sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Nessa sexta feira no Santuário de Santa Luzia em Carangola um encontro especial com os Padres Eguinaldo e Igor. Na oportunidade a acolhida na chegada do novo Pároco e um profícuo bate papo para resgatar e construir memórias e histórias de fé e religiosidade de nossa gente. VEM NOVIDADES BOAS POR AÍ com essa importante acolhida.

Nessa sexta feira no Santuário de Santa Luzia em Carangola um encontro especial com os Padres Eguinaldo e Igor. Na oportunidade a acolhida na chegada do novo Pároco(Padre Eguinaldo) e um profícuo bate papo para resgatar e construir memórias e histórias de fé e religiosidade de nossa gente. VEM NOVIDADES BOAS POR AÍ com essa importante acolhida. 

Na oportunidade o Padre Igor falou do Retiro de Carnaval que irá acontecer em Espera Feliz no antigo Seminário. Reunindo participantes de toda a forania da região. Importante destacar a participação da comunidade e o grande movimento que acontece nesse período e a Igreja incentivando cada vez mais. 

Na oportunidade apresentamos a Rota do Café e Cachaça, essa criação do Éocombatente/VEM COM A GENTE, que tem promovido toda a região e o convite para que esses conheçam esse importante trabalho. 

ROTA do CAFÉ e CACHAÇA e suas Conexões. Quer conhecer? VEM COM A GENTE. 

VEM COM A GENTE em nossas saborosas, emocionantes e deliciosas aventuras da Rota do Café e Cachaça e suas Conexões.

Você gosta de Aventuras?

Vem com a Gente 


Roteiros de 2025:

- Rota do Café e Cachaça(Caparaó/Pico da Bandeira, Matas de Minas, Montanhas Capixabas e Conilon ES - Cafés Especiais, as Cachaças Artesanais de Alambique e suas Conexões)

- Carnaval na Rota do Café e Cachaça de 01 a 05/03. Conexão Brigadeiro Caparaó 

- Jalapão.  De 20 a 28.07 (Férias Escolares JULHO)

- Serra da Canastra - Queijo Canastra de 14 a 18/05.

- Queijo e Azeite - Mantiqueira. Agosto

- Estrada Real - Caminho VELHO. Setembro

- Rota Imperial. Outubro 

- Conexão Santuário de Nossa Senhora Aparecida - Novembro 

- 2026. Conexão Caminhos para o Mar de 29/01 a 01/02.

- Roteiros Personalizados. De acordo com sua disponibilidade e de seu grupo 

(32)984-887-230

@vem_com_a_gente


#jeep

#utv

#quadri

#moto

#4x4



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Dia Internacional das Mulheres: 9 livros para leitoras de fé

No Dia Internacional das Mulheres, celebramos não apenas a força e as conquistas femininas, mas também, as histórias de fé, renovação e esperança que sustentam a caminhada de tantas mulheres diariamente. 

Para aquelas que encontram na espiritualidade o seu alicerce, a leitura se torna uma poderosa aliada no crescimento pessoal e na construção de uma vida mais plena. 

A seleção abaixo reúne obras escritas por autoras a fim de inspirar mais mulheres a florescerem em tempos difíceis, fortalecerem seus lares, cuidarem da alma e edificarem umas às outras em comunhão. Cada livro também traz experiências reais das escritoras e reflexões sobre as vivências femininas, sempre sob a luz encorajadora da Palavra de Deus. 

Confira a lista completa e escolha a próxima leitura que irá transformar sua relação consigo mesma e com o propósito divino. 

É tempo de florescer: Quézia Cádimo Fernandes utiliza as estações do ano como metáfora para as experiências humanas, inspirando as leitoras a confiarem no tempo de Deus em todos os ciclos da vida. Neste lançamento, um dos mais vendidos de 2025 na categoria não-ficção, a pastora mostra que períodos de seca, escassez, frio e colheita fazem parte dos propósitos divinos, e encoraja as mulheres a firmarem as raízes em Jesus a fim de florescerem em meio às adversidades. 
(Onde encontrarAmazon) 

Devocional Mulheres: Escrito pela best-seller Viviane Martinello, este é um guia espiritual transformador para cristãs que desejam fortalecer a fé e renovar o relacionamento com Deus. O devocional oferece 365 dias de reflexões baseadas na Palavra, com lições de coragem, perseverança e amadurecimento espiritual. Com orações, ensinamentos e espaço para anotações pessoais, a obra inspira mulheres a superarem desafios cotidianos e cultivarem uma rotina espiritualmente saudável. 
(Onde encontrarAmazon) 

Juntas: Este devocional reúne ensinamentos das autoras e pastoras Camila Barros, Midian Lima, Raquel Lima e Gabriela Lopes, para cristãs encontrarem a própria força interna. O livro aborda a importância da união feminina no cumprimento do propósito de Deus, ao destacar o poder da coletividade e do apoio mútuo entre mulheres. As escritoras compartilham experiências de fé, conselhos e atividades práticas. 
(Onde encontrarAmazon) 

Simples assim: Uma oportunidade de fortalecer a fé, encontrar a força feminina interior e praticar a gentileza consigo mesma. É isso que oferece este devocional de 65 dias às mulheres, guiando-as em uma caminhada transformadora. Cada dia traz reflexões e orientações práticas para uma vida de devoção, com insights espirituais de Bruna Vieira, Isa Dimas, Jay Santana, Jey Reis, Ludmila Dias, Thais Linares e Vitoria Dozzo. 
(Onde encontrarAmazon) 

O óbvio sobre família precisa ser dito: O que torna uma casa em um lar? Segundo a escritora e comunicadora Laila Coelho, o lar é mais do que paredes e móveis: é o lugar onde se constroem memórias, se fortalecem laços e se vivem os valores familiares mais importantes. Neste livro, ela traz lições poderosas sobre família, casamento, criação dos filhos e espera durante o tempo de solteira, a fim de ajudar as leitoras a edificarem o ambiente doméstico com a glória de Deus. 
(Onde encontrarAmazon) 

Aprovada: A dor não precisa ser o destino, mas um ponto de partida para a reconstrução de uma identidade fundamentada na fé. É o que afirma a pastora Bianca Franco neste lançamento. A fim de ajudar outras mulheres a se libertarem das cicatrizes do passado, ela revela como descobriu o caminho da cura por meio da compaixão e da intervenção divina. Este livro é um convite a todas que também carregam os traumas da rejeição a se aproximarem de Jesus para encontrar a verdadeira aceitação. 
(Onde encontrarAmazon) 

Cristianismo no feminino: Lidice Meyer convida a um mergulho sensível nas trajetórias de mulheres que foram essenciais para o nascimento e o florescimento da fé cristã. A antropóloga conduz a uma jornada de descoberta e de valorização das mulheres que sustentaram os alicerces da Igreja e continuam a inspirar milhões de pessoas ao redor do mundo. O livro possui ilustrações criadas por artistas mulheres, que em cada capítulo traduzem a beleza, a força e a espiritualidade feminina. 
(Onde encontrarAmazon) 

Conversa com Deus Pai: Amanda Veras propõe 365 reflexões diárias que trazem acolhimento e conforto para a alma. Mergulhe em um diálogo íntimo e espiritual com Deus neste livro inspirador, repleto de mensagens que tocam o coração e conduzem à paz interior. Cada página oferece uma jornada de autoconhecimento, proporcionando momentos de introspecção e conexão profunda com o divino. 
(Onde encontrarAmazon) 

Feito para Mulheres: Terapeuta, palestrante e pastora, Cibele Brito reflete sobre os dilemas das mulheres contemporâneas e ajuda aquelas que precisam encontrar a verdadeira felicidade em meio aos desafios cotidianos. Ao atravessar áreas diversas, como carreira, relacionamentos e saúde mental, mostra como a fé em Deus e a espiritualidade podem contribuir para as leitoras se fortalecerem e descobrirem suas identidades. 
(Onde encontrarAmazon) 


Em busca da verdadeira autonomia

No livro A Síndrome da Gueixa, a psicóloga ayurvédica Luciana Leon reflete sobre o autoconhecimento e a emancipação emocional

Abdicar das próprias vontades e sonhos para priorizar as necessidades do próximo. Este é um comportamento comum percebido pela psicóloga Luciana Leon ao longo dos anos de clínica terapêutica. A especialista notou neste padrão que, ao atender às expectativas alheias, há geralmente um anseio do paciente em ser aceito pelo outro. A análise deste tipo de atitude, que parece vir desde a infância, e as possibilidades de remediá-la, estão no centro do livro A Síndrome da Gueixa.

Em um contexto arquetípico, a figura da artista japonesa é usada para representar alguém que estabelece como meta de vida servir ao outro. Segundo a autora, a criança que não se sente amada leva seu desejo de pertencimento para a vida adulta, e essa angústia se transforma em submissão. Porém, ao se tornar invisível para si, a pessoa acaba também não sendo vista por aqueles ao seu redor. Embora as gueixas sejam tradicionalmente apenas mulheres, todos os gêneros podem reproduzir essa postura servil.

Com casos clínicos reais, a autora exemplifica as diferentes manifestações e nuances deste condicionamento, e de que maneiras a vida dos envolvidos é prejudicada por ela, como o caso de uma paciente que tenta há anos realizar o sonho do próprio negócio, mas não sabe se conseguirá sem o apoio dos pais. Desta forma, ao longo das páginas do livro é possível acompanhar pessoas com posturas submissas em relacionamentos familiares, mas também afetivos e de amizade.

Através dos ensinamentos da Psicologia do Yoga e do Ayurveda, práticas milenares de origem indiana, é incentivado ao leitor o desenvolvimento pessoal, e a entrar em contato com as verdadeiras motivações. Para a autora, o livro não apenas foi uma forma de se despedir da própria faceta de gueixa, mas de apresentar caminhos para outras pessoas presas a este comportamento.

 

Autoamor é autocuidado. O autoamor é central. É o objetivo final, porque quando nós nos amamos é um indicativo de que, enfim, estamos nos vendo mais próximos do que somos de verdade. É escolher bem não só como nos alimentamos, mas os amigos, ambientes, estímulos. Autoamor é cuidar para não nos negligenciarmos por preço algum. (A Síndrome da Gueixa, pág. 71)

Com linguagem cotidiana acessível e acolhedora, A Síndrome da Gueixa reflete sobre a importância da autonomia e da busca por maturidade emocional, sem idealizações. Através de sua trajetória pessoal e profissional, Luciana Leon demonstra como romper condicionamentos e construir a própria maneira de estar no mundo. 

FICHA TÉCNICA

Título: A Síndrome da Gueixa
Autora: Luciana Leon
Editora: Viseu
ISBN: 9786525496115
Formato: E-book
Páginas: 226
Preço: R$ 9,90 (e-book)
Onde comprar: Amazon

Sobre a autora: Luciana Leon tem formação em psicologia, com pós-graduação em Medicina Ayurvédica pelo Suddha Dharma Mandalam É palestrante e professora de Yoga formada pelo Simplesmente Yoga, além de terapeuta Ayurvédica formada pelo Centro de Medicina Indiana do Rio de Janeiro e Vedic Counselor certificada pelo American Institute of Vedic Studies, ministrado pelo Dr. David Frawley. A síndrome da Gueixa é seu primeiro livro.

Redes sociais da autora
Instagram: @lucianaleon108

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

365 dias para despertar o seu lado campeão


Jogador da Juventus Gleison Bremer, ao lado do especialista em desenvolvimento mental para atletas, Thiago Linhares, lançam devocional com técnicas para fortalecer corpo, mente e alma

Espiritualidade, ciência e histórias de superação de esportistas que conquistaram o sucesso dentro e fora das quadras. Essa é a tríade que embasa o devocional Bom dia, Campeão, resultado de uma parceria entre o jogador da Juventus e zagueiro da Seleção Brasileira, Gleison Bremer, e o coach e especialista em desenvolvimento mental para atletas, Thiago Linhares. Com linguagem acessível, o lançamento é um recurso para enfrentar os desafios do cotidiano, além de auxiliar no alinhamento de objetivos pessoais com os propósitos de Deus.

Mais do que guiar os leitores a exercitarem a fé nos 365 dias do ano, os autores compartilham métodos que combinam princípios cristãos com ideias contemporâneas de neurociência e psicologia esportiva, a partir de estratégias práticas, como planejamento de carreira, meditação e visualização positiva do que cada um deseja para a vida. O livro ainda conta com perguntas diárias que estimulam a autoavaliação, trechos bíblicos, espaços de anotações, insights que ajudam a desenvolver resiliência e reflexões sobre como alcançar a alta performance.

Para ilustrar de qual forma a combinação entre fé e determinação é capaz de superar qualquer adversidade, Bremer e Linhares apresentam cases reais de personalidades que são exemplos de êxito pessoal, profissional e espiritual para se inspirar. É o caso do atacante Neymar, que se destacou por uma trajetória planejada desde a infância; Rebeca Andrade, ginasta medalhista olímpica, que demonstrou resiliência ao superar sérias lesões no joelho; e Hernanes, que deixou a cidade natal para realizar o sonho de se tornar um jogador de futebol bem-sucedido.

Gleison Bremer também compartilha a própria jornada a partir desses três pilares que moldam o livro. Desde a criação em Itapitanga, na Bahia, até seu reconhecimento como um dos principais defensores do futebol mundial, o atleta destaca o papel de ter fé e seguir princípios cristãos, da consciência e do treino mental na superação das dificuldades na carreira, como as barreiras culturais.

A consciência também é um dos pontos fundamentais da performance individual, especialmente na metodologia socrática, que se apoia em perguntas estratégicas para expandir a mente e revelar novas possibilidades, assim como Jesus fazia. O questionamento reflexivo pode desobstruir o potencial interior [...] Jesus foi mestre em utilizar perguntas que despertavam a consciência e conduziam as pessoas a uma grande reflexão e transformação. Afinal, o verdadeiro jogo se vence ao viver segundo os propósitos divinos.
(Bom dia, Campeão, p. 11)

Bom dia, Campeão é um devocional para todos que desejam fortalecer o corpo, a mente e a alma, cuidar do bem-estar emocional e atingir a tão sonhada excelência, não apenas no esporte, mas em qualquer área da vida.

Ficha Técnica:
Título: Bom dia, Campeão
Subtítulo: Devocional: Consciência e Deus
Autores: Gleison Bremer e Thiago Linhares
Editora: Sou a Ideia
ISBN: 978-65-84904-21-7 
Edição: 1ª ed., 2024
Formatos: físico e digital
Número de páginas: 390 
Onde encontrarAmazon

Sobre os autores:

Gleison Bremer Silva Nascimento, mais conhecido como Bremer, é um futebolista brasileiro, cristão, que atua como zagueiro na Juventus, na Itália, e integra a Seleção Brasileira. Iniciou a carreira no futebol em 2014 no Desportivo Brasil, sendo emprestado ao São Paulo em 2016, quando jogou no sub-20. Em 2018, foi para o Torino, da Itália, onde se consolidou como o melhor defensor da temporada. Em 2022, assinou com a Juventus, tornando-se um dos principais zagueiros do clube, sendo eleito para a seleção do Campeonato Italiano. Convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira em 2022, Bremer estreou em uma vitória contra Gana e compôs o elenco na Copa do Mundo do Catar como titular na partida contra Camarões. Além de craque de futebol, ele é escritor de “O Zagueiro de Aço: chutando destinos, o legado de Bremer”, autobiografia escrita também em parceria e coautoria de Thiago Linhares.

Redes sociais:
Instagram
@Bremer

Thiago Linhares é escritor, master coach e um dos maiores especialistas em desenvolvimento mental para atletas em todo o mundo. Atualmente, é doutorando em Coaching, pela Florida Christian University e possui especializações em Psicologia Esportiva, Psicologia Positiva e Coaching, Liderança e Coaching, além de ser Practitioner em Programação Neurolinguística. Com mais de 20 anos de experiência, prepara mentalmente atletas de diversas modalidades e oferece suporte a pais, treinadores, gestores esportivos e líderes empresariais. Seu trabalho foca na performance individual, compondo aspectos mentais, emocionais e espirituais. Como cristão, Linhares une ciência e princípios baseados na Bíblia em sua abordagem profissional.

Redes sociais:
Instagram: 
@LinharesCoach  | YouTube@ThiagoLinhares
Site: www.linharescoach.com.br 

Pesquisadora defende a ciência como estratégia de gestão para líderes

Em livro, Marcia Esteves Agostinho revela aplicação dos conceitos da Teoria da Complexidade para solucionar dilemas nas organizações

Com os desafios do universo corporativo cada vez mais dinâmicos e interconectados, surge a necessidade de novas abordagens para enfrentar os problemas emergentes. É nesse contexto que a Matrix Editora lança Gerir Como um Cientista, assinado pela doutora e pesquisadora Marcia Esteves Agostinho.

A obra, vencedora do 2º Concurso Escritores Admiráveis, convida gestores e profissionais de diversas áreas a revisitar os conceitos de liderança e administração sob a ótica da Teoria da Complexidade. Essa área de estudo busca compreender sistemas complexos que interagem de maneira dinâmica e imprevisível e podem ser encontrados em áreas como a biologia, economia, física e sociologia.

No livro, a autora aplica os conceitos da Teoria da Complexidade na gestão organizacional ao propor um modelo inovador, inspirado por princípios científicos, que compreende as empresas como sistemas vivos, complexos e interdependentes. A autora explora temas como autonomia, cooperação, auto-organização e a valorização da capacidade reflexiva, oferecendo ao leitor ferramentas teóricas e práticas para adaptar suas habilidades gerenciais às demandas de um mundo em constante transformação.

Dividida em cinco capítulos, a obra apresenta uma introdução aos desafios contemporâneos da gestão e expõe as ciências da complexidade como ferramentas para enfrentá-los. Um dos destaques do livro é a abordagem centrada na autonomia, que promove empresas mais adaptativas e resilientes. Marcia também compartilha um estudo de caso sobre empresas de biotecnologia no Brasil, ilustrando como os princípios apresentados podem ser aplicados na prática. No capítulo final, a autora desafia os leitores a refletirem sobre o propósito das organizações, levantando uma questão provocativa: “A quem elas servem?”

Gerir Como um Cientista é uma leitura indispensável para gestores de todos os níveis hierárquicos, jovens profissionais que aspiram a cargos de liderança e todos aqueles que desejam repensar suas práticas de gestão. A obra é especialmente relevante para quem busca soluções modernas e adaptativas que vão além dos modelos tradicionais de administração. Mais do que um guia prático, o livro promove uma transformação no olhar do leitor, mostrando que a ciência pode – e deve – ser uma aliada poderosa na condução de negócios rumo ao sucesso.

Ficha técnica

Livro: Gerir Como um Cientista - Os quatro princípios gerenciais das organizações adaptativas
Autoria: Marcia Esteves Agostinho
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-6556165257
Páginas: 162
Preço: R$ 34,00
Onde encontrar: AmazonMatrix Editora

Sobre a autora

Marcia Esteves Agostinho é pioneira no estudo da Teoria da Complexidade aplicada à gestão. Neste livro, ela integra de maneira única sua experiência no ambiente corporativo, adquirida em grandes empresas de consultoria internacionais, com seu conhecimento teórico e científico. Com doutorado em Engenharia pela COPPE-UFRJ e em História pela Universidade de Rochester, Nova York (Estados Unidos), Marcia tem livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Combinando uma rica vivência profissional com uma sólida formação acadêmica, a autora é uma referência essencial na área

Redes sociais da autora

Sobre o concurso

O concurso Escritores Admiráveis, promovido por Lilian Cardoso, CEO da LC – Agência de Comunicação, é uma oportunidade para que talentos literários sejam conhecidos e reconhecidos pelo grande público. O maranhense Chico Fonseca, com o romance “Amores, Marias, Marés”, foi o ganhador da primeira edição. Em seu segundo ano, a honraria foi conquistada pela pesquisadora Marcia Esteves Agostinho com a obra “Gerir Como um Cientista”. Além da publicação e distribuição nos principais pontos de vendas do país, por meio das editoras parceiras, os vencedores também têm as obras divulgadas para a imprensa, blogs e influenciadores.

Sobre a Matrix Editora

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país, com mais de 1.000 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.

Poesia para os amores da vida


Construídos no formato dois em um, livros "Ave Mãe" e "Segredos nossos", de Neusa Azevedo, exploram encontros e desacertos nas relações humanas

A vida de cada pessoa (eu-lírico) é composta por afetos, descobertas e perdas que deixam marcas profundas e provocam transformações constantes. As alegrias e dores desse processo e a busca pela conexão com o outro são os temas que unem os livros Ave Mãe e Segredos nossos, da poeta mineira Neusa Azevedo. Embora sejam obras distintas, são publicadas em conjunto, criando um vínculo entre suas temáticas e experiência de leitura diversificada no formato “dois em um”.

Em Ave Mãe, o foco do texto está na figura materna e sua influência. Inspirados pelo processo de luto vivido pela própria autora, os versos apresentam uma matriarca amorosa e acolhedora, com papel central na vida dos filhos. Por meio de memórias como o café da manhã de todo dia, conversas no sofá e os ensinamentos na infância, é prestada uma homenagem para aqueles que partiram e uma reflexão sobre como lidar com a perda a cada dia.

Todos os poemas do mundo eu os faria
para a senhora, minha mãe.
Amá-la é uma recompensa da vida.
Dar-lhe o que de mim mais pulsa
É um modo de viver as escolhas no mundo.
Escolho estar com a senhora.
Regar meu coração com tudo que regou meus sonhos.
(Ave Mãe, p. 21)

Ao virar o livro e abri-lo pelo verso, o leitor encontrará os poemas de Segredos nossos, que possuem um tom mais íntimo e reflexivo. Ao mesmo tempo que exploram memórias de amores vividos, desacertos e sonhos não realizados, a autora traz questionamentos sobre as incertezas do futuro. Os versos também exaltam a busca constante pela alegria de viver, seja nas amizades, no contato com a natureza e na própria escrita.

Sou do mundo e no mundo vivo.
Sou de um lugar e vivo nele, dentro dele.
Mas, não sei se inteiramente vivo no mundo de todos.
Porque sou só, de uma solidão dos elefantes no deserto.
E meus versos não me tiram a condição de solitude.
Através da poesia eu me faço olhar.
Não é através dos versos que deixo de ser só.
Sou mais só também por eles. Para que brotem e existam.
Sou uma criatura a querer entender o significado da vida:
Por isso escrevo
Por isso busco
Por isso brigo
Por isso me encerro em meu aposento.
(Segredos nossos, p. 56)

Ave Mãe e Segredos nossos compõem a quarta publicação de Neusa Azevedo, que já havia participado de antologias de contos e publicado os livros de poesia Pensamento em ReticênciaVersos Virgens e Arquitetura dos Dias. Ao explorar diferentes facetas das emoções com sensibilidade, intensidade e bom humor, os dois livros formam um mosaico de relações humanas e tudo que elas podem oferecer.

FICHA TÉCNICA

Título: Ave Mãe / Segredos nossos
Autora: Neusa Azevedo
Editora: UmLivro
ISBN: 9786558728795
Páginas:184
Preço: R$56,90
Onde comprar: Amazon

Sobre a autora: Neusa Azevedo é professora e vive na cidade de Tiros, em Minas Gerais. Já trabalhou como Coordenadora do Patrimônio Cultural de Tiros e do Jornal Expressão Tirense. Possui Pós-Graduação em Teoria da Literatura, Ensino Religioso, Psicanálise e cursa história da Filosofia. Além de ter participado de antologias de contos, já publicou os livros de poesia Pensamento em ReticênciaVersos Virgens Arquitetura dos Dias.

Redes sociais da autora

Facebook: Neusa Azevedo
Instagram: @autora.neusa.azevedo

Sapatos, picolés e a maluquice de uma mãe

Na história de um garoto criativo e curioso, a educadora Ana Cristina Zanette ensina crianças sobre empatia e pertencimento

José Carlos é um menino curioso, cheio de energia e opiniões sobre a vida. A mãe Flor é amorosa e sempre o incentiva a ler, mas ele opta por usar o tempo livre com atividades que rendam algum dinheiro. Após tentativas frustradas, o garoto de 10 anos percebe que trabalhar não é tão simples quanto imaginava. Baseada na experiência com o filho e outras crianças em sala de aula, a educadora Ana Cristina Zanette publica O adoráaaavel José Carlos, uma história sobre a importância da responsabilidade e o amadurecimento na infância. 

Durante as férias escolares, José Carlos decide que quer ganhar dinheiro como engraxate, inspirado nos homens do centro da cidade. Apesar do apoio do pai, logo ele percebe o quão difícil é trabalhar, e que existem crianças que precisam fazê-lo não por escolha, mas necessidade. Ao notar essas desigualdades, compreende como ajudar alguém pode ser ainda mais recompensador. 

Ainda hoje fico pensando nesses meninos, que continuam lá na praça engraxando sapatos, ou esperando alguém que ainda precise ter os sapatos engraxados. (O adoráaaavel José Carlos, p. 26) 

Desenhadas pelo artista Alexandre Pimenta, as ilustrações vibrantes sobre os aprendizados do garoto complementam a linguagem lúdica e o tom bem-humorado de Ana Cristina Zanette. Com uma oralidade próxima do universo infantil, a autora ensina sobre autovalorização, empatia e pertencimento, como a relação afetuosa entre o protagonista e a avó Nina, que sempre transmite valores de amor e confiança para ter uma vida mais feliz. 

A escritora, também especialista em Língua Inglesa, insere expressões em inglês, como no choice (sem escolha), expert (especialista) e bike (bicicleta), para despertar o interesse por um novo idioma e exemplificar como essas palavras podem ser usadas no cotidiano. Ao final do livro, há uma seção chamada English Time, com outros termos que reforçam o aprendizado e ampliam o vocabulário dos leitores de maneira divertida. 

Por meio das experiências narradas pelo protagonista, O adoráaaavel José Carlos incentiva as crianças a refletirem sobre as próprias atitudes ao abordar ainda temas como sustentabilidade e reciclagem; relações de trabalho e consumo; incentivo familiar para alcançar os sonhos; e a importância da leitura e da escrita para o autoconhecimento e respeito ao próximo. “Procuro espelhar as histórias em fatos que observei ou vivenciei, para que seja um espelho na vida dos leitores”, conclui Ana Cristina Zanette. 

FICHA TÉCNICA
Título: O adoráaaavel José Carlos
Subtítulo: Sapatos, picolés e a maluquice de minha mãe
Autora: Ana Cristina Zanette
ISBN: 978-65-5872-828-3 
Páginas: 44
Preço: R$ 44,90 (físico) | R$ 15,90 (e-book)
Onde comprar: Amazon Um Livro 

Sobre a autora: Nascida em Criciúma (SC), Ana Cristina Zanette é graduada em Letras, especialista em Língua Inglesa e atua como educadora, desde 1987. Membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), em Santa Catarina, se dedicada a explorar o maravilhoso mundo da literatura infantojuvenil, com uma observação cuidadosa desse universo, aliada à inspiração na própria vida e criação do filho João Antônio. O adoráaaavel José Carlos marca sua estreia na literatura.   

Instagram da autora: @anacriszanette 

Site da autora: https://anacriszanette.com.br/