quarta-feira, 21 de maio de 2025

Dia Internacional do Chá, celebrado em 21 de maio, destaca tradição milenar e impulsiona o crescimento do mercado gourmet no Brasil

 

Originado na China há milhares de anos, o chá é símbolo de hospitalidade, bem-estar e conexão em diferentes culturas ao redor do mundo. Celebrado em 21 de maio, o Dia Internacional do Chá reforça a importância histórica e cultural dessa bebida milenar, além de impulsionar discussões contemporâneas sobre sustentabilidade, qualidade e inovação no setor.

No Brasil, a data também evidencia o trabalho de marcas que têm transformado o modo como o chá é percebido e consumido. É o caso da Talchá, empresa que nasceu com o propósito de transformar a experiência do chá no país e que se destaca no competitivo mercado de chás gourmet pela qualidade superior de seus produtos e pelo compromisso com a valorização da cadeia produtiva. A marca oferece soluções inovadoras que atendem tanto o consumidor final quanto o mercado alimentício, estabelecendo parcerias duradouras com empresas de diversos segmentos, como cafeterias, restaurantes e eventos.

Um dos principais diferenciais é a criação cuidadosa de seus blends, que utilizam ingredientes visíveis e não triturados. A marca inclui frutas liofilizadas que podem ser consumidas, proporcionando uma experiência sensorial única, onde os consumidores podem ver e saborear cada componente do chá. Diferentemente de outras marcas, que trituram e misturam os ingredientes de maneira imperceptível, os chás da Talchá garantem transparência. Além disso, a marca se dedica a desmistificar o chá, focando no bem-estar sem associá-lo a promessas de benefícios específicos, como emagrecimento.

A empresa prioriza práticas sustentáveis e está em constante evolução para oferecer, a cada dia, produtos mais ecológicos. Embora ainda utilize alguns acessórios plásticos, como os saquinhos de chá feitos manualmente com organza, a marca está comprometida em reduzir seu impacto ambiental e expandir sua linha de produtos sustentáveis.

Para o mercado que comercializa, a marca também oferece a personalização de produtos, desenvolvendo infusões autênticas que atendem às necessidades e ao perfil de cada parceiro. Restaurantes e hotéis que desejam proporcionar uma experiência diferenciada aos seus clientes podem contar com blends sob medida, além de embalagens personalizadas e kits especiais para presente ou consumo.

Além dos chás a granel, que são o carro-chefe da marca, a Talchá também produz manualmente sachês para atender diferentes preferências de consumo. Complementando seu portfólio, o consumidor tem acesso a coleções semestrais de cerâmicas e acessórios, enriquecendo o universo do chá e oferecendo aos clientes uma experiência completa.

Com a crescente popularidade do matchá, a empresa importa diretamente do Japão produtos de alta qualidade, produzidos manualmente de acordo com tradições centenárias, com foco na pureza e sabor. O processo de produção é cuidadosamente planejado, desde o plantio até a xícara, para garantir um produto autêntico. As folhas e brotos mais jovens da Camellia sinensis são colhidas nas duas primeiras semanas da primavera e moídos em granito de forma tradicional, um processo que pode levar até 1 hora para moer 30g do Matchá Imperial, assegurando uma textura fina e sabor refinado. Além disso, a variedade utilizada precisa ter pelo menos 10 anos de idade e, 60 dias antes da colheita, é gradualmente coberta para reduzir a luminosidade recebida, o que estimula o aumento da produção de L-teanina, um aminoácido que favorece a concentração e o foco. O resultado é uma bebida com sabor único e uma experiência sensorial completa.

O compromisso da Talchá com a saúde e o bem-estar dos consumidores é evidente na oferta de chás livres de conservantes e aditivos artificiais, oferecendo opções que atendem a diferentes momentos, a exemplo dos blends detox, calmantes e energizantes. A excelência da marca reflete-se também no atendimento B2B, com uma equipe especializada que oferece consultoria personalizada, auxiliando parceiros a explorar ao máximo as potencialidades dos produtos.

Sobre Talchá: 

Fundada em 2010 por Mônica Rennó e sua filha, Mariana Schvartsman, a Talchá nasceu com o propósito de transformar a cultura da bebida no Brasil, oferecendo aos consumidores uma seleção autêntica de chás de alta qualidade, infusões aromáticas e blends sofisticados. Com o slogan "Mudando sua percepção sobre o chá", a empresa busca proporcionar uma experiência sensorial única, combinando tradição e inovação para atender tanto apreciadores iniciantes quanto conhecedores exigentes. Além das bebidas, a marca também disponibiliza acessórios e kits presenteáveis, promovendo o chá não apenas como uma bebida, mas como um ritual de bem-estar e prazer.

 

Informações para a imprensa:

Visar Planejamento

www.visarplan.com.br

 

Confiram no Panfleto as Promoções dos SUPERMERCADOS MARINHO para essa quinta feira. QUINTA INCRÍVEL

 


Promoção Especial de CARNE nessa quinta feira nos SUPERMERCADOS MARINHO

 


Promoção de Produtos Multimarcas nos SUPERMERCADOS MARINHO.

 



Uma jornada fantástica para reconstruir o poder da sabedoria feminina

Em "A Dança das Bruxas - Iniciação", a psicoterapeuta junguiana Luana Barros revela a importância da união entre as mulheres por meio de uma narrativa simbólica e mágica

Alice vivia um dia como outro qualquer quando algo inexplicável acontece: uma flor falante a aconselha a reler o diário deixado pela mãe. Assustada, a protagonista de A Dança das Bruxas percebe que uma nova frase apareceu entre os registros e convoca as amigas Lara, Maria e Stela para desvendar os mistérios por trás daquele episódio. Mas, à medida que buscam informações, as quatro imergem em uma jornada fantástica repleta de autoconhecimento, magia e revelações sobre o passado.

Durante a aventura escrita pela psicoterapeuta junguiana e professora de interpretação de sonhos, Luana Barros, as personagens descobrem uma conexão com a Irmandade das Flores, grupo de mulheres sábias que buscavam conhecimentos sobre si e a cura das doenças. Porém, enquanto tentam entender os próprios papéis na reconstrução desse antigo trabalho que ocorria nos arredores de Brasília na década de 1970, elas lidam com dilemas típicos do universo feminino.

Em uma miscelânea de experiências, a autora foca nas diferentes visões das personagens. Lara é uma advogada arrogante e mãe de dois filhos que está presa em um casamento abusivo. Stela, por outro lado, está em um relacionamento com um jovem amoroso, mas tem medo de se casar devido aos traumas familiares. Já Alice sofre com o abandono materno e luta para agradar o pai, ao passo que Maria é uma psicóloga apaixonada pela filha e pelo marido, entretanto esquece de si para cuidar dos outros.

Lara viu de longe as amigas e aproximou-se. Ainda contrariada por estar naquele lugar sem sentido, abraçá-las parecia a coisa mais sensata a fazer. Pelo menos era o que seu corpo pedia, precisou se segurar para não se jogar nas garotas de uma vez. Estar entre elas sempre foi um local confortável. As críticas pararam de bombardear sua cabeça, finalmente pôde sentir o amor profundo que a amizade transmitia e então… Sentir-se. (A dança das bruxas - Iniciação, p. 90)

A ficção revela o poder da conexão da mulher com sua força interna, os benefícios da união feminina e a importância da sabedoria milenar acerca da bruxaria natural. Com um enredo que atravessa diferentes linhas do tempo – 2022, 1986 e 1978 –, a autora constrói uma narrativa profunda por meio de uma junção de conhecimentos sobre espiritualidade, sonhos, arquétipos e alquimia.

Luana Barros traça conexões do livro com o projeto “A Dança das Bruxas”, no qual utiliza as redes sociais para compartilhar mensagens reflexivas que convidam o público a se reconectar com o sagrado feminino. A partir de uma linguagem simbólica que mescla prosa e poesia em formato de diálogos, a publicação é dedicada às mulheres e dialoga com as especificidades de suas vivências no mundo.

A obra nasceu após muito estudo sobre a psicologia analítica e o sagrado feminino. Fiz questão de colocar no livro amigas que se completam e retratam, o tempo todo, o poder da amizade, da ancestralidade e de olhar para dentro, pois acredito que é assim que nós, mulheres, podemos resgatar nossa essência e sermos felizes”, explica a escritora.

FICHA TÉCNICA 

Título: A Dança das Bruxas - Iniciação
Autora: Luana Barros
ASIN: B0D6PF4YXZ
Páginas: 242
Preço: R$ 24,99 (e-book)
Onde comprar: Amazon 

Sobre a autora: Luana Barros é psicoterapeuta junguiana e professora de interpretação de contos de fadas e de sonhos. Além do podcast “Em Cada Conto um Ponto”, no qual comenta sobre contos de fadas a partir da teoria de Carl Gustav Jung, também realiza encontros on-line mensais sobre temas como arquétipos, alquimia e sagrado feminino. Nesses encontros virtuais, a autora também interpreta os sonhos das participantes para gerar uma interação construtiva. Como escritora, publicou oito livros, dentre eles: “Neste Livro a Bruxa Salva a Princesa”, “Páginas Amarelas”, “Menina Moça” e A Dança das Bruxas - Iniciação.

Redes sociais da autora:

Instagram: @luanabarros1986
Youtube: Luanei 2.2

Site da autora: https://luanabarrosescritora.com.br/

Um conto fantástico sobre os ciclos femininos


A obra infantojuvenil "O Diário de Adelaine", escrito pela fisioterapeuta pélvica Berenice V.S. Meurer, reúne informações sobre menarca, saúde menstrual e autoconhecimento

Adelaine cresceu em um reino cinzento e enfeitiçado, onde os homens eram os únicos moradores e vários saberes milenares foram proibidos. Mas quando a menina passa pela primeira menstruação, o rei percebe sua verdadeira identidade e a expulsa para uma misteriosa floresta. Perdida na natureza e com medo do futuro, ela encontra um grupo de mulheres que a acolhe. Neste novo lugar, a protagonista inicia a verdadeira jornada do livro infantojuvenil O Diário de Adelaine, ao descobrir todas as nuances sobre o universo feminino que, por muitos anos, foram banidas.

Escrita pela fisioterapeuta pélvica e especialista em saúde da mulher, Berenice V.S. Meurer, a obra dialoga com jovens sobre a menarca, a saúde menstrual e a sexualidade com objetivo de romper padrões geracionais de silêncio acerca do corpo feminino. Em uma jornada fantástica até um mundo semelhante aos de contos de fadas, as leitoras entram em contato com o poder da irmandade, da ancestralidade e do autoconhecimento.

Com ilustrações da artista plástica Tatti Simões, a autora atravessa temas informativos por meio de uma narrativa leve e repleta de aventuras. Entre os assuntos, aborda as diferenças entre as quatro fases do ciclo - menstrual, folicular, ovulação e lútea -, os sintomas mais comuns da TPM, os sinais que precisam de um acompanhamento especializado e as responsabilidades de uma relação íntima.

Nós, mulheres, passamos por essas mudanças, por altos e baixos hormonais que geram alterações de humor, de alegria e tristeza, raiva, medo e algum desconforto físico em alguns ciclos. Assim como a natureza, também estamos em movimento interno constante. Podemos ter dias que nosso temperamento está como o ar em brisa suave ou dias de ventania. (O Diário de Adelaine, p. 54)

Além de conteúdos educacionais, a publicação retrata a importância dos laços formados pela protagonista. Ao chegar na floresta, Adelaine faz amizade com duas garotas que se tornam suas confidentes, além de reencontrar a mãe. Entre períodos repletos de desafios emocionais e situações que demandam força interna, ela conta com o apoio das mulheres ao seu redor para confiar mais em si e respeitar os próprios limites.

Nas páginas finais, O Diário de Adelaine convida as leitoras a escreverem sobre seus sentimentos e as mudanças do corpo durante o processo de amadurecimento, no intuito de ajudar na percepção das transformações e no entendimento sobre a saúde. Assim como a protagonista fez em um diário, as jovens podem discorrer de forma livre sobre as emoções e os sintomas físicos para, anualmente, observarem as ondulações do ciclo.

“O livro contribui para que as meninas iniciem seus ciclos menstruais com mais amor-próprio, consciência e conhecimento sobre o corpo, além de ser uma ferramenta para abrir conversas na família e na escola. Muitos pais e mães não sabem por onde começar a conversar com as filhas, então esta é uma forma de se aproximar do universo feminino e melhorar as relações familiares”, afirma a autora.

FICHA TÉCNICA

Título: O Diário de Adelaine
Autora: Berenice V.S. Meurer
ISBN: 978-65-5872-757-6
Páginas: 100
Preço: R$ 69,90
Onde comprar: Amazon | Site do livro

Sobre a autora: Berenice Vieira da Silva Meurer é fisioterapeuta pélvica e professora de yoga desde 2006. Especializada em fisioterapia uroginecológica e sexualidade humana, tem foco no atendimento de mulheres em diferentes fases da vida. É idealizadora do programa Gestar Íntegro, voltado à preparação física e emocional para o parto, a amamentação e a maternidade. A partir do compromisso em promover uma relação saudável das mulheres com seus corpos e com o intuito de romper ciclos de silêncio sobre a saúde feminina, publicou o livro O Diário de Adelaine. Como escritora, ocupa a cadeira de nº4 na Academia Brasileira de Letras de Santa Catarina – seccional de Águas Mornas (ALBSC-AM) e já vendeu mais de 10 mil exemplares da obra.

Redes sociais da autora:

Instagram: @odiariodeadelainelivro | @berenice.shakti
Facebook: /berenice.meurer
Site: https://odiariodeadelaine.com/ | https://vivazsaudefeminina.com/


Nestlé abre inscrições para a 34ª edição das Dez Milhas Garoto

 Nestlé Brasil

Evento reúne a tradicional corrida de rua e provas temáticas para crianças e pets nos dias 27 e 28 de setembro em Vila Velha (ES)

Estão abertas as inscrições para a 34ª edição das Dez Milhas Garoto, uma das corridas de rua mais tradicionais do Brasil e o maior evento esportivo do Espírito Santo. A competição principal ocorre no domingo, 28 de setembro, com a participação de atletas profissionais e amadores em um percurso de 16,1 km entre Vitória e Vila Velha. No sábado, 27 de setembro, será a vez das provas especiais: a Corrida Garotada, voltada para crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos, e a Cachorrida, que celebra a conexão entre tutores e seus pets. As inscrições estão disponíveis no site a partir desta segunda-feira, dia 19.

O trajeto da corrida que dá nome ao evento permanece o mesmo do ano anterior, com largada na Praia de Camburi, em Vitória, e chegada na tradicional Fábrica da Garoto, em Vila Velha. O percurso passa por pontos emblemáticos da região, como a Terceira Ponte e o Convento da Penha.

A expectativa da organização é repetir o sucesso de 2024, com mais de 16 mil inscritos na prova principal, cerca de 3 mil crianças na Corrida Garotada e 900 duplas na Cachorrida. “Realizar mais uma edição das 10 Milhas Garoto é sempre motivo de orgulho para nós. O evento faz parte da agenda da cidade e alcança não só atletas, mas famílias, crianças e até pets. É um reforço do nosso compromisso com o incentivo ao esporte e ao bem-estar em todas as fases da vida”, comenta Thais Papa, Gerente de Marketing na Nestlé Brasil. 

Sites oficiais da Corrida:

Premiação e categorias

A largada da Dez Milhas será realizada a partir das 6h30, com divisão por categorias, como elite feminino e masculino, cadeirantes, colaboradores da Garoto e atletas capixabas. A premiação gira em torno de R$ 200 mil, com reconhecimento para os melhores desempenhos gerais, capixabas, colaboradores da Garoto e cadeirantes. 

Na Corrida Garotada, além da medalha de participação, os pequenos corredores poderão concorrer ao sorteio de brindes. A prova ocorre no estacionamento do Shopping Vitória, com distâncias adaptadas à faixa etária dos participantes:

6 e 7 anos: 200 m

8 e 9 anos: 400 m

10 a 13 anos: 800 m

14 a 17 anos: 1.600 m

Cachorrida, que chega à 4ª edição, será dividida entre corrida e caminhada em um trajeto de aproximadamente 1.609 metros. A largada também acontece no estacionamento do Shopping Vitória, às 6h50.

Valores de inscrição

Dez Milhas (individual): R$ 99,00

Dez Milhas (pelotão premium): R$ 250,00

Combos família:

1 adulto + 1 criança: R$ 125,00

1 adulto + 2 crianças: R$ 155,00

1 adulto + 3 crianças: R$ 175,00

Corrida Garotada (individual): R$ 50,00

Cachorrida (dupla tutor + pet): R$ 45,00

Entrega de kits

A retirada dos kits para todas as provas será realizada nos dias 25 e 26 de setembro, das 9h às 19h, na Fábrica de Chocolates Garoto (Praça Meyerfreund, 1 – Glória – Vila Velha/ES). Para quem for participar da Dez Milhas, também será possível retirar o kit no dia 27, das 8h às 17h.

Sobre o evento

Criada em 1989 para comemorar os 60 anos da Chocolates Garoto, a corrida já faz parte do calendário esportivo nacional e vem crescendo em número de participantes e impacto local. Além de promover a saúde e o bem-estar, a Dez Milhas Garoto movimenta o turismo capixaba, atraindo mais milhares de pessoas de todos os estados do Brasil durante o fim de semana do evento.

A Corrida Garoto está entre as maiores do Brasil, sendo a maior corrida na modalidade 10 Milhas.

A organização é da Yescom, com homologação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).



Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). 

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.


Agroindústria como ponte entre o campo e alimentação de famílias urbanas




Dados do IBGE indicam crescimento da captação de leite no primeiro trimestre de 2025, refletindo maior demanda para o abastecimento das famílias

A agroindústria tem papel fundamental em garantir que alimentos cheguem com qualidade e segurança à mesa das famílias brasileiras que residem em grandes centros urbanos. Um exemplo claro disso é o setor leiteiro, que registrou crescimento expressivo no início de 2025. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a captação formal de leite no Brasil atingiu 6,48 bilhões de litros no primeiro trimestre de 2025 — o maior volume para este período nos últimos quatro anos. Esse número representa uma alta de 4,3% na média diária em relação ao mesmo período de 2024.

Para Vinícius Junqueira, diretor geral da Marajoara Laticínios, com sede em Hidrolândia, interior de Goiás, a indústria é a responsável por levar este alimento com segurança e nutrição para a mesa do brasileiro. “A captação e o consumo de leite estão em duas extremidades opostas do setor alimentício, mas entre elas há uma ponte que viabiliza o acesso da população ao leite UHT, que é a indústria leiteira”, explica Vinícius, o que deve ser lembrado no Dia da Indústria.

O processo do envase do leite UHT (longa vida) permite a disponibilidade do alimento nos lares brasileiros de modo facilitado. O nutricionista João Carlos Cavalcante, que atua no centro clínico do Órion Complex Business & Health em Goiânia, explica que o consumo do leite UHT não oferece riscos à saúde de quem o consome regularmente. “O que preserva a qualidade nutricional do alimento é a tecnologia UHT aplicada durante o processo do envase, e não altera nenhum dos benefícios presentes no alimento, que é rico em proteínas, vitaminas do complexo B e cálcio”, diz o nutricionista.

A sigla UHT significa ultra high temperature, e se refere ao processo de fervura a qual o leite é submetido antes do envase. “O leite cru é transportado dentro de um prazo máximo de 12 horas até a fábrica. Em seguida, é realizada uma bateria de testes de qualidade e depois direcionado para as salas de pasteurização e esterilização, em que o alimento é submetido a processos de fervura e resfriamento para que ele possa ser envasado de maneira asséptica e segura para o consumo, sem alterar sua qualidade nutricional”, explica Vinícius.

Segundo relatório da Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), o leite UHT já alcança 90% dos domicílios no país. Esse acesso ampliado é especialmente relevante nas áreas urbanas, onde o leite in natura não circula com facilidade. A industrialização garante a conservação do produto por mais tempo, sem a necessidade de refrigeração constante, e contribui para o cumprimento das recomendações nutricionais. No Brasil, a Secretaria de Atenção à Saúde orienta que adultos consumam, em média, 600 ml de leite por dia.


Democratização do colo: o desafio da educação antirracista na primeira infância


Livro da pesquisadora Jussara Santos descortina realidade escolar no trato com crianças negras

Na sala da educação infantil, bebês começam a chorar. Para acalmá-los, a professora senta-se, coloca um deles no colo, abraça, acaricia e profere palavras de carinho. O outro é deixado no chão, encostado na perna da figura mais próxima à materna no ambiente, permanecendo ali até que o choro cessa. Qual dessas crianças é negra? 

Essa distinção entre brancos e negros, prática comum no ambiente escolar, levou a educadora, pesquisadora e doutora em Educação e relações étnico-raciais Jussara Santos a reunir vivências, pesquisas e relatos no livro Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas, publicação da Papirus Editora. 

Com o intuito de convidar a sociedade a refletir sobre infância e racismo com coragem, compromisso e honestidade, a autora apresenta subsídios para que o preconceito na rotina infantil não passe despercebido. A pesquisadora abre possibilidades à identificação e ao manejo das situações de discriminação.  

Jussara analisa a seletividade de quais corpos ganharão ou não o colo desejado em diferentes momentos. Aborda, ainda, os conceitos de raça, racismo, branquitude e como esses se apresentam nas relações entre bebês, crianças e adultos envolvidos nos processos de educação e cuidados.  

A falta de brinquedos, livros e narrativas literárias que valorizassem a presença de bebês/crianças negros, indígenas, bolivianos e de outras nacionalidades, presentes nas instituições por onde passei, além de mediações tantas vezes excludentes e racistas, contribuía para um silenciamento por parte dessas crianças, o que comumente era intitulado timidez. Não raras foram as vezes que as professoras titulares das turmas diziam: “Nem fique perto desse bebê, ele não gosta de colo, de proximidade”. (Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas, p. 24) 

Fruto de 20 anos de atuação de Jussara Santos na educação básica, a obra evidencia que a implementação de uma educação antirracista requer compromisso institucional e pedagógico que vá além de políticas superficiais. 

A ideia é promover uma transformação estrutural e cultural nas instituições educativas. Para isso, é essencial potencializar o sentimento de pertença e segurança nas relações estabelecidas entre adultos, bebês e crianças pequenas. 

Em Democratização do colo, a autora propõe a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa. Isso implica que a educação antirracista se constitua elemento basilar para as práticas pedagógicas nas instituições de educação infantil.  

A obra é um manifesto para que bebês e crianças negros, indígenas e todos aqueles que são racializados existam no planejamento, na organização dos espaços, nos brinquedos, nas fantasias, nas obras literárias e, sobretudo, nos braços que acolhem, protegem e acariciam. 

Ficha técnica  

Título: Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas  
Autora: Jussara Santos 
ISBN: 978-65-5650-197-0 
Formato: 14 x 21 cm 
Páginas: 144  
Preço: R$ 64,90  
Preço e-book: R$ 44,90  
Onde encontrar: Amazon  

Sobre a autora 

Jussara Santos é educadora das infâncias há 20 anos, atuando com bebês e crianças entre 0 e 6 anos. Compõe a dupla autoria do documento Currículo da cidadeEducação antirracista (São Paulo, 2022). É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Educação e relações étnico-raciais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisa infâncias, antirracismo e educação infantil. Ganhou prêmios como Mulheres Negras na Ciência (2019) e Paulo Freire (2019), na cidade de São Paulo. Integra comissões de heteroidentificação em concursos públicos no Brasil. Atua no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), nas áreas de educação e trabalho. Presta assessoria para instituições públicas e privadas no país. Toca tambor no bloco afro Ilú Obá De Min.  

Instagram: @profajussarasantos  

Sobre a Papirus  

A Papirus Editora se destaca pela publicação de obras nas áreas de educação, filosofia e psicologia, além de temas relacionados a desenvolvimento pessoal e profissional. Com um catálogo diversificado e autoral, busca promover o conhecimento e o debate sobre questões relevantes para a sociedade contemporânea. 

Instagram: @papiruseditora

Fundação Cristiano Varella abre a 3ª edição do Humanizarte com obras criadas por pacientes



Em cada cor, um sentimento. Em cada traço, uma história. Foi com essa essência que a Fundação Cristiano Varella realizou, nesta terça-feira (20), a abertura da 3ª edição do Humanizarte: uma exposição que convida os pacientes e ex-pacientes a expressarem suas emoções por meio da arte.


O projeto nasceu do desejo de promover momentos de escuta, acolhimento e liberdade criativa. As telas expostas foram pintadas ao longo dos últimos meses por pacientes que passaram pelo tratamento instituição, em atividades conduzidas pela equipe de Psicologia e Pedagogia Hospitalar. 


Durante a cerimônia de abertura, realizada na Sala de Vidro do Memorial da Fundação, o momento foi marcado por emoção e respeito às histórias por trás de cada obra. Sérgio Henriques, diretor da instituição, destacou:

“Queremos agradecer em nome da Fundação ao trabalho e empenho para valorizar os nossos artistas, que são nossos pacientes. Sabemos que são momentos difíceis que passam dentro da instituição, mas essas pinturas são simbólicas, pois mostram a resiliência para enfrentar esse momento.”


Para a paciente Maedyr Marge, participar do projeto foi uma forma de transformar a dor em esperança:

“Quando fui convidada para participar do 3º Humanizarte, pensei em pintar os sentimentos que temos quando descobrimos o câncer. A sensação é de estar no fundo do poço. Depois que passamos pelo luto da doença, temos a chance de reviver, pois temos que acreditar que a cura existe, tanto para o corpo quanto para o espírito e a alma.”


Mais do que uma exposição, o Humanizarte é um espaço de escuta e coragem. Para muitos pacientes, é a primeira vez com tintas e pincéis. Para todos, é a oportunidade de dar forma ao que não se pode dizer apenas com palavras.


A mostra segue aberta à visitação no Memorial da Fundação Cristiano Varella, de segunda a sexta, das 8h às 15h45.

Dia 21 de Maio é comemorado o DIA da CACHAÇA MINEIRA e o INÍCIO DA COLHEITA em MINAS GERAIS. Nós da Rota do Café & Cachaça - Caparaó, Pico da Bandeira e suas Conexões comemoramos e celebramos todos os dias.

 


  

Dia 21 de Maio é comemorado o DIA da CACHAÇA MINEIRA e o INÍCIO DA COLHEITA em MINAS GERAIS. Nós da Rota do Café & Cachaça - Caparaó, Pico da Bandeira e suas Conexões comemoramos e celebramos todos os dias.

No Dia 21 de maio é o Dia da Cachaça Mineira. Pois até o ano de 2009 era esse o dia em que se comemorava o Dia Nacional da Cachaça. Pois é quando se inicia oficialmente a colheita da cana-de-açúcar para a produção de Cachaça no estado de Minas Gerais.  Até que em 2009 a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de Lei em que a comemoração passou a ser em 13 de setembro, pois foi nesta data, no ano de 1661, que a cachaça foi legalizada no Brasil pelo governo português.
Sendo assim temos então "DOIS dias para comemorar a Cachaça!!!" Dia 21 de maio a primeira comemoração, com direito a brindes, passando a ser o Dia da Cachaça Mineira e o dia 13 de setembro pela nova legislação. Fica sendo o Dia Nacional da Cachaça. Mais um dia e um motivo especial para brindar e comemorar. 

A Rota do Café e Cachaça - Caminho  do Pico da Bandeira foi criada para ajudar a promover uma rica e belíssima região produtora de cachaças artesanais e os premiados cafés das montanhas e é um percurso variado por estradas de terra  por toda a região das 3 Divisas Vértice Sudeste MG/RJ/ES. Com seus belíssimos lugares pitorescos e atrações gastronômicas de toda essa região. Destaca a produção do mais genuíno produto brasileiro: A cachaça artesanal de alambique. Destaca também a produção do premiado café das montanhas. A produção de derivados de cana. A produção de doces, artesanatos, derivados de leite e queijo e a produção de derivados de suínos com força total e tradição na região.
Rota do Café & Cachaça e suas Conexões é uma viagem e aventura em busca do conhecimento e nas histórias da produção dos melhores Cafés das Montanhas, as melhores cachaças artesanais de alambique e os saborosos queijos e doces produzidos nessa rica e belíssima região do entorno do Parque Nacional do Caparaó/Pico da Bandeira e por todo o Brasil em suas Conexões.


Percorrendo as rotas, caminhos e trilhas existentes no grande percurso da Rota do Café & Cachaça  é uma verdadeira viagem no conhecimento dos melhores Cafés Especiais das Montanhas, na produção artesanal das melhores cachaças de alambique e os saborosos queijos e doces aqui produzidos. 

O ouro daqui é o ouro dourado do café especial. O bálsamo especial no sabor do licor da mais doce cana que se transforma artesanalmente no maná dos Deuses: A Cachaça Artesanal de Alambique. Venham com a gente nessa emocionante e saborosa aventura.  Junte seu grupo, sua turma e vamos juntos nessa aventura.
Informações (32)984887230
O registro da produção artesanal da Cachaça Zeca de Matos em Eugenópolis. Confiram
Viva a Aventura!

Rota do Café e Cachaça e suas Conexões

Você está pronto para uma experiência única e emocionante? Junte-se a nós para explorar as melhores rotas de aventura off Road 4x2 e 4x4 de todo o Brasil e suas Conexões.

Roteiros 2025:

- Rota do Café e Cachaça: Caparaó/Pico da Bandeira, Matas de Minas, Montanhas Capixabas e Conilon ES - Cafés Especiais, as Cachaças Artesanais de Alambique e suas Conexões
- Conexão Parque dos Puri/Brigadeiro/Caparaó: Julho 10 a 15
- Jalapão: De 25 a 30.07 (Férias Escolares JULHO)
- Serra da Canastra - Queijo Canastra: 
- Chapada Diamantina BA: Ago
- Moto Expedição Estradeira Veredas da Fé: Carangola ao Santuário de N Sra Aparecida SP. 29 a 31/08/25
- Estrada Real - Caminho VELHO: Set
- Rota Imperial: Vitória ES a Ouro Preto - Out
- Trilhão Conexão Caminhos para o Mar: de UBÁ a Piúma Iriri Anchieta ES de 30/10 a 02/11

Roteiros 2026:

- Conexão Caminhos ao Mar: de 29/01 a 01/02. De Ubá a Piúma Iriri Anchieta ES
- Trilhão Veredas da Fé: de Carangola ao Santuário de Santa Luzia ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida SP 17 a 21 de Abril de 2026. 700 km
- Pedal Veredas da Fé: de Carangola ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida SP de 03 a 07 de junho de 2026. 600km
- Trilhão da Fé: De Ouro Branco (MG) ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida SP de 22 a 26/07/2026.
- Jalapão 
- Chapada Diamantina 
- Lençóis Maranhense 
- Conexão Chapada das Mesas
- Conexão Chapada dos Veadeiros e Jalapão..
- Conexão Serra do Sol. Brasil/ Venezuela. 

Roteiros 2027:

- Rally 4 Estados: Minas, Rio, SP e ES
- Pantanal
- Transamazônica 
- Chile
- Cânions, Serra do Corvo Branco  e Serra do Rio do Rastro SC e RS 

Roteiros Personalizados: De acordo com seu interesse e sua disponibilidade e a de seu grupo. Vem com a Gente 

 Roteiros de Enoturismo consagrados . Levamos você e o seu grupo a Paraísos do Vinho que encantam Baco (O Deus do Vinho).  Venha se deliciar. Vem com a Gente:

- Rota dos Vinhos - São Roque (SP)
- Rotas dos Vinhos e Chocolates- (RS): Gramado, Canela, Garibaldi, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e etc.( Vale dos Vinhedos). 
- Rota dos Vinhos do Vale do São Francisco (PE).
- Rota do Vinho e Azeite - Serra da Mantiqueira (MG e SP).
- Rota dos Vinhos das MONTANHAS do Rio de Janeiro - SERRA FLUMINENSE (RJ).

Contato:

(32)984-444-962 (ZAP)

@vem_com_a_gente
@xykoeocombatente

#jeep #utv #quadri #moto #4x4 #cafe #cachaca #aventura #offroad

Venha viver a aventura com a gente!  VEM COM A GENTE