sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Com um frio de 5ºC, na Sede do Parque Estadual do Brigadeiro na manhã dessa quinta feira, o Grupo de Agentes de Turismo Rural das Matas de Minas realizaram visitas técnicas e se encantaram com as belezas e potencialidades da região.


Nessa quinta feira as visitas técnicas do Grupo de Agentes de Turismo Rural das Matas de Minas foram realizadas nos empreendimentos no entorno e na Sede do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro(PEB). Local onde os participantes enfrentaram um frio de 5ºC pela manhã na Sede do PEB.
Esse 5º Módulo - Meios de Hospedagem e Alimentação  - está sendo ministrado pela Turismóloga e Empresária Fernanda Silva que também é Instrutora do Senar. O curso tem 15 participantes de Carangola, Divino, Caparaó e Faria Lemos. 


Pela manhã fomos diretamente à Sede do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Sendo recepcionados pela Bióloga e Monitora Laurihelen que falou da história e a importância do PEB. Logo após as visitações o encontro com a Diretora Rose. Ainda no local uma visita ao Mirante da Igrejinha. 
De lá seguimos para Bom Jesus do Madeira e na Comunidade dos Galdinos, recepcionados pelo Sr Adão e Dona Maria, um delicioso almoço e o conhecimento do empreendimento de Turismo Rural. Também no local em sua história teve o dedicado trabalho do Sr José Luiz da Emater. Conforme nos relatou Sr Adão.
De lá seguimos para o Rancho e Cachoeira do Thomaz. Onde no local recepcionados pelo Celino do Thomaz conhecemos a história da fabricação da farinha de fubá torrado, a farinha de Biju e a farinha de milho. Assim com o funcionamento dos monjolos que há quase 8 décadas fazem a farinha. Também visitamos a belíssima cachoeira do Thomaz com sua imponência e beleza. Logo após o retorno.
Confirmado o dia 19 de setembro no Hotel Fazenda Búfalos em Carangola a data de lançamento das Rotas de Turismo Rural das Matas de Minas e formatura desse grupo. 
O curso de AGENTE DE TURISMO RURAL promovido pelo Senar/Faemg e parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Carangola, Divino e Caparaó tem  uma carga horária de 224 horas, o programa é dividido em módulos que abordam conhecimentos sobre potencialidade e oportunidade de negócios turísticos no meio rural; sustentabilidade, oportunidade e desenvolvimento de produtos e negócios turísticos; prevenção de acidentes no ambiente rural; condução de turismo; hospedagem em áreas rurais e atendimento ao cliente; meios de alimentação e comercialização de produtos e negócios turísticos no meio rural.A característica básica da capacitação é a de agregar valor à propriedade rural e aos produtos e culturas existentes na região, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.



Éocombatente Adventure, Rota do Café e Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira e Conexão Parques Itacolomi, Brigadeiro a Caparaó - Janelas para as Montanhas - também apoiando e participando dessa grande iniciativa.
Sendo esse roteiro realizado nessa quarta feira parte integrante de nossas aventuras e expedições.


Esse grupo em desenvolvimento também formalizou uma parceria com o Conselho das Matas de Minas que é uma organização que reúne diversas entidades, cooperativas de crédito, sindicatos, associações, cooperativas de produção da Região das Matas de Minas e que é composta de 63 municípios. Tendo esse Grupo sido denominado: Grupo de Agentes de Turismo Rural Matas de Minas. 

Confiram os registros desse dia de visitação técnica sob as lente dos participantes. Clicando em mais informações.





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário