quarta-feira, 31 de maio de 2023
Abertas as Inscrições para o 2º Lote da 9ª Expedição OFF ROAD da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira com programação especial nessa edição com a CONEXÃO SERRA DO BRIGADEIRO. VEM COM A GENTE. VAGAS LIMITADAS.
A inscrição é por veículo e com roteiro com novos e deliciosos atrativos. Fazendo conexão com a Serra do Brigadeiro e muitas novidades. Vem com a gente.
Clique no link a seguir para se inscrever:
https://forms.gle/uTkBMthqqYJDTLsC8
Aos apaixonados por aventuras, conhecimentos, prazeres e emoções. Venham com a gente nessa 9ª Expedição OFF ROAD da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira com programação especial nessa edição com a CONEXÃO SERRA DO BRIGADEIRO.
De 02/11 a 05/11 acontece a 9ª Expedição OFF ROAD. Evento Coletivo para um grupo de até 100 veículos e 200 participantes. Outros grupos podemos marcar e agendar essa aventura de acordo com a sua disponibilidade. Fazemos o roteiro de acordo com a sua programação, interesse e disponibilidade.
Informações: Xyko Eocombatente Contato (32) 9-9923-9337(zap) eocombatente@hotmail.com
A Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira em seu eixo principal com cerca de 500 kms é um percurso variado em OFF ROAD sobre as montanhas que formam o contorno e o entorno do belíssimo Parque Nacional do Caparaó. Local onde se situa o Pico da Bandeira - o 3º Maior Pico do Brasil e o mais acessível. Faz também conexão com diversas rotas e roteiros em emocionantes aventuras. Nessa 9ª edição vamos percorrer cerca de 500kms em busca do conhecimento da produção das cachaças artesanais de alambique e dos premiados cafés especiais das montanhas. Fazendo CONEXÃO com a SERRA DO BRIGADEIRO. Seus cafés especiais, cachaças de alambique, suas cachoeiras e suas belezas naturais.
Rota do Café & Cachaça se localiza no entorno do Parque Nacional do Caparaó. Portarias Mineira e Capixaba. Região das 3 Divisas MG/RJ/ES – Vértice Sudeste e nessa edição fazendo CONEXÃO SERRA DO BRIGADEIRO.
O percurso é feito preferencialmente por estradas de terra em belíssimos lugares pitorescos e atrações gastronômicas de toda essa região. A produção do mais genuíno produto brasileiro, a cachaça artesanal de alambique, é um dos destaques. Assim como também é destaque a produção dos premiados cafés especiais das montanhas do Caparaó e a produção de outros derivados de cana de açúcar (açúcar mascavo, rapadura e melado). Além da produção de derivados de leite e os queijos. Assim como a produção de derivados de suínos com força total e tradição na região. Dentre tantas outras atrações visitadas e importantes projetos turísticos gastronômicos e de desenvolvimento fomentados. Assim como as atrações do Parque Nacional do Caparaó pelo lado mineiro e lado capixaba. Com suas belíssimas cachoeiras e seu visual esplendoroso.
Toda a região é belíssima e é cercada de grandes montanhas e monumentos rochosos. A Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira é onde os participantes vão "Surfando nas belíssimas Montanhas e se deliciando com as mais tradicionais Cachaças Artesanais de Alambique e os Premiados Cafés Especiais Premiados dessas Montanhas do Caparáo, Serra do Brigadeiro e das Matas de Minas" e é um percurso variado em OFF ROAD por estradas vicinais, antigos leitos de Ferrovia e áreas rurais de plantações cafeeiras.
Confiram o regulamento
REGULAMENTO PARTICULAR
ART. 1º – DESCRIÇÃO:
1.1 – A 9ª Edição da Expedição OFF ROAD da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira que acontece de 02 a 05 de novembro de 2023 - CONEXÃO SERRA DO BRIGADEIRO é um evento sem qualquer conotação competitiva e segue todas as leis de trânsito vigentes no país. Portanto, todos os veículos, condutores e ocupantes destes veículos devem seguir as normas do código nacional de trânsito.
ART. 2º - RESPONSABILIDADES
2.1 - O ato da inscrição caracteriza a declaração dos participantes e seus responsáveis legais que assumirão todos os riscos da mesma, consigo ou com outrem, com seus veículos e equipamentos, isentando organizadores e patrocinadores, de quaisquer ocorrências incomuns ou comuns, independentemente do tipo ou natureza, que possam ocorrer antes, durante ou depois do evento.
2.2 O Termo disponibilizado deverá ser assinado por cada participante e seus responsáveis. Sendo assinado e entregue no início do evento. Quando os mesmos receberão os Kits de participação.
ART. 3º – Inscrição/Reservas/Pagamentos.
3.1 – O preenchimento desse formulário, o envio on line e o pagamento da taxa de inscrição já se configura o ato de inscrição e a ciência de suas responsabilidades totais assumidas.
3.2 – De 1º de junho a 31 de junho o valor da inscrição individual será de R$250,00/veículo.
De 1º de julho ao dia anterior ao evento o valor das inscrições individuais serão de R$300,00/veículo.
Obs. Aos participantes dessa 9ª Expedição, que estiveram conosco em 2022 na 8º edição, a cada um(a) serão disponibilizados(as) 2 camisas dessa edição e evento.
Nosso objetivo principal, em reunir a todos, com confirmação antecipada com grande antecedência. Pois certamente contribui diretamente com a melhor organização e planejamento de todo o evento.
Esse valor de contribuição se refere ao trabalho de apoio, guiamento, levantamento, programação e logística de todo o evento.
Haverá a disponibilidade e venda de camisas(R$50,00 cada), souvernirs e lembranças durante todo o evento.
Tamanhos disponíveis das camisas. EXGG, XGG, GG, G, M e P. Informarem quando da inscrição.
AS vagas para os participantes são limitadas. Não deixem para depois. Poderá certamente não haver vagas nessa expedição. Junte sua turma e entrem em contato de acordo com sua disponibilidade para participar. Estamos prontos a atendê-los.
A taxa de Inscrição por veículo para 1 dia de participação no evento é no valor de R$150,00.
3.3 – Todas as demais despesas com hospedagens, alimentação e despesas com veículos. Abastecimento e manutenção são de responsabilidades dos participantes. Podendo optar o abastecimento a seu interesse. Porém indicamos sempre postos com combustíveis seguros e estrutura para atendimento.
* Os veículos deverão estar sempre abastecidos em cada largada todos os dias. Pois é difícil no decorrer do trânsito do evento realizar o mesmo. Isso atrasa e dificulta a mobilidade de todo o comboio. Pedimos a atenção e a compreensão.
** As reservas de hotéis, divulgados, são de responsabilidade de cada participante que terão a opção de escolha dentre os disponíveis em cada lugar estrategicamente sugerido pela organização.
*** Em caso de desistência e ou impedimento de participação e realização ao evento a organização irá apresentar alternativas de novas datas que poderão ser utilizadas as inscrições. Caso do interesse e da impossibilidade de participar os valores pagos serão restituídos. Havendo por parte da organização o desconto de uma taxa de 10% do valor como inscrição a título de despesas. Em cada estabelecimento hoteleira os valores também assim poderão ser resguardados ou recuperados.
**** Sugerimos o uso, por cada veículo, de 1 rádio comunicador em UHF. Isso facilita a interação e comunicação durante o evento. Sendo o seu uso apenas para o auxílio e condução do comboio, regras e informações. Pedimos que se atenham exclusivamente a essas informações em seu uso. A área do evento dispõe de cobertura de celular de diversas operadoras. No entanto, em alguns pontos, área de sombra pelas montanhas essa comunicação pode ser interrompida ou prejudicada. Com operadoras Claro e VIVO na maioria dos municípios. Os demais com bastante limitações ou inexistentes.
***** Caso do participante for portador de alguma necessidade especial ou deficiência por favor nos informar antecipadamente. Assim como outras informações importantes que julgarem necessários em casos de doenças e necessidades especiais. Hábito alimentares diferenciados também informarem para que possamos viabilizar e programar o atendimento nos estabelecimentos.
****** Caso também queira optar pelo seguro viagem. Entre em contato antecipadamente com a organização. A não manifestação configura negativa posição. Ficando o mesmo responsável por essa decisão.
3.4 – Para os almoços, jantares ou eventos e programações paralelas noturnas. Cada participante também é responsável por suas despesas individuais. Adesões espontâneas nas sugestões apresentadas.
* No entanto, antecipadamente, divulgamos e sugerimos cardápios e promoções para orientação e opção individual. No intuito de facilitar, estruturar e agilizar o atendimento. Tudo visando a praticidade, agilidade e o conforto com economia no evento.
ART. 4º – VEÍCULOS ADMITIDOS
4.1 - Serão admitidos como participantes da Expedição veículos 4x4 e 4x2, quadriciclos, motos, ATVs e UTVs , de qualquer marca , sem restrição de ano de fabricação, combustível ou modelo, e que estejam em bom estado de uso. No popular: “em dia de mecânica, pneus e acessórios”.. TT(Todo Terreno – Veículos Especiais para fora de estrada) que terão trechos especiais de fuga nos pontos críticos do percurso. Onde somente os 4x4 conseguem transpor. Nesses pontos existem rotas de fuga para veículos não adaptados. Não há grande dificuldade. Objetivo é percorrer todo o trecho no menor tempo possível a aproveitar as belezas e maravilhas.
4.2 - Todos os ocupantes do veículo deverão estar munidos dos respectivos documentos de identificação, carteira de identidade, carteira de habilitação para o piloto/motorista e o documento do veículo. Sendo o mesmo responsável por esses.
ART. 5º - ADESIVAGEM
10.1 - Será fornecido para a o evento um Kit de adesivagem. Esta disposição das peças deve ser cumprida à risca durante o evento.
RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE
Vários trechos serão feitos no interior de propriedades particulares e passando por diferentes comunidades, vilas e cidades. Portanto, dependerá do comportamento de cada participante, o comportamento adequado para que o evento traga aos moradores, proprietários e curiosos a grande imagem de sua importância do prazer e alegria dos participantes.
Colabore para que seja um esporte sadio e de alto nível, para que sempre seja possível contarmos com boas trilhas e angariar a simpatia do público para as próximas edições. Como foi em suas 8 primeiras edições.
Recebemos participantes de diversas regiões, culturas, credos e diversidades. Um evento de amigos e familiares. Nosso ponto alto. Os verdadeiros amantes do OFF ROAD 4x4. Respeito às diversidades, tolerância, interação, companheirismo e amizade. Nosso lema principal.
Todo o percurso é feito preferencialmente por estradas vicinais de terra em sua maioria do percurso. Em alguns pontos pode haver uma pequena dificuldade natural da estrada. Em sua maioria, para aproveitarmos o passeio, podemos classificar, como fácil trânsito de 4x4 e 4x2.
Os organizadores do evento são os próprios participantes. Pois depende diretamente deles o fluir de toda a programação que é carinhosamente preparada. Isso temos certeza e assim foi o que aconteceu em todas as edições. Somos apenas também colaboradores para que o evento aconteça na maior alegria, conhecimento, curtição, tranquilidade e segurança.
Haverá um veículo GUIA, à frente do Comboio, que não poderá ser ultrapassado em momento algum pelos demais participantes. Não poderá haver ultrapassagens no comboio pelos participantes do mesmo.
Um outro veículo irá fechar o comboio. Um condutor com outro veículo irá ajudar no abrir e fechar de porteiras e tronqueiras. Auxiliando nas encruzilhadas e pontos de bifurcação.
Os veículos participantes e seus condutores deverão respeitar o CTB Código de Trânsito Brasileiro e os veículos estarem regulares e em condições de uso e de tráfego. Não sendo responsabilidade da organização remoção do veículo em caso de pane.
Os veículos deverão manter uma distância mínima e segura do veículo adiante e anterior. Porém os condutores deverão se atentarem para não tomarem grandes distâncias. Esticando demais o comboio. Ideal que cada um possa visualizar ao outro pelo retrovisor.
PAGAMENTO DO VALOR DA INSCRIÇÃO
O pagamento dos valores poderá ser efetuado na seguinte conta bancária:
Bradesco CC520071-7 Ag 1726-4
ou Pix 32984893989 (telefone)
Ambos em nome de Luciana de Oliveira Rampi (CPF 98764306615)
Indicar no deposito o nome do piloto e dos demais integrantes. Já fica tudo certo e ajuda imensamente no controle.
Valores já estabelecidos acima. Artigo 3º Item 3.2.
Os valores poderão ser alterados, a qualquer momento, pela organização. Quem já tiver efetuado o pagamento não sofrerá alteração. A programação completa será divulgada até 30 dias antes do evento. Também podendo ser alterada de acordo com as condições do evento e o momento. Sempre no intuito de melhorar a logística, a participação e o entretenimento no evento.
Cada participante será responsável pelas suas demais despesas. Almoço, Jantares, eventos paralelos, compras e gastos com logística e hospedagem. “Trabalhamos” em parceria com hotéis e restaurantes. Sempre no intuito de organizar, diminuir custos e melhorar o atendimento.
Dicas de hospedagem em Carangola, nosso ponto de logística de 01 a a 05/11/2023.
- Hotel Fazenda Búfalos
Não há mais vagas nos chalés. Apenas vagas área de Camping. Será também o nosso ponto de logística de largada e eventos noturnos.
Reservas: 32 99961-2019(zap)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Hotel Palace . Rua Pedro de Oliveira Carangola.Contato/Reservas (32) 32 3741 3895(zap)
Padrão Comercial Luxo Confortável. O mais novo de Carangola.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX•
A reserva dos hotéis e pagamentos é de responsabilidade individual de cada participante. Pois há uma diversidade grande de opções de hospedagem. Ficando a critério de cada um a sua escolha e opção.
A Organização da 9ª Expedição OFF ROAD da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira de 02 a 05 de novembro de 2020 agradece a todos que nos prestigiam sempre.
Éocombatente Adventure
Francisco Cabral/Xyko Éocombatente
Agente de Turismo Rural Matas de Minas.
(32)9-9923-9337 eocombatente@hotmail.com
@vem_com_a_gente_todasastribos_ ( ao publicar nos marque nas redes sociais).
"Surfando nas belíssimas Montanhas e nos deliciando com as mais tradicionais Cachaças Artesanais de Alambique e os Premiados Cafés Especiais dessas Montanhas". 3 Divisas Vértice Sudeste. Parque Nacional do Caparaó. Pico da Bandeira. Lado Mineiro e o Capixaba.
Síntese da programação(Em construção e adaptação logística) da 9ª Expedição OFF ROAD da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira com programação especial nessa edição com a CONEXÃO SERRA DO BRIGADEIRO.
De 02/11 a 05/11:
Dia 01/11 – Para quem for chegar antecipado.
Almoço Restaurante Trairão em Muriaé ou o Cascudão em Comendador Venâncio? A defnir.
Noite de caldos. Hotel Fazenda Búfalos. Oferecimento da organização os caldos. Bebidas e cardápio à la carte à disposição aos interessados.
02/11 – Largada Hotel Fazenda Búfalos. Via Fazenda Santa Rita vamos até o Alvorada(Que deu nome ao Palácio Alvorada em Brasília) e de lá seguiremos até o Barroso e visitação cafés especiais Sítio Adelaide. Via São Bento, São Francisco do Glória e Bicuíba vamos visitar os arredores do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Visitar o Alambique do Leonardo(Cachaça Bela Vista) e almoço Rural em Bom Jesus do Madeira. Visita ao Morango e Cachaça Rosa Verde. Visitaremos a piscina de Fervedouro que deu origem ao nome do município. Retorno a Carangola.
03/11 – Via Parada General e antiga linha do trem seguiremos até Caiana e de lá até Dores do Rio Preto. Visitação produção de morangos, cafés especiais e flores. Retorno via Espera Feliz Café Lacerda. Via Arataca visitação alambiques Charmosa de Minas. RETORNO.
04/11 – Visitação aos cafés especiais da Comunidade da Conceição(café das mulheres) e à Pedra que Balança. São Manoel do Boi. RETORNO. Noite de confraternização. Hotel Fazenda Búfalos. (adesão espontânea).
05/11 – Via Faria Lemos, Serra Queimada, Cafarnaum e Pedra Dourada vamos a Vieiras. Visitar o Complexo de Produção de Peixes Ornamentais PSICULTURA ANDRADE. De lá até Miradouro e almoço no Frango com Quiabo do Seu Zezim. Encerramento.
Pista Radical MULTIUSO TODAS AS TRIBOS no HOTEL FAZENDA BÚFALOS em Carangola estará liberada para treino livre e testes de adaptações no próximo fim de semana(03 e 04 de junho). VEM COM A GENTE.
Agenda de testes em junho nos dias 3 e 4, dias 10 e 11, dias 17 e 18 e dias 24 e 25.
A inauguração será de 10 a 12 de outubro e até lá a pista estará aberta nos fins de semana para testes e adaptações. VEM COM A GENTE.
Rogério e Fabiana comemoram e celebram os 30 anos de casados e a vida do casal após o acidente e o livramento. Na oportunidade esses agradecem reiteradamente a todos que ajudaram e em especial à toda Equipe da Casa de Caridade de Carangola representada pelo Diretor Administrativo Francisco Sangy Filho e a Equipe da UTI que a assistiram em sua internação.
O local escolhido, o confortável e aconchegante Hotel Fazenda Búfalos em Carangola, onde amigos e familiares de Rogério e Fabiana participaram desse momento sublime de celebração dos 30 anos de casados e o agradecimento pela vida do casal. Após o grave acidente ocorrido há exato 1 ano foi o momento de celebrar e agradecer ainda mais.
Na oportunidade esses agradecem reiteradamente a todos que ajudaram e em especial à toda Equipe da Casa de Caridade de Carangola representada pelo Diretor Administrativo Francisco Sangy Filho e a Equipe da UTI que a assistiram em sua internação.
Agradeceram também ao SAMU de Carangola e Espera Feliz e a todos que ajudaram em iniciativas, apoios, preces e orações.
Foi um momento sublime de alegria e confraternização. A família que foi forte e unida nos momentos mais difíceis de recuperação do acidente e os amigos que se tornaram uma família.
Francisco Cabral(Xyko Éocombatente) organizador e criador da Rota do Café e Cachaça contou, no registro do vídeo, uma parte desses acontecimentos e que agradece aos céus todo o livramento e a excelência do atendimento do SAMU, o Pronto Socorro da Casa de Caridade de Carangola e toda Equipe da UTI e da Casa de Caridade de Carangola pela excelência no atendimento. Assim também o agradecimento à Equipe Quadricampos que participava de uma expedição na Rota do Café e Cachaça.
Maikim da Saúde, procurador da Câmara Municipal de Duque de Caxias(RJ), amigo de Rogério e Fabiana presente no evento, destacou que a Câmara de Duque de Caxias irá prestar uma homenagem a todos que ajudaram Fabiana e Rogério e destacou: "Assim que o Rogério me avisou do acidente e da gravidade nós já tínhamos naquele momento nos preparado para transferir a Fabiana para o Hospital de Saracuruna que é especializado em politraumatismos. Porém acompanhando todo o trabalho das equipes envolvidas tivemos a certeza que Fabiana estava muito bem assistida na Casa de Caridade de Carangola e esse atendimento de todos merece o reconhecimento da Câmara Municipal de Duque Caxias. Vamos marcar para levar toda equipe lá para essa homenagem". Destacou.
Confiram:
Há 1 ano um grave acidente na trilha. Portanto hoje é dia de comemorar e agradecer a todos que ajudaram: Equipe do SAMU de Espera Feliz e Carangola e à Casa de Caridade de Carangola com toda sua valorosa equipe e também relembrar nossa luta e sonho com o Movimento SOS CASA DE CARIDADE e a instalação pioneira do SAMU na região que nos coloca em destaque no atendimento à saúde de toda a população.
Inscrições do Transforma Minas para atuação nas 47 Superintendências Regionais de Ensino terminam nesta quarta-feira (31/5)
Inscrições serão realizadas no site do programa até as 11h59 do dia 31/5; candidatos devem ter sido aprovados anteriormente no processo de certificação ocupacional
As inscrições do programa Transforma Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), para atuação nas 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado (SREs), vinculadas à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), terminam nesta quarta-feira (31/5), às 11h59. Os interessados devem consultar as orientações para inscrição no site do programa.
O regulamento do processo seletivo foi publicado em janeiro deste ano e está disponível neste link. Podem concorrer às vagas nas SREs os servidores que passaram pelo processo de Certificação Ocupacional, conforme legislação (decreto nº 47.625, de 20/3/2019 e edital SEE nº 05/2023). O resultado final do processo foi publicado no Diário Oficial de 13/5. Ao todo, foram certificados 293 servidores.
Além da certificação, o candidato interessado em atuar nas SREs deverá atender aos requisitos estabelecidos para o ocupante do cargo, disponibilizados na descrição das vagas no site. O programa busca selecionar profissionais que tenham aptidão técnica e as competências necessárias para ocupar os cargos.
Lideranças regionais
O Transforma Minas publicou, em 5/1 deste ano, o regulamento para seleção de 207 lideranças regionais para atuação em nove órgãos e entidades do Governo de Minas, incluindo as 47 da Secretaria de Estado de Educação.
Também foram disponibilizadas vagas para as regionais dos órgãos: Secretarias de Estado de Saúde (SES-MG), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
As seleções estão acontecendo de forma escalonada, de acordo com o cronograma estabelecido no regulamento.
Polícia Militar Rodoviária apreende arma e munições na rodovia de Espera Feliz
ESPERA FELIZ (MG) - Um homem de 43 anos foi preso pela Polícia Militar Rodoviária no km 09 da MGC 482, em Espera Feliz, na noite de segunda-feira, 29/05.
A Polícia Militar Rodoviária fazia operação policial quando abordou a caminhonete conduzida pelo autor.
Foi encontrada uma pistola 40, carregada com 16 munições, em um compartimento entre os bancos dianteiros. Embaixo do banco também havia em uma maleta dois carregadores com 15 munições cada.
O autor recebeu voz de prisão e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.
Redação do Portal Caparaó
Motorista poderá ter que pagar 44 reais de pedágios entre Rio Casca e BH
PONTE NOVA (MG) - O Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado foi tema discutido na audiência pública realizada pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite de segunda-feira (29/5/23), na Câmara de Vereadores de Ponte Nova.
O foco principal da reunião foi o lote 7 do programa de privatizações rodoviárias, que abrange 190,3 km de três rodovias: a BR-356 e as MGs 262 e 329, em 11 municípios: Nova Lima e Itabirito (RMBH), Rio Acima, Ouro Preto e Mariana (região Central), Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca (Zona da Mata).
Coube ao presidente da Comissão de Participação Popular, deputado Marquinho Lemos (PT), mostrar os documentos elaborados pelo Executivo e dar a má notícia: ao longo dos 190,3 km serão quatro pedágios: o de Nova Lima cobrará R$ 14,51; o de Ouro Preto será de R$ 11,71; de Acaiaca custará R$ 11,24; e o de Ponte Nova cobrará R$ 6,58. Para ir de Belo Horizonte a Rio Casca, um custo total de R$ 44,04.
Tais valores podem ter uma redução de até 20% se os interessados na concessão se propuserem a reduzir os preços. No entanto, nada garante que isso aconteça. O edital ainda não foi publicado pelo governo, mas a expectativa é que isso aconteça em breve. "Esse trecho está priorizado sim, porque as mineradoras têm interesse", afirmou o deputado Leleco Pimentel (PT), que também participou da audiência pública.
Prazo para obras é considerado excessivo
O alto valor da tarifa não foi o único problema apontado pelo deputado Marquinho Lemos na proposta de privatização elaborada pelo governo.
"O edital prevê que as obras de duplicação só começem no terceiro ano e as cobranças se iniciem no terceiro mês. Para algumas das melhorias, o prazo de execução chega a 30 anos."
Diversas dessas melhorias previstas no projeto do governo são reivindicações antigas da região. Entre elas, a duplicação de 67 quilômetros da BR-356, a implantação de 41 quilômetros de faixa adicional, a implantação ou readequação de 66 quilômetros de acostamento e a implantação do contorno rodoviário em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto que hoje é atravessado pela rodovia, em um de seus pontos mais perigosos.
A falta de acostamento transforma hoje boa parte destas rodovias em um exercício de paciência ou um grande risco de acidente. "Precisamos dessas intervenções, mas não queremos que sejam desta forma", afirmou o prefeito de Itabirito, Orlando Amorim, que também participou da audiência pública.
Assim como os deputados estaduais, o prefeito de Itabirito questionou o prazo longo para realização das obras. "Não podemos permitir cobrança sem obra. Apenas no pedágio de Nova Lima, calculando um fluxo de 10 mil veículos por dia, isso daria R$ 3 bilhões em 30 anos. Vamos pagar adiantado essas obras", criticou Orlando Amorim.
O deputado federal Padre João (PT-MG), que tem residência na região, cobrou uma intervenção do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. "Só deveriam cobrar depois de um percentual de execução concluída. O Ministério Público tem sido omisso", criticou.
O deputado federal também pretende questionar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre a situação da BR-356, que é uma rodovia federal mas, no processo de concessão, tem trechos descritos como cedidos ao Estado. "Vamos ver isso com o Dnit essa semana. Queremos saber que acordo foi feito com relação à BR-356", declarou o parlamentar.
Ausência do Executivo é vista como recusa de transparência
A ausência do Poder Executivo na audiência pública também foi motivo de críticas. O deputado Marquinho Lemos leu um ofício do secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza, alegando que não poderia comparecer em razão de outros compromissos previamente agendados. Nenhum representante foi enviado.
Tanto o prefeito de Itabirito, Orlando Amorim, quanto o prefeito de Teixeiras, Nivaldo Rita, disseram não ter recebido qualquer informação do Executivo estadual sobre a proposta de concessão.
"O modelo deles é de não dar transparência. É uma privatização açodada, injusta e cruel", acusou Leleco Pimentel. Já Marquinho Lemos citou o exemplo da última concessão rodoviária realizada, que abrangeu estradas no Sul de Minas, para criticar a condução do processo. "A rapidez com que fazem o leilão e entregam as estradas não dá tempo para a população reagir", afirmou.
O presidente da Comissão de Participação Popular disse que pretende priorizar essa questão no Assembleia Fiscaliza, uma série de reuniões promovidas pela Assembleia de Minas com representantes do Executivo para avaliar as ações em andamento.
Com informações da ALMG
Transcrito Portal Caparaó
OPORTUNIDADE DE TRABALHO. Parque Nacional do Caparaó abre processo seletivo para contratação de Agente Temporário Ambiental PARNA Caparaó
O Parque Nacional do Caparaó está com processo seletivo aberto para contratação de Agente Temporário Ambiental.
São 06 vagas, onde 03 são destinadas para trabalhar na Portaria de Alto Caparaó MG e 03 para trabalhar na Portaria de Pedra Menina ES.
Confira o Edital e ficha de inscrição no link abaixo:
https://www.gov.br/.../processo-seletivo-agente...
Em caso de dúvidas, enviar mensagem para o email parnacaparao@icmbio.gov.br
terça-feira, 30 de maio de 2023
AGENDA DE CURSOS - REGIONAL VIÇOSA Destacando a cultura mineira e o potencial de jovens artistas FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL
AGENDA DE CURSOS - REGIONAL VIÇOSA
Destacando a cultura mineira e o potencial de jovens artistas
FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL
Operador de DRONE
Data:05/06/2023 a 07/06/2023
Município: ARAPONGA
Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE VIÇOSA
Telefone: (31) 3892-6867
Mobilizador: MIRIVONE DA SILVEIRA ROBERTO
Instrutor: CLEVERSON VIEIRA PIRES
Operador de Retroescavadeira
Data: 08/06/2023 a 10/06/2023
Município: DIONÍSIO
Contato: ASSOCIAÇAO COMUNITARIA DOS MORADORES DE BAIXA VERDE - ACMBV
Telefone: (31) 3858-1890
Mobilizador: VERA MARIA DAS GRAÇAS DE ASSIS
Instrutor: NEIR ANTONIO LESSA FONTES
Trabalhador agrícola na fruticultura / Implantação - Convencional
Data: 05/06/2023 a 06/06/2023
Município: SANTA BÁRBARA
Contato: SINDICATO RURAL DE SANTA BÁRBARA
Telefone: (31) 3832-4622
Mobilizador: RAQUEL DE FREITAS LOPES DE ASSIS
Instrutor: LUCAS GONÇALVES PEREIRA
Trabalhador Agrícola na Olericultura (Convencional) / Implantação
Data: 05/06/2023 a 07/06/2023
Município: MANHUMIRIM
Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE MANHUMIRIM
Telefone: (33) 3341-1403
Mobilizador: RUDSON CURCIO
Instrutor: PAULO ELIAS DE OLIVEIRA
Trabalhador Agrícola na Olericultura (Convencional) / Tratos culturais
Data: 06/06/2023 a 07/06/2023
Município: EUGENÓPOLIS
Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE TOMBOS
Telefone: (32) 3526-0245
Mobilizador: SEBASTIÃO OLIVEIRA CORTAT
Instrutor: ANA TERRA BRAVIM DOS SANTOS
Trabalhador Agrícola na Olericultura (Orgânico) / Implantação
Data: 05/06/2023 a 07/06/2023
Município: SÃO PEDRO DOS FERROS
Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE RAUL SOARES
Telefone: (33) 3351-1555
Mobilizador: FÁBIO DE SOUZA ALVES
Instrutor: CLEICIMAR CANUTO COSTA
Trabalhador da Cultura do Café / Colheita
Data: 06/06/2023 a 07/06/2023
Município: TOMBOS
Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE ANTÔNIO PRADO DE MINAS
Telefone: (32) 3721-8254
Mobilizador: SEBASTIÃO OLIVEIRA CORTAT
Instrutor: MÁRIO MARTINS DE CARVALHO
Trabalhador da pecuária (bovinos leite) / Alimentação - Silagem, mistura mineral e concentrado
Data: 05/06/2023 a 07/06/2023
Município: EUGENÓPOLIS
Contato: SINDICATO RURAL DE EUGENÓPOLIS
Telefone:
Mobilizador: SEBASTIÃO OLIVEIRA CORTAT
Instrutor: FRANCISCO ASSIS LIMA VIANA
Trabalhador em Segurança no Trabalho e Serviços / Animais Peçonhentos e Venenosos
Data: 09/06/2023 a 10/06/2023
Município: RIO PIRACICABA
Contato: ASSOCIACAO COMERCIAL, INDUSTRIAL, AGROPECUARIA E DE PRESTACAO DE SERVICOS DE RIO PIRACICABA
Telefone: (31) 3854-1042
Mobilizador: TATIANA PAULA DA SILVA C. DE MELO CAMILO
Instrutor: ANA EDWIGES BRAGA COELHO ARAÚJO
Trabalhador na administração de empresas agrossilvipastoris / Gestão de Pessoas
Data: 05/06/2023 a 07/06/2023
Município: VIEIRAS
Contato: SINDICATO RURAL DE MURIAÉ
Telefone: (32) 3721-5250
Mobilizador: CAMILLA DE RESENDE CAMPOS
Instrutor: CLAUDECI RIGUEIRA DE SOUSA
PROMOÇÃO SOCIAL
Saúde e Atenção ao Idoso
Data: 05/06/2023 a 10/06/2023
Município: PIRANGA
Contato: SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PIRANGA
Tel.: (31) 3746-1391
Mobilizador: CARLOS TEIXEIRA RIBEIRO
Instrutor: JULIANE MÁRCIA PEREIRA MARIANO
BDMG Cultural lança edital do programa de valorização e incentivo à pesquisa de processos artísticos e culturais
Quarta edição está com inscrições abertas e vai selecionar 20 propostas de diversas áreas; em 2023, o tema é "Comunidades Possíveis"
De 30/5 a 2/7, o BDMG Cultural recebe inscrições para o programa LAB Cultural 2023. O processo é gratuito e deve ser realizado pelo site bdmgcultural.mg.gov.br.
O edital contempla diversas áreas artísticas: artes visuais, música, experimentação sonora, escrita, artes cênicas, dança, expressões corporais, saberes e fazeres populares, entre outras.
O LAB Cultural é um programa de residência artística, em formato on-line. Partindo da necessidade de reinvenção das artes a partir de 2020, o programa se propõe a repensar os espaços artísticos, tempo e formas de comunicação. Desde então, tem criado no ambiente digital espaço para trocas e atravessamentos de práticas artísticas, produzindo conhecimento de forma colaborativa e horizontal entre artistas residentes e profissionais de diversas áreas do saber.
Em 2023, o programa LAB Cultural inicia o chamamento para a quarta edição, intitulada "Comunidades Possíveis", com o objetivo de reunir pesquisas e compartilhar experiências individuais e coletivas. Essa é a primeira vez que o projeto propõe um tema aos artistas, artesãos e demais pessoas envolvidas na preservação de conhecimentos e práticas tradicionais.
Coordenadora do projeto, Larissa D’arc afirma que a intenção é promover uma participação mais ampla na residência. “Pessoas que produzem algo típico de sua comunidade, artístico e/ou material, ou ainda algo que preserve a memória local, sempre foram bem vindos no LAB Cultural, programa que incentiva e celebra a diversidade dos saberes e fazeres. Este ano gostaríamos de enfatizar esse convite para artistas, artesãos e demais agentes. Todos têm algo a contribuir em uma proposta coletiva de construção de conhecimento e experimentação", ressalta.
Bolsas de pesquisas
Serão selecionados 20 artistas residentes em Minas Gerais que se manifestem por meio das artes visuais, cênicas, escrita, música, dança, expressões corporais, entre outras, ou ainda que queiram compartilhar práticas e saberes de sua comunidade. As pessoas selecionadas terão quatro meses para pesquisa, recebendo a bolsa total de R$ 6 mil, dividida nos quatro meses de duração do programa.
Nesta edição, os selecionados terão oportunidade de desenvolver pesquisas com o acompanhamento de profissionais experientes e atuantes no desenvolvimento de projetos artísticos: a atriz, cantora e pesquisadora Júlia Tizumba; o diretor, roteirista, curador e educador Ewerton Belico; a artista e professora Glicéria Tupinambá; e o ator, produtor e iluminador Nando Zambia.
Durante o desenvolvimento do LAB Cultural, haverá compartilhamento das pesquisas e processos artísticos na plataforma bdmgcultural.mg.gov.br/lab para ampliar as possibilidades de reflexão e diálogo dos artistas residentes com a sociedade.
Na plataforma, é possível conhecer os trabalhos de todos os artistas que participaram do programa em edições anteriores.
Serviço
LAB Cultural 2023
Data: 30/5 a 2/7/2023
Inscrições: bdmgcultural.mg.gov.br