terça-feira, 26 de maio de 2020

BARREIRAS SANITÁRIAS CHEGAM AO FIM NESTA SEGUNDA=FEIRA 25/05.

COMITÊ COVID-19| Em reunião nesta segunda-feira, dia 25, do Comitê Gestor do Coronavírus em Cataguases, foram apresentadas ações desenvolvidas pelas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social para combate à doença .... Entre as deliberações, ficou decidido que as barreiras sanitárias instaladas pela Prefeitura de Cataguases, no dia 23 de março, nos principais acessos da cidade, serão retiradas hoje.
A ação foi adotada para evitar que pessoas de outras regiões pudessem trazer o vírus da Covid-19 para o município. Para o Comitê Gestor, as barreiras sanitárias em Cataguases tiveram um resultado positivo, oferecendo ampla divulgação sobre os cuidados sobre a disseminação do vírus, inclusive sobre a importância do uso de máscara de proteção, formas de higienização e necessidade de distanciamento social. Após 63 dias de operação, foi verificado que as barreiras poderiam ser suspensas pelos seguintes motivos: já haver transmissão comunitária do vírus no município, liberação do acesso de transporte de passageiros de outros municípios, aumento da testagem no município com testes rápidos nas UBS ( unidades básicas de saúde) e exame PCR pelo HC ( Hospital de Cataguases ), Vigilância em Saúde eficiente com o controle do monitoramento dos casos notificados e seus contatos, finalização do oitavo andar para leitos clínicos e leitos de UTI para atendimento COVID já em etapas finais e contratação de uma enfermeira que irá realizar também a coleta de exames PCR nas residências dos pacientes que forem avaliados pelos critérios de coleta nas UBS ( Unidades Básicas de Saúde), garantindo acesso e qualidade na assistência dos usuários SUS. Além de toda a rede da atenção básica estar organizada, capacitada e com EPI necessário ao atendimento SUS, algumas UBS estão atendendo com horário estendido para garantir atendimento aos usuários SUS.
Nesses 63 dias de barreira sanitária, mais de 330 municípios chegaram em Cataguases por motivos diversos. “As barreiras sanitárias cumpriram, portanto, seu papel”, confirma a Secretaria de Saúde, Daniela Rezende e o Presidente do Conselho de Saúde.


Nota

Essas chamadas barreiras sanitárias tem pouca efetividade e certamente, apesar de não deixarem claro, que essa não funciona. Um risco a quem ali trabalha maior que os poucos benefícios. 
Estamos sendo expostos sim a inúmeros testes de laboratórios de medidas pouco eficazes essa é a realidade. Ações que trazem uma falsa sensação de segurança. 
Parabéns a Cataguases, a Carangola e a Espera Feliz que viram que as chamadas barreiras sanitárias efetivamente não cumprem seu papel por diversos motivos.
O MELHOR É FICAR EM CASA. QUEM PODE.....




FONTE É DO PRÓPRIO SITE DA PREFEITURA
Transcrito. https://c-m-m-noticias.blogspot.com/2020/05/barreiras-sanitarias-chegam-ao-fim.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário