Para nossa alegria e imensa felicidade. Foi mais "um achado". A propriedade é conhecida com Fazenda dos Neto. Uma referência ao sobrenome familiar. Assim como também é conhecida e reconhecida como a Casa das 7 Mulheres.
Pois a matriarca, Vó Zica, teve 6 filhas e com ela se fez 7. Hoje, apesar da perda inestimável de uma das filhas, as netas e bisnetas completam. Lá morando cerca de 14 membros da família em uma união e congraçamento de uma de suas grandes riquezas.
Todos diretamente ligados à produção rural e a manutenção das tradições culturais da roça e das grandes fazendas. O imóvel, um casarão revestido em cedro o seu interior tem estimada sua construção há quase 300 anos, guarda a história de ser uma das mais antigas construções de todo o Vale do Carangola.
A recepção calorosa foi recheada pelo cardápio bem tradicional da família que encantou à todos. Com quase a totalidade dos produtos ali produzidos na própria fazenda. Somente o arroz que não é produzido. O feijão, o milho que fez o fubá do angu, a galinha, o porco, as verduras, os sucos, as frutas e os doces. Tudinho das mãos abençoadas que ali plantam e colhem. Além disso a família mantem a tradição de produção de doces, farinhas de milho e de mandioca e artesanatos. Mantendo viva a chama de cultuarem a união de toda a família e toda a comunidade.
Uma placa cunhada na madeira e fixada na parede na entrada chama a atenção para o bom humor e a alegria que se expressa nessa frase:
Sejam bem vindos a este hospício. Porque aqui somos todos loucos. Uns pelos outros.
Ali fomos apenas nos certificar das grandes possibilidades que esse rico e caloroso lugar familiar e de grandes história nos apresenta.
O lugar já passa à partir de então a fazer parte de nossos roteiros de aventura. Da Rota do Café & Cachaça e também irá fazer parte do Roteiro a ser criado pela turma do Curso de Turismo Rural.
Janelas para as Montanhas nossa sugestão. Pois o encanto e a beleza do lugar pode ser admirada pelas inúmeras janelas dessas riquezas centenárias em nossa rica e belíssima região. Em uma Conexão Parque Estadual do Brigadeiro com o Parque Nacional do Caparaó. Aguardem as novidades.
Vamos em breve voltar para vivenciarmos o dia à dia da Fazenda Vista Alegre. Já marcamos para o Dia do Abate dos porquinhos e nos deliciarmos com toda a preparação dos quitutes de porco. Como se vê na foto eles já estão bem cevadinhos e prontinhos para o abate e se transformaram nessas delícias. Torresmim de porco à pururuca.
Em novembro, em nossa 5ª expedição OFF ROAD da Rota do Café & Cachaça também iremos passar por lá. Além de outras inúmeras oportunidades que vamos criar. Pois a recepção é calorosa e saborosa. Remetendo os nossos paladares à nossa tenra infância.
Lá já recebemos mais um apelido: CHICO DA PANELA. Uma referência usada pela Matriarca Vó Zica à iniciativa que tive de comer na panela que fez o angu. Aproveitando a rapa do angu. Tem coisa mais gostosa que isso? Sempre que for lá. Vou comer na panela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário