que a rotina terminou? Nada! Agora o 2º turno à tarde em Carangola que começa às 12:30h. São 17h e já são cerca de mais de 13h na corrida do dia a dia. Agora é hora de ir para casa. Casa? Chegando em casa é hora de alguns afazeres domésticos(que não são poucos) que tem que serem feitos às pressas porque tem que se preparar as aulas do dia seguinte. Isso vai no mínimo até às 23h. Então é hora de dormir. Pois daqui há pouco é hora de tudo de novo. Fim de semana a Rotina de preparação de aulas é também presente.

Esse nosso relato é uma forma de homenagear à todos os educadores(as). Vivemos esse cotidiano com alegria e felicidade. Trabalhoso, dificultoso e nem sempre reconhecido. Seja pelas autoridades e muitas das vezes pela própria população.

A todos vocês o nosso carinho, reconhecimento e os nossos parabéns. Que o criador lhes dê forças o suficiente para essa batalha cotidiana. Eu vi e vejo as dificuldades. Por isso sempre o nosso carinho e nosso reconhecimento. 

Vocês todos(as) são grandes Guerreiros(as) Educadores(as). Verdadeiros(as) COMBATENTES. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário