segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Ciclo de palestras Sala Verde. Mais um encontro de sucesso foi realizado em Carangola

Ciclo de palestras Sala Verde. Mais um encontro de sucesso foi realizado em Carangola, Minas Gerais, onde nesta última quarta-feira (23/10/19) tivemos a presença de mais de 50 educadores, como Secretárias Municipais de Educação, Diretoras de 33 Escola Estaduais, Analistas Ambientais do IEF, Membros do Polo da CIEA de Carangola, Inspetoras Escolares e Equipe Técnica da Diretoria Educacional - DIRE de 11 municípios da área de jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Carangola para discutirem os rumos do Circuito Sala Verde onde o enfoque foi: PLANTANDO SUSTENTABILIDADE PARA COLHER QUALIDADE DE VIDA.

Promovido pela liderança do Instituto Estadual de Florestas - URFBio Mata em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais para a Mesorregião da Zona da Mata - CIEA MG ZM, as Superintendências Regionais de Ensino da Zona da Mata - SREs e o apoio da Universidade Federal de Viçosa - UFV, deu-se enfoque nos diversos aspectos da PERCEPÇÃO AMBIENTAL, SENSIBILIZAÇÃO E PLANEJAMENTO. Estes enfoques tiveram como objetivo levar AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS efetivas ao ambiente escolar. Informações pedagógicas e técnicas as professoras para a formação de novos cidadãos com nova mentalidade de respeito ao meio ambiente e de uso racional e inteligente dos recursos naturais.

A palestra ministrada pelo professor João Luiz Lani da Universidade Federal de Viçosa enfocou diversos aspectos como a necessidade do trabalho em EQUIPE, respeitar as diferenças e somarmos os esforços; a PERCEPÇÃO AMBIENTAL tendo com fonte a leitura de ambientes; a INTERPRETAÇÃO DOS FATOS, quando se recorre a academia, a ciência, para a compreensão dos fenômenos observados e a APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS de uma forma práticas trazendo resultados efetivos.

Após, este enfoque houve a reflexão sobre as características do povo brasileiro com base em estudos do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, e pôr fim, a busca de soluções no campo da educação ambiental e do melhor uso dos recursos naturais da região. Houve alta aceitabilidade, questionamentos e foi possível a todos os participantes debaterem o assunto colocando as suas ideias na busca de soluções.

Devido ao sucesso do Evento, o mesmo será repetido nos próximos meses nos municípios de Leopoldina, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova e Ubá. O objetivo é levar aos verdadeiros educadores, o ensino prático, dentro da nossa realidade e utilizar todo o potencial das nossas crianças e jovens na construção de uma nova cidadania.

A 2ª Etapa do Circuito Sala Verde será realizada no dia 20 de novembro de 2019 às 09:00 horas no Auditório do Intersind - Horto Florestal - no município de Ubá, e as demais a serem acordadas posteriormente.

Tendo como meta encerrar o Circuito Sala Verde com as 07 (sete) SREs da Zona da Mata mineira até o final de março de 2020, atenderemos aproximadamente 700 (setecentos) educadores em condições de propor novos projetos a serem implementados nas escolas e nos municípios, em parceria com o IEF - URFBio Mata, a CIEA MG ZM e parceiros locais, na busca de um ambiente com mais qualidade de vida nas escolar e nas comunidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário