terça-feira, 28 de maio de 2019

Reportagem Exibida no Fantástico. Cartas anônimas estão ajudando na recuperação de pacientes internados no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna


O programa Fantástico fez uma reportagem sobre as cartinhas anônimas estão ajudando na recuperação de pacientes internados no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna. A boa ideia foi de duas irmãs, estudantes de Medicina, e uma professora delas. Isadora e Victoria criaram um projeto inspirado pela filosofia conhecida como “slow medicine”, medicina sem pressa. Nele, o destinatário e remetente não se conhecem. O carinho é anônimo, mas as palavras são verdadeiras injeções de ânimo.
“O tempo com o paciente era muito curto, muito rápido. Eram exames atrás de exames. Não tinha aquele tempo para ouvir o que o paciente sentia, o que estava acontecendo na vida dele”, contou Isadora ao Fantástico.
Uma das cartas:
Uma carta, mostrada no vídeo abaixo, foi endereçada ao seu Emanuel, que está internado. Ela foi escrita por Gabriel, um menino de 9 anos, filho da Dra. Tânia. Ele disse: “A doutora Sônia falou que o senhor está sozinho. Você não está porque Deus sempre está ao seu lado, mas você não pode vê-lo. Um abraço do seu amigo Gabriel”.
Seu Emanuel se emocionou quando ouviu as palavras do menino, lidas por uma das idealizadoras do projeto. “E ele, Emanuel, respondeu a carta do Gabriel!!!!”, diz a página Liga Acadêmica Slow Medicine no Facebook, onde o vídeo foi postado.

A ideia

Uma professora delas, e médica no hospital ligado à universidade onde elas estudam, conhecia o conceito de “slow medicine”. As três criaram uma liga acadêmica para desenvolver projetos como o “Ajude Com Cartas”, que tem como chave cartinhas para pacientes. Eram três mulheres idealistas e hoje são 25 pessoas na equipe. A divulgação do projeto na internet criou uma rede cada vez maior de colaboradores que escrevem do Brasil todo e até de outros países.
Veja a reportagem do Fantástico:
Tocador de vídeo
00:00
05:11
Da redação da 96.9 FM – Notícia Boa / Fantástico da TV Globo
Transcrito 96FM Itaperuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário