quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Pesquisadora defende a ciência como estratégia de gestão para líderes

Em livro, Marcia Esteves Agostinho revela aplicação dos conceitos da Teoria da Complexidade para solucionar dilemas nas organizações

Com os desafios do universo corporativo cada vez mais dinâmicos e interconectados, surge a necessidade de novas abordagens para enfrentar os problemas emergentes. É nesse contexto que a Matrix Editora lança Gerir Como um Cientista, assinado pela doutora e pesquisadora Marcia Esteves Agostinho.

A obra, vencedora do 2º Concurso Escritores Admiráveis, convida gestores e profissionais de diversas áreas a revisitar os conceitos de liderança e administração sob a ótica da Teoria da Complexidade. Essa área de estudo busca compreender sistemas complexos que interagem de maneira dinâmica e imprevisível e podem ser encontrados em áreas como a biologia, economia, física e sociologia.

No livro, a autora aplica os conceitos da Teoria da Complexidade na gestão organizacional ao propor um modelo inovador, inspirado por princípios científicos, que compreende as empresas como sistemas vivos, complexos e interdependentes. A autora explora temas como autonomia, cooperação, auto-organização e a valorização da capacidade reflexiva, oferecendo ao leitor ferramentas teóricas e práticas para adaptar suas habilidades gerenciais às demandas de um mundo em constante transformação.

Dividida em cinco capítulos, a obra apresenta uma introdução aos desafios contemporâneos da gestão e expõe as ciências da complexidade como ferramentas para enfrentá-los. Um dos destaques do livro é a abordagem centrada na autonomia, que promove empresas mais adaptativas e resilientes. Marcia também compartilha um estudo de caso sobre empresas de biotecnologia no Brasil, ilustrando como os princípios apresentados podem ser aplicados na prática. No capítulo final, a autora desafia os leitores a refletirem sobre o propósito das organizações, levantando uma questão provocativa: “A quem elas servem?”

Gerir Como um Cientista é uma leitura indispensável para gestores de todos os níveis hierárquicos, jovens profissionais que aspiram a cargos de liderança e todos aqueles que desejam repensar suas práticas de gestão. A obra é especialmente relevante para quem busca soluções modernas e adaptativas que vão além dos modelos tradicionais de administração. Mais do que um guia prático, o livro promove uma transformação no olhar do leitor, mostrando que a ciência pode – e deve – ser uma aliada poderosa na condução de negócios rumo ao sucesso.

Ficha técnica

Livro: Gerir Como um Cientista - Os quatro princípios gerenciais das organizações adaptativas
Autoria: Marcia Esteves Agostinho
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-6556165257
Páginas: 162
Preço: R$ 34,00
Onde encontrar: AmazonMatrix Editora

Sobre a autora

Marcia Esteves Agostinho é pioneira no estudo da Teoria da Complexidade aplicada à gestão. Neste livro, ela integra de maneira única sua experiência no ambiente corporativo, adquirida em grandes empresas de consultoria internacionais, com seu conhecimento teórico e científico. Com doutorado em Engenharia pela COPPE-UFRJ e em História pela Universidade de Rochester, Nova York (Estados Unidos), Marcia tem livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Combinando uma rica vivência profissional com uma sólida formação acadêmica, a autora é uma referência essencial na área

Redes sociais da autora

Sobre o concurso

O concurso Escritores Admiráveis, promovido por Lilian Cardoso, CEO da LC – Agência de Comunicação, é uma oportunidade para que talentos literários sejam conhecidos e reconhecidos pelo grande público. O maranhense Chico Fonseca, com o romance “Amores, Marias, Marés”, foi o ganhador da primeira edição. Em seu segundo ano, a honraria foi conquistada pela pesquisadora Marcia Esteves Agostinho com a obra “Gerir Como um Cientista”. Além da publicação e distribuição nos principais pontos de vendas do país, por meio das editoras parceiras, os vencedores também têm as obras divulgadas para a imprensa, blogs e influenciadores.

Sobre a Matrix Editora

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país, com mais de 1.000 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário