domingo, 27 de outubro de 2019

NOTA DE ESCLARECIMENTO da DIOCESE de Caratinga

Nota de Esclarecimento

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Está rodando e visitando as casas no território de algumas comunidades e paróquias de nossa diocese de Caratinga, pessoas que aparentam ser padre da nossa Igreja Católica Apostólica Romana, vestindo-se como padre Católico de nossa Igreja e levando consigo a imagem de Nossa Senhora de Fátima, uma caixinha para ofertas, e utensílios para vender, tais como: Velas, anéis, cordões, terços etc. Confunde os fiéis católicos de nossa igreja de rito romana. Por isso segue-se um esclarecimento aos fiéis.
Esclarecimento aos fiéis católicos apostólicos romanos
Nossa Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica de Comunhão Romana vem sendo guiada desde o primeiro século pelos sucessores do Apóstolo São Pedro. Este estava à frente do Colégio Apostólico como instituiu Nosso Senhor Jesus Cristo. Os bispos sucessores dos apóstolos em comunhão com o Romano Pontífice nos garantem a pertença e a comunhão com a igreja universal Corpo Místico de Cristo.  Assim, rezamos em cada Celebração da Eucaristia pelo nosso papa Francisco e por nosso bispo Emanuel. Nesta prece rezamos pelos nossos pastores e ao mesmo tempo manifestamos publicamente nossa unidade com toda a Igreja.
A Igreja Católica desde o Concílio Ecumênico Vaticano II vem se esforçando no diálogo com as diversas confissões cristãs na busca da unidade tão desejada pelo próprio Cristo. Este diálogo e mesmo orações comuns não significam uma relativização da fé, dos dogmas ou da visão católica da fé cristã. Quando acontecem encontros dessa natureza: patriarcas, bispos, sacerdotes e pastores são recebidos com toda deferência, mas não há uma celebração eucarística em comum.
A Igreja Católica de modo oficial reconhece a sucessão apostólica e a validade dos sacramentos ministrados pelas Igrejas Orientais Ortodoxas e pelas Igrejas Ortodoxas de Tradição Bizantina em comunhão com o Patriarca de Constantinopla. Bem como das Igrejas dos Velhos Católicos surgida em Utrecht na Holanda em 1723 e de alguns grupos surgidos após o Concílio Ecumênico Vaticano I. Reconhecer a sucessão apostólica não significa poder fazer tudo em comum como celebrar ou receber os sacramentos. Uma coisa é a validade, outra coisa é a unidade.
Por isso é preciso ficar bem claro para todo católico, nossa Igreja Católica Apostólica Romana se manifesta na unidade com o Papa Francisco, com nosso Bispo Dom Emanuel e com os demais bispos das dioceses espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. A visibilidade da comunhão dos bispos se manifesta pela CNBB, órgão de comunhão entre os bispos católicos apostólicos romanos.
Em nosso país existe ampla liberdade religiosa, o que a ICAR deseja e incentiva de modo oficial pelos documentos conciliares. Respeitamos todas as religiões e denominações cristãs. Em muitas comunidades já é possível celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, mas tais iniciativas não significam uma unidade que supere as diferenças teológicas e pastorais. Rezar pela unidade é cooperar, no respeito às particularidades, para a construção de um mundo melhor, onde cada cristão pode deixar seu testemunho, sem, no entanto deixar seu credo e sua profissão de fé.
Nossa Igreja é jurisdicional, isso quer dizer que as comunidades e paróquias têm limites definidos. Em tal lugar paróquia tal, em outro lugar comunidade tal. Essa organização existe a fim de formarmos comunidades de convivência e celebração litúrgica. Qualquer trabalho missionário ou devocional deve primeiro ser comunicado ao pároco para que seja dada a devida autorização. Mesmo um padre quando é convidado para uma missa ou outra celebração tem o dever de comunicar ao pároco local. Assim, quem age diferente disso, somos levados a crer que não está em comunhão com nossos bispos e nosso Papa Francisco, que não faz parte de nossa Igreja Católica Apostólica Romana.  Nossas comunidades eclesiais devem ficar sempre atentas para pessoas que se apresentam como bispos, padres, seminaristas, ministros, missionários, freiras ou qualquer outro título católico, se não procurou o bispo diocesano ou o pároco local certamente não está na comunhão de nossa Igreja.
Segue abaixo informações sobre Igrejas Ortodoxas Canônicas no Brasil


 Fonte https://pascomcaratinga.com.br/2019/10/26/nota-de-esclarecimento/?fbclid=IwAR38_L7Du8nfbBsnIiYRc0TKOXBWOgA4XVNn1VIjTtYoLq9bM3Sdyc5Xzp8

Nenhum comentário:

Postar um comentário