terça-feira, 21 de maio de 2019

Tombos completa 167 anos nesse dia 21 de maio. Uma singela homenagem e os nossos parabéns.




Tombos completa 167 anos de emancipação política nesse dia 21 de maio.
Os Tombos de sua cachoeira lhe deram o nome.Os doces dessa Terra doce lhe dão sabor de infância.


Tombos tem a tradição da produção de derivados de cana: O açúcar mascavo, a rapadura, o mané mole("camelo") e as mais tradicionais cachaças de alambique: Cachaça do Ricardo, Cachaça do Paulinho Marcondes e a Tombos de Minas e Caramelado(Luiz Fernando) são alguns desses sabores especiais e estão na Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira.
Famílias inteiras produzem, sobrevivem do trabalho da produção dos doces das frutas da terra e mantem essa saborosa  e deliciosa tradição. O doce de goiaba, a goiabada cascão, é o mais concorrido. O de goiaba em folha(em partes). O de figo e o doce de laranja da terra. Esse, do pé de laranja da terra da antiga chácara da família Rodrigues Leite e Esteves, uma delícia. 
Um dia também foi produzido o doce de banana("Bananadinha ou Mariola") e ali, na Fábrica do Zé Morcef, passávamos todos os dias depois do banho no grilo para saborearmos as raspas. Hummmm o cheirinho e o delicioso sabor vieram na lembrança.
O Carnaval é a expressão maior da alegria de sua gente. Famílias e grupos, tradicionalmente Carnavalescos, promovem seus blocos e Agremiações Carnavalescas que dão um show na Avenida em ritmo, colorido, beleza e brilho. O mais tradicional Carnaval de Minas Gerais. O Carnaval é bonito. É diferente. Porque é da nossa gente. 
O Tombense, time centenário que destaca o nome de nossa cidade, com seu investimento elevou o nome da cidade de Tombos à todo o País e o mundo. 
Aqui. Todo mundo vê as pingas boas que nesse Tombos  eu bebo. Nem todos veem as piruetas e os Tombos de alegria que eu dou.
Nesse dia de seu aniversário relembramos o nosso presente. Pois nossa luta e sonho de promover e ajudar Tombos e toda região não é de hoje. Em 1997, como Secretário de Turismo em Carangola, inclui Tombos em um projeto regional de turismo e dele surgiram projetos, que com nosso apoio, patrocínio e incentivo seguiram e se destacam: O Caminho da Luz é um desses projetos.
Hoje outro projeto de desenvolvimento seguimos realizando e promovendo Tombos e toda a região. Projeto esse que se chama Rota do Cafés e Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. Esse, um projeto da região, para a região e para nossa gente. Não tem dono. O dono somos todos nós. Quem quiser percorrer e participar é livre. Não cobramos taxas. Não cobramos nada. Apenas doamos aquilo que temos de melhor: O carinho, a alegria, nossa receptividade e nosso sonho de transformar e melhorar nossa vida e de nossa gente. O que ganhamos com isso? A certeza que esse é o caminho certo. Aliás. Quem quiser também, mais uma vez, copiar e plagiar a ideia. Podem fazer. Pois se é para ajudar Tombos e a região. Será bem vindo. Pois assim sempre lutamos, batalhamos, sonhamos e trabalhamos. 
A cidade de Tombos. Minha Terra Natal. É tão cheia de belezas. É o lugar ideal para se curtir a natureza. Com esses versos, na tenra infância, já vivíamos o sonho, as belezas e os sabores de nossa Terra. Parabéns querida TOMBOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário