Medidas como orquestração e cominação de
diferentes ferramentas antifraude e biometria facial e são medidas recomendadas
para os players de e-commerce
Produzido pela EY, o estudo Future
Consumer Index (FCI) trouxe um ponto de alerta aos players de e-commerce do
Brasil. De acordo com o levantamento, 71% dos consumidores virtuais têm muito
medo de fraudes e roubos de identidade online. Além disso, 69% deles são
inseguros com relação à segurança de seus dados, com medo de vazamentos ou
infecções por vírus.
De acordo com Nathan Marion, gerente
geral da Yuno, orquestradora global de pagamentos, a preocupação é válida,
visto que infelizmente as fraudes online têm tomado cada vez mais corpo no
e-commerce. “Recentemente, uma pesquisa da ClearSale mostrou que o feriado de
Natal registrou mais de R$ 83 milhões em tentativas de fraude no comércio
online. Mesmo sendo um número reduzido em relação ao ano anterior, ainda é um
grande montante perdido. Além disso, um outro levantamento, desta vez da
Juniper Research, aponta que prejuízos oriundos de golpes em pagamentos online
chegarão a US$ 343 bilhões de dólares até 2027”, complementa o executivo.
Porém, como se precaver desse tipo de
ação que assombra tanto o e-commerce? Para Nathan Marion, o consumidor precisa
estar cada vez mais atento, porém, as principais medidas devem ser tomadas
pelas empresas do segmento, pois elas têm a obrigação de cuidar da privacidade
dos dados de seus usuários. “A principal e mais óbvia delas é a contratação de
soluções antifraude. Elas auxiliam na identificação de transações fraudulentas
e validam os dados de cada usuário com segurança”.
No entanto, o executivo alerta que a
contratação de somente uma solução pode não ser tão efetiva. “Os golpes estão
cada vez mais elaborados, de modo que investir em um só antifraude não torna
aquele comércio seguro. Isso porque os criminosos entendem muito de tecnologia
e conseguem quebrar sistemas com facilidade. Portanto, quanto mais proteção o
e-commerce tiver, mais dificuldade o malfeitor encontrará para tentar alguma
coisa ruim, o que pode fazê-lo desistir de sua missão”.
Marion aponta a biometria facial como
uma das mais efetivas contra roubos de identidade. “Com essa solução, o
consumidor não precisa digitar diversos dados na plataforma. Basta apenas
registrar o seu rosto que o sistema já o reconhece automaticamente. Como a face
de cada pessoa é única, as chances de fraude se reduzem bastante. Mesmo se o
criminoso tentar burlar a tecnologia mostrando uma foto da vítima, a plataforma
não irá cair, já que ela identifica pontos específicos daquele sujeito e sempre
pede para fazer movimentos, como sorrir ou piscar”.
O executivo também menciona a
orquestração de diversas ferramentas em conjunto como medida para as empresas
se prevenirem de golpes. “Além de gerenciar todos os métodos de pagamento em
uma só plataforma, esse tipo de solução se utiliza das principais soluções
antifraude do mercado, o que diminui a possibilidade de operações suspeitas”,
complementa Marion.
Para finalizar, Nathan Marion atesta que
os players que investem em soluções antifraude garantem o sucesso do seu
negócio e, de quebra, a satisfação do seu público. “Ao pensar na segurança do
seu principal motor, o empresário do ramo está investindo na sustentabilidade
de sua operação, já que um cliente satisfeito sempre volta. Com isso, ele tem
maior garantia de sucesso, mais tempo para administrar sua empresa e também
economizar, já que contratar soluções antifraude pode ser mais interessante
financeiramente do que empregar mais funcionários para a função. Além disso, as
empresas com boas práticas costumam ser reconhecidas com um selo, o que só
aumenta a credibilidade no mercado”.
*Sobre a Yuno
A Yuno, orquestradora global de
pagamentos, oferece soluções globais de software e infraestrutura de pagamentos
para empresas de médio e grande porte. Com a capacidade de integrar mais de 100
métodos de pagamento através de uma única plataforma, a Yuno permite que as
empresas facilitem, gerenciem e otimizem seus processos de pagamento, criando
rotas inteligentes, maximizando a conversão e enriquecendo a experiência do
cliente. Seu portfólio robusto inclui grandes marcas como Rappi, Open English,
Monnet, e conta com o respaldo de investidores renomados como Andressen
Horowitz, Kasek e Monashees."
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