domingo, 1 de março de 2020

CORONAVÍRUS E A IGREJA: BISPO DA DIOCESE DE CARATINGA RECOMENDA POR PRECAUÇÃO QUE PARÓQUIAS E COMUNIDADES TOMEM ALGUNS CUIDADOS DURANTE AS CELEBRAÇÕES.

Na manhã deste sábado, 29 de fevereiro, o bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, assim como têm feitos outros bispos pelo país, emitiu uma orientação pastoral com precauções para a prevenção ao Coronavírus.

A orientação parte do pressuposto de que, apesar do rápido aumento do número de casos suspeitos colocar toda a sociedade em alerta, não é necessário que se crie pânico a seu respeito, uma vez que a mortalidade em sua decorrência é relativamente pequena e o Brasil, em especial, tem como ponto favorável o clima tropical, que pode ajudar a diminuir a proliferação, principalmente durante o verão.

No entanto, por segurança, o bispo recomenda que as paróquias e comunidades tomem alguns cuidados durante as celebrações, como suspender o gesto do abraço da paz; rezar o Pai Nosso sem dar as mãos; distribuir a Sagrada Comunhão diretamente nas mãos dos fiéis sob uma única espécie, ou seja, distribuir apenas a hóstia consagrada, sem o vinho; evitar apertos de mão e abraços durante momentos de acolhida; em salões e igrejas climatizados, recomenda-se regular o ar-condicionado (modo frio) para uma temperatura que seja a mais próxima possível da temperatura ambiente; e nos ambientes sem climatização, recomenda-se manter o espaço o mais ventilado e aberto possível.

“Contudo, há de se ressaltar nosso dever em não fomentar alarmes sobre o Coronavírus, mas ressaltar nosso compromisso com a vida do próximo. Que Deus nos preserve sempre de todos os males e nos ofereça a sua paz”, finalizou o bispo.

Fonte: Diocese de Caratinga.
Fotos: Reprodução/Internet

#zmnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário